SOLUÇÃO DE PROBLEMASDESENHO E EDIÇÃO

Transparência e gradientes de Hachuras

Transparência e gradientes de hachuras são ótimos recursos para criar efeitos interessantes no seu projeto, principalmente em projetos de paisagismo. Aprenda a usar este recurso!

Projetos de paisagismo geralmente tem um toque mais artístico onde fica bem difícil de reproduzir dentro do AutoCAD, por se tratar de uma ferramenta extremamente técnica.

transparencia-de-hachuras
.                                                                Fonte: http://www.evergreenlandscapes.ie

Mas se você configurar de maneira adequada suas hachuras e escolher boas opções de cores, é possível criar efeitos bem interessantes, basta fazer as combinações certas.

TRANSPARÊNCIA E GRADIENTES DE HACHURA

Quando vamos criar uma hachura no AutoCAD, temos uma opção chamada Gradient.

transparencia-de-hachuras

Nesta opção, dentro do campo Pattern temos alguns estilos de preenchimento Gradient.

transparencia-de-hachuras

É possível fazer a combinação de duas cores tendo como opções de combinação os esquemas linear, cilíndrico, curvado e esférico. Onde é possível ainda trabalhar com os recursos de ângulo e transparência.

transparencia-de-hachuras

Basta substituir as cores Blue e Yellow por tons de verde ou quaisquer outras cores de sua preferência.

Para criar alguns efeitos o processo que adotei foi utilizar blocos de vegetação e árvores que você provavelmente já tem ou pode facilmente baixar na internet, e trabalhei com uma combinação de cores variando tons de verde que temos na paleta de cores.

transparencia-de-hachuras

Utilizando combinações muito simples é possível conseguir efeitos excelentes! Inclusive resolver o maior problema que temos que é conseguir visualizar a representação da copa das árvores e detalhes como canteiros e passeios que ficam logo abaixo das copas.

transparencia-de-hachuras

Com esses simples recursos seus projetos de paisagismo terão um ar mais artístico sem perder a precisão que o AutoCAD oferece. Observe como uma simples praça pode ficar com um acabamento muito mais artístico e melhoria no projeto para uma apresentação.

transparencia-de-hachuras

IMPORTANTE!

Para que a impressão aconteça da maneira correta é necessário que na configuração de impressão você ative a opção Plot Transparency.

hachura-transparencia-e-gradiente

Para isso basta acessar a janela de impressão (de preferência pelo Page Layout Manager, para que a alteração fique vinculada ao seu layout de impressão) e no campo Plot Options marque a opção Plot Transparency.

hachura-transparencia-e-gradiente

Gostaram? Compartilhem com seus amigos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

5 Comentários

  1. eudes fco
    8 de julho de 2016 at 11:38 — Responder

    Muito bom… Parabens!!!

  2. 9 de julho de 2016 at 22:33 — Responder

    e eu pensei que eu sabia tudo de hachuras… kkk… aprendi “transparências”… valeu!!!

  3. 1 de agosto de 2016 at 15:38 — Responder

    Olá, Luis André
    Na minha janela de edição de hachuras, não aparece a opção pra edição de transparência. Tem como adicionar esse comando?

  4. Wellington Tavares
    23 de agosto de 2016 at 15:15 — Responder

    Para quem está alterando o valor da transparência e não vê diferença, sugiro que ative a opção “SHOW/HIDE TRANSPARENCY” na barra inferior. (barra onde fica ORTHO, SNAP, GRID e outros)

  5. gabriella
    6 de dezembro de 2016 at 20:54 — Responder

    Você salvou minha vida! muitissimo obrigada! Li enumeros tutoriais e nenhum foi tão claro como voce! Parabeeeens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *