SKETCHUP & VRAY

Textura não aparece no Sketchup

A textura não aparece no Sketchup mas aparece normalmente no render? Calma, a solução é mais simples do que você imagina.

Em alguns materiais criados no Vray 3.4 é comum que a aparência da textura não apareça no sketchup, onde o mapa do material é substituído por um ícone do Vray.

textura-não-aparece

E isso não acontece só na bandeja de materiais, mas também na sua cena.

textura-não-aparece

O mais estranho é que na renderização o material aparece normalmente, como se nada tivesse acontecido.

textura-não-aparece

Porém o fato de não aparecer na cena acaba atrapalhando bastante, principalmente porque material vem com cores totalmente aleatórias, sem nenhuma relação com a textura que você escolheu.

Isso acontece porque o Sketchup não consegue localizar a imagem que você usou como mapa, então ele coloca uma imagem genérica no lugar. Só que temos duas situações em que isso acontece: materiais criados com bitmap (mapa de imagem) e materiais criados com mapas procedurais.

Vou mostrar quando é possível resolver e como fazer isso.

CORRIGIR MATERIAIS SEM IMAGEM DO MAPA NA TEXTURA

Para corrigir materiais que não aparecem a imagem do mapa de sua textura,  localize o material criado dentro do Sketchup. Para isso vá até a Bandeja padrão e dentro da bandeja Materiais localize o material desejado.

textura-não-aparece

Selecione o material e clique na aba Editar. Dentro da aba Editar localize o campo textura e observe que a imagem que você usou como material no Vray não aparece no campo de textura e sim uma imagem chamada V-ray Texture Helper.png.

textura-não-aparece

No campo onde está localizado a textura V-ray Texture Helper.png e clique no botão Procurar arquivo de imagem de material.

textura-não-aparece

Será exibida o navegador, então é só localizar a imagem utilizada no V-ray como mapa aqui também.

textura-não-aparece

Basta escolher a imagem desejada e pronto! Problema resolvido!

textura-não-aparece

CORRIGIR MATERIAIS SEM IMAGEM DO MAPA (PROCEDURAL)

Mapa Procedural é um mapa criado usando cálculos matemáticos (um algorítimo) ao invés dos dados que uma imagem (jpg, png, bitmap, etc) pode nos fornecer, sendo extremamente leves e possibilitando a geração de padrões aleatórios.

textura-não-aparece

Estes mapas são muito práticos, mas como não precisam de uma imagem o Sketchup fica sem alternativa, então ele insere um mapa de imagem chamado Vray Texture Helper.png.

textura-não-aparece

Aqui não temos muitas alternativas. vou dar um exemplo, eu quero criar um mapa procedural de um piso cerâmico com rejunte. Neste caso uso o mapa de Grid.

textura-não-aparece

Após configurar o mapa eu tenho o seguinte resultado. Na cena meu material fica um uma textura e cor sem relação nenhuma com a imagem renderizada.

textura-não-aparece

Isso acontece justamente porque o Sketchup não encontra uma imagem aplicada ao mapa, então ele coloca essa imagem provisória. Aqui não tenho uma solução efetiva, o máximo que você pode fazer é deletar a imagem dentro do mapa, isso vai fazer com que o sketchup deixe de utilizar a imagem e passe a usar a cor escolhida no diffuse.

textura-não-aparece

Ei mas a imagem continua colorida!

Sim, porém pelo menos não temos um mapa com o logo do Vray. Isso não é efetivamente uma solução, principalmente porque a função dessa imagem é justamente auxiliar você na hora de fazer o mapeamento da imagem. No meu caso como fiz um revestimento cerâmico, preciso de algo que me dê uma referência na hora corrigir a paginação do material.

textura-não-aparece

Sem a textura provisória do V-ray eu não posso aplicar a ferramenta de posicionar textura, o que me impede de corrigir este erro de paginação do piso.

textura-não-aparece

Por isso que o Vray joga esta textura provisória. Caso a cor seja o principal problema você pode alterá-la na bandeja de materiais do Sketchup. Alterações realizadas na cor diffuse do Vray não afetam esta textura.

textura-não-aparece

Agora você não precisa se preocupar quando isso acontecer no seu arquivo. E caso aconteça quando não deve (em texturas normais, por exemplo) a solução é bem simples.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *