DESENHO E EDIÇÃOREVIT

Trabalhar com Matriz de cópias [ARRAY]

Trabalhar com Matriz de cópias [Array] é um processo simples que agiliza o trabalho mas acaba gerando algumas confusões na sua configuração. Vamos resolver esse problema agora!

Matriz de cópias [Array] permite que você crie múltiplas cópias de um mesmo objeto organizando por linhas e colunas ou mesmo cópias circulares (ao redor de um centro). Apesar do recurso já ser um clássico no AutoCAD, no Revit temos algumas mudanças no seu manuseio.

Por isso vamos entender como configurar e personalizar suas cópias.

CRIANDO MULTIPLAS CÓPIAS COM MATRIZ DE CÓPIAS [ARRAY]

Para ativar o comando Matriz (Array) você deve ir até a aba Modificar e dentro do painel Modificar clicar no botão Matriz [Array].

matriz-de-copias-array

Ao clicar na ferramenta observe que na Barra de Status (menu inferior esquerdo) é solicitado que você Clique para selecionar, onde basta selecionar o objeto que deseja criar múltiplas cópias e pressionar Enter.

matriz-de-copias-array

Ao clicar no objeto desejado, observe que a Barra de opções ficará na cor verde e teremos ali os campos necessários para gerar nossas múltiplas cópias.

matriz-de-copias-array

A primeira opção que temos é para escolher o padrão de cópias entre Linear (cópias organizadas em linha) e o Radial (cópias ao redor de um centro), onde iremos aprender as duas maneiras.

matriz-de-copias-array

Já o campo Agrupar e associar funciona da seguinte maneira. Quando esta ativado deixa a Matriz de cópias agrupada, permitindo que você possa posteriormente alterar e ajustar o espaçamento das cópias. Se estiver desabilitada após criar as cópias não será possível efetuar nenhuma edição.

matriz-de-copias-array

No campo Número você pode inserir a quantidade de cópias desejada, lembrando que o objeto desejado também é contabilizado, ou seja, se quiser 10 cópias insira o valor 10.

matriz-de-copias-array-06

Quando chegamos ao campo Mover para temos as opções e Último. Aqui definimos a organização das cópias. Quando ativamos a opção  o espaçamento de cada cópia obedecerá o valor que você inserir, por exemplo, se inserir 3 (três) cada uma das cópias será espaçada a 3 metros.

Quando ativamos a opção Último o espaçamento de todas as cópias obedecerão o valor que você inserir, por exemplo, se inserir 12 (doze) todas as cópias ficarão no intervalo de 12 metros.

matriz-de-copias-array

No campo Restringir temos o seguinte critério: quando está desativado podemos gerar as cópias em qualquer direção, quando está ativado funciona de maneira similar ao Ortho (F8) do AutoCAD, as cópias só podem ser geradas ortogonalmente, ou seja, na horizontal ou vertical.

matriz-de-copias-array

O campo Ativar Cotas permite a exibição das cotas temporárias, onde podemos fazer ajustes no espaçamento das cópias enquanto estamos configurando nossa Matriz de Cópias.

matriz-de-copias-array

Apresentados os campos vamos entender como criar as matrizes de cópias Linear e Radial.

MATRIZ DE CÓPIAS LINEAR [ARRAY LINEAR]

Ative o comando Matriz (Array), selecione o objeto que deseja criar suas cópias e pressione Enter. Para criarmos cópias lineares certifique-se de que o campo Linear está ativado (em azul).

matriz-de-copias-array

Para determinar o espaçamento o processo é simples. clique em qualquer lugar da área de trabalho e mova o mouse na direção que as cópias devem ser criadas. Observe que temos uma cota temporária onde você pode ou mover o mouse até chegar no valor desejado ou digitar o valor e pressionar enter.

matriz-de-copias-array

Por padrão a opção Mover para está com a opção ativada, se alterarmos para Último o espaçamento das cópias será organizado dentro do valor inserido.

matriz-de-copias-array

Quando temos o campo Agrupar e associar ativado é possível mesmo após a finalização do comando alterar o espaçamento das cópia. Para isso basta selecionar qualquer uma das cópias e ao aparecer a cota temporária basta inserir o novo valor de espaçamento.

matriz-de-copias-array

Simples, prático e rápido. Agora vamos a Matriz de cópias Radial.

MATRIZ DE CÓPIAS RADIAL [ARRAY POLAR]

Ative o comando Matriz (Array), selecione o objeto que deseja criar suas cópias e pressione Enter. Para criarmos cópias polares certifique-se de que o campo Polar está ativado (em azul).

matriz-de-copias-array

Para cópias radiais é necessário determinar o pivô (centro de rotação) das cópias, observe que po padrão o pivô é posicionado no centro do objeto, porém é possível reposicioná-lo. Clique sobre a “bolinha azul” mantenha o botão do mouse pressionado e arraste para o local desejado.

Após arrastar para o local desejado mova o mouse na direção que deseja criar as cópias e insira o valor de ângulo (que será o espaçamento das cópias) em seguida digite o valor referente a quantidade de cópias.

matriz-de-copias-array

Também é muito simples e prático. Se tiver deixado a caixa Agrupar e associar ativada você pode alterar a quantidade de cópias sempre que julgar necessário.

matriz-de-copias-array

Legal mas como faço para desagrupar depois?

Simples, basta selecionar os objetos que foram agrupados e na aba Modificar irá aparecer a opção Desagrupar.

sem-titul

Espero que isso agilize o seu processo de trabalho para criar múltiplas cópias sempre que você precisar.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *