AUTOCADORGANIZAÇÃOSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Unir várias camadas (layers) em uma

Unir várias camadas em uma única camada pode resolver o problema de organização daquela quantidade imensa de layers que mais atrapalham do que organizam alguma coisa. Aprenda agora!

Uma coisa que falo para todo mundo. “Qual o pior tipo de projeto?” A resposta é bem simples: “Qualquer um que você não fez”. Projetos dos “outros” são terríveis de se trabalhar, uma vez que você não sabe como a pessoa trabalha, se organiza e principalmente qual o critério dela na hora de criar as camadas (layers).

Pegar arquivos com mais de 200 camadas (layers) já virou rotina para qualquer pessoa e desvendar a organização é um verdadeiro pesadelo. Fora quando não há camadas vazias, ou seja, sem nenhum objeto dentro. Mas para se livrar delas já fiz uma publicação a respeito.

Limpando seu arquivo.

Mas depois da limpeza acabam ficando muitas camadas (layers) que tratam do mesmo assunto, onde poderiam ser fundidos em uma única camada, reduzindo significativamente a quantidade de camadas de um projeto. Para isso o AutoCAD disponibiliza a ferramenta Merge. Vamos entender seu funcionamento.

UNINDO VÁRIAS CAMADAS EM UMA ÚNICA CAMADA

Para ativar esta ferramenta você deve ir até a aba Home e no painel Layers deve clicar na palavra Layer para expandir o painel. Agora localize o botão Merge.

unir-varias-camadas-02

Como exemplo vou utilizar a seguinte situação: o conteúdo das camadas Portas e Janelas será jogado dentro da camada Caixilhos, passando de três camadas para uma única camada. O processo consiste em selecionar as camadas que serão unidas (Portas e Janelas) e depois selecionar a camada de destino (Caixilhos).

unir-varias-camadas

Entenda que para o processo funcionar é preciso que pelo menos um objeto na tela esteja na camada destino, permitindo que você clique sobre ele. Vamos lá!

Ao clicar no botão Merge observe que na linha de comando temos a mensagem Select object on layer to merge (Selecione um objeto da camada que deseja unir). Aqui é simples, não precisa clicar em todos objetos da camada que deseja unir, clicando em apenas um o AutoCAD entende que ele representa todos objetos da camada na qual ele pertence.

unir-varias-camadas

No meu caso vou clicar em uma porta e depois em uma janela. Observe que ao clicar na porta ou janela todos objetos que pertencem aquela camada são imediatamente selecionados.

unir-varias-camadas

Após selecionar as portas e janelas é preciso pressionar enter para confirmar a seleção. Observe que na linha de comando temos uma nova mensagem: Select object on Targe Layer (Selecione um objeto da camada destino) agora basta selecionar um objeto que represente a camada destino, ou seja, a camada na qual todos objetos que estão nas camadas Portas e janelas serão inseridos.

No meu caso será a porta de entrada, que representa a camada Caixilhos. Como o procedimento é importante e erros aqui podem gerar mais problemas do que soluções, o AutoCAD sempre solicita a confirmação do procedimento.

unir-varias-camadas

Aqui, basta selecionar Yes para confirmar. Pronto! Caso a camada destino tenha uma cor diferente das camadas que foram unidas os objetos imediatamente mudam sua cor para a cor da camada destino.

unir-varias-camadas

Se quiser pode conferir na janela de Camadas (Layers) como ficou o resultado.

unir-varias-camadas

O processo acaba sendo muito simples e dependendo da quantidade de camadas do projeto isso pode dar uma bela enxugada na lista “infinita” de camadas.

unir-varias-camadas

Gostaram? Existe outra forma de ativar o recurso, este processo é realizado diretamente na janela Layer Properties Manager. Basta selecionar as camadas desejadas (mantenha Ctrl pressionado ao fazer a seleção), clique com o botão direito e selecione a opção Merge Selected Layers to.. (Unir camadas selecionadas para a camada..).

unir-varias-camadas

Ao clicar será exibida a janela Merge to Layer (Unir à camada) onde você deverá selecionar a camada destino, no meu caso a caixilhos.

unir-varias-camadas

Ao clicar em Ok será exibida uma janela solicitando a confirmação, basta clicar em Ok.

unir-varias-camadas

O processo também é bem simples, o ruim é saber o nome de todas as camadas, por isso prefiro fazer diretamente na área de trabalho ao invés da janela de camadas.

unir-varias-camadas

Simples não é? Acho que isso irá ajudar a fazer uma boa faxina na zona bagunça das camadas do seu projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Bruno Siqueira
    30 de novembro de 2016 at 12:21 — Responder

    Novamente, muito obrigado.
    Dica muito útil.
    Abraço.

  2. José Ovídio dos Santos Filho
    19 de janeiro de 2017 at 15:55 — Responder

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *