AUTOCAD3DSOLUÇÃO DE PROBLEMASAPLICAÇÕES

Teste a velocidade do seu AutoCAD

Teste a velocidade do seu AutoCAD! Quer ter uma ideia do tamanho do “tranco” que seu AutoCAD aguenta? Basta ativar o recurso de Benchmark, aprenda agora!

O Benchmark test (teste de referência) funciona como uma análise de desempenho que utilizamos para medir o desempenho. O termo “referência” deixa bem claro que esse teste não vai exibir um resultado como “ótimo, bom ou ruim”. A proposta aqui é forçar o AutoCAD até o “limite”, e com isso obter uma média de desempenho em todas as avaliações.

O resultado serve como comparação. A sua “pontuação” pode ser comparada com outros computadores. Vamos entender como ativá-lo.

BENCHMARK TEST

O recurso Benchmark test se enquadra na categoria de rotinas ou mais conhecidos como LISP. Mas o que é uma Lisp?

Rotinas são blocos de código de programação. Imagine que você tem uma tarefa repetitiva na qual você emprega 10 comandos do AutoCAD seguidos, sempre na mesma sequência. Uma rotina seria um processo de combinar todos esses 10 comandos em um único comando. O autoCAD trabalha com algumas “linguagens” de programação, mas isso é assunto para outra publicação.

Antes de acessarmos o comando Benchmark recomendo que reinicie seu computador e abra apenas o AutoCAD para você ter certeza do resultado sem outros programas “concorrendo” com os recursos do seu computador.

Eu costumo fazer um teste inicial em um arquivo novo (vazio) mas o ideal é ter um arquivo bem pesado para fazer o teste. vou iniciar com um teste em um arquivo vazio e depois em um arquivo pesado para comparar.

Primeiro, temos que “chamar” a rotina, para isso vá até a aba Manage e no painel Applications clique em Load Application.

benchamark-test

Na janela Load/Unload Application o AutoCAD já está na pasta que precisamos, por isso você deve localizar a opção GsTest e clique em Load.

benchamark-test

Após clicar no botão Load a janela não se fecha, mas fique tranquilo que o processo deu certo. Pode clicar em Close para fechar a janela.

De volta a área de trabalho, você pode ativar o comando digitando GSBENCHMARKTEST e pressionando Enter.

benchamark-test

Ao pressionar enter a tela vai dar zoom várias vezes, rodopiar e o teste acaba.

Mas é só isso? E o resultado?

Calma, o resultado está na linha de comando, aperte F2 para visualizar.

benchamark-test

Agora vou fazer um novo teste, porém com um arquivo pesado, então nada melhor do que um 3D com vários polígonos para o teste. Pensando nisso fui até a 3D warehouse e baixei um busto com um rosto. No próprio Sketchup é possível exportar para o AutoCAD.

benchamark-test

O Arquivo ficou com 11,5 MB. Como o arquivo esta pesado e complexo é possível entender o que acontece quando o comando Benchmark é rodado.

Uma sequência de “zooms”, giros e mais movimentos que forçam o AutoCAD até o limite, permitindo medir o tempo de resposta do AutoCAD. O resultado obtido para a figura 3D foi esse:

benchamark-test

Certo mas o que cada “numerozinho” desses quer dizer?

Como disse anteriormente o valor não irá lhe dar uma nota de ótimo, bom ou ruim mas um valor para ser comparado com o resultado de outras máquinas.

O resultado é uma combinação do teste do processador,  sua placa de vídeo e uma combinação de ambos, já que os gráficos do AutoCAD não são processados pela placa de vídeo.

O teste é realizado em vários modos de exibição sendo o wireframe o único de exibição em 2D, os demais são exibições gráficas em 3D.

benchamark-test

Certo mas e esse ms e fps?

O ms corresponde a miliseconds (milissegundos) e o fps em framesperseconds (Quadros por segundo).  Vamos entender um pouco melhor cada um deles.

MS MILISECONDS (MILISSEGUNDOS)

Um milissegundo corresponde a 0,001 segundo e um segundo a 1000 milissegundos.

1 ms = 0,001s
1 s = 1000ms

Sendo assim se analisarmos o tempo médio de resposta do AutoCAD para o busto 3D foi de:

benchamark-test

Para executar todas as ações (zoom, rodopios, etc) em modo Wireframe o tempo foi de 6,84 segundos. Já no modo Hidden Line (modo “sem transparência” onde as linhas que estão atrás da geometria não aparecem, o que deixa mais leve) foi de 6,74 segundos.

Para o modo Flat Shaded (modo com faces e iluminação) foi de 7,45 segundos e no modo Gouraud shaded (modo com suavização da luz e sombras) foi de 7,14 segundos.

De acordo com o modo de exibição temos diferentes resultados, ou seja o esforço da Placa de Vídeo, Processador e ambos varia.

FPS FRAME PER SECONDS (QUADROS POR SEGUNDO)

É o número de imagens processado e exibido por segundo. Em uma animação, para emular a sensação de movimento são exibidas imagens em sequência, como se fosse um passo-a-passo. a quantidade de imagens (passos) implica na qualidade da animação. No AutoCAD de acordo com a capacidade do seu computador de processar e renderizar na tela a quantidade de quadros por segundo pode variar.

Quando você da zoom ou pan e o AutoCAD parece que está “pausando” várias vezes é que seu computador está processando poucos quadros por segundo, ou seja, seu computador não está dando conta do recado. Claro que isso varia de tarefa para tarefa.

Qual o FPS ideal?

Para jogos encontramos várias opiniões, porém para o AutoCAD não há um valor específico, mas estimo que acima de 24 fps seja um resultado aceitável. Isso também irá mudar de acordo com a tarefa que você estiver executando. Olhe o comparativo do meu computador com um arquivo limpo e o busto 3D.

benchamark-test

Meu computador tem uma placa de vídeo NVIDIA Quadro K600 e um processador I7-4790 CPU 3.60GHz. E o seu? Poste seu resultado nos comentários!

Aqui está o link para o Arquivo do busto 3D. Busto 3D

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *