AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Trabalhar com Filtros de seleção

Trabalhar com filtros de seleção pode ser a solução para projetos grandes onde você fica catando milho no meio da bagunça “organizada”. Resolva esse problema agora!

Quanto mais detalhes colocamos em um projeto mais complicado fica para fazermos seleções, o que nos obriga a desligar várias camadas para conseguir selecionar objetos específicos que em muitos casos vamos ter que selecioná-los várias vezes no decorrer do projeto.

Pensando nisso o AutoCAD criou a ferramenta Filter, que permite selecionar objetos com base em suas características, além de oferecer a opção de salvar as seleções para serem utilizadas posteriormente, algo muito útil.

Vamos entender como a ferramenta funciona.

FILTROS DE SELEÇÃO DE OBJETOS [FILTER]

A ferramenta Filter só está disponível via atalho, para isso digite Filter (ou FI) e pressione Enter.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Você será direcionado para a janela Object Selection Filters (Filtros de seleção de objetos). O processo é bem simples, onde você deve indicar quais as características serão utilizadas como critério para que o objeto seja selecionado.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Por exemplo, se a característica for Block, apenas blocos serão selecionados. Você também pode ser mais específico, dizendo que são blocos de um determinado Layer (camada), desta forma apenas os blocos pertencentes ao layer especificado serão selecionados.

Um cuidado importante é não colocar informações conflitantes, por exemplo inserir Circle e Line, desta forma nada será selecionado já que o AutoCAD não encontrará nenhum objeto que tenha as duas características ao mesmo tempo.

Temos basicamente três áreas na janela Object Selection Filter. A parte superior exibe os critérios escolhidos para a seleção (quanto menos melhor, muitos critérios podem deixar o filtro específico demais, ficando pouco eficiente).

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Na parte inferior a esquerda temos o Select Filter, onde você deve escolher quais critérios serão utilizados como base para o filtro. Perceba que algumas caixas estão cinzas, isso ocorre porque de acordo com o tipo de critério você pode precisar dar mais detalhes. Por exemplo, caso escolha o critério Color, precisará especificar qual a cor desejada.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Já na lateral direita podemos editar, apagar e limpar a lista de critérios de filtro. Além disso podemos salvar filtros para usar posteriormente. Imagine que você fez um filtro para selecionar todas as cotas do desenho (que dependendo do projeto podem ser centenas!), com o filtro salvo você pode selecionar estas cotas sempre que precisar de maneira muito rápida!

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Vamos criar alguns filtros para entender como inserir as informações.

CRIANDO FILTROS DE SELEÇÃO

Vamos criar um filtro simples para começar. Digamos que você precise selecionar todas as cotas de um projeto. Para isso basta ir ao primeiro botão do campo Select Filter e escolher a opção Dimensions.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Um cuidado importante é que não basta simplesmente selecionar o critério desejado, pois ele não é incluído na lista de critérios se você não clicar no botão Add to list (Adicionar a lista).

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Adicionado o critério para ativá-lo basta clicar em Apply (aplicar). Isso encerrará a janela mas observe a linha de comando.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

O comando ainda está ativado, o que você precisa fazer agora é selecionar a área desejada. Não se preocupe, pode selecionar o projeto inteiro, já que graças ao filtro todo e qualquer objeto que não for uma Dimension (cota) será ignorado quando você confirmar pressionando Enter.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Simples não é? Agora você pode fazer a edição que preferir com as cotas como mudar de layer, deletar, alterar o estilo, etc. Caso queira utilizar o filtro novamente você precisa salvá-lo, já que quando um novo filtro for criado este filtro será apagado.

Para salvar um filtro ative o comando novamente (Fi + enter). Perceba que o o campo de critério de filtro ainda esta ativado. Para salvar este filtro basta preencher o Campo Save As com o nome desejado. Sugiro que coloque um nome simples e fácil de lembrar. Não esqueça de clicar no botão Save As.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Para confirmar se deu certo basta observar o campo Current. ele deve estar preenchido com o nome que você escolheu.

De acordo com o critério escolhido pode ser que você precise entrar com mais informações, por exemplo a opção Color, será necessário escolher a cor, para isso você pode ou indicar a numeração da cor no Campo X ou clicando no botão Select para abrir o Select Color.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Existe uma outra possibilidade de configuração dos critérios de seleção. Você pode ao invés de inserir os critérios um a um, utilizar um objeto do seu projeto como referência. Para isso Você deve utilizar o botão Add Selected Object.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

A janela será encerrada, porém o comando continua ativado, porém a diferença aqui é que você deve clicar no objeto que deseja criar o filtro. Por exemplo, para criar um filtro para os blocos do projeto você pode clicar em um bloco qualquer.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Agora vem a parte que pede cuidado. Ao utilizar este processo todas as características disponíveis deste objeto são incluídas na lista.

Mas isso não é bom?

Na verdade não porque, por exemplo, a informação das coordenadas do objeto clicado também são incluídas, ou seja, só existe um bloco com aquelas coordenas, que é o bloco que você clicou.

Mas o que eu faço então?

Calma. Basta utilizar o botão delete e deixar o mínimo necessário de características. Por exemplo, eu excluí quase tudo deixando apenas as principais como Block e Layer.

trabalhar-com-filtros-de-selecao

Em um projeto complexo é comum eu ter diversos filtros salvos e ir utilizando conforme minha necessidade, inclusive eu criou alguns filtros temporários apenas para selecionar vários objetos rapidamente.

Gostaram? Curtam nossa pagina! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *