AUTOCADSOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Variáveis de sistema no AutoCAD

Variáveis de sistema são responsáveis pelos principais “fenômenos estranhos” que acontecem no seu AutoCAD, como janelas que não abrem ou comandos que não respondem como deveriam. Aprenda a resolver este problema!

Uma das grandes vantagens do AutoCAD são os atalhos. Existem atalhos para praticamente todas as ferramentas (que são muitas) e quando não existem podemos criá-los. Porém esta vantagem pode ser tornar um problema quando ativados por acidente desconfigurando alguma funcionalidade importante, principalmente se for uma variável de sistema.

Mas antes vamos entender o que são e como monitorá-las.

VARIÁVEIS DE SISTEMA

As variáveis de sistema são configurações que controlam o comportamento de certos comandos. Geralmente os atalhos que você usa no seu dia a dia iniciam alguma atividade ou abrem janelas para configurar alguma ferramenta.

variaveis-de-sistema

Diferente dos atalhos, as variáveis de sistema controlam o comportamento padrão de determinados comandos, o que deixa qualquer profissional maluco, já que a ferramenta ou funcionalidade deixa de responder da maneira padrão e parece que a “bruxa esta solta” no seu AutoCAD!

Para dar um panorama mais amplo vou mostrar logo abaixo alguns problemas de variável de sistema e suas respectivas soluções.

PROBLEMAS DE VARIÁVEL DE SISTEMA

FILEDIA – Controla a exibição das caixas de diálogo, por exemplo a janela na qual você salva seu arquivo. Seu valor correto é 1, caso altere para 0 (zero), ao invés de abrir a caixa Save Drawing você terá que digitar o caminho do windows na linha de comando.

variaveis-de-sistema

PICKFIRST – Controla se você pode selecionar objetos antes de iniciar o comando. Por exemplo, se você selecionar um circulo e ativar o comando move o AutoCAD entende que você deseja movimentar o circulo selecionado. Seu valor correto é 1, caso alterado para 0 (zero) você será obrigado a selecionar o circulo novamente.

Em versões mais antigas do AutoCAD, deixar o valor como zero geravam outros problemas como não permitir digitar atalhos abreviados como M + Enter para move. Você precisava digitar MOVE + Enter.

MIRRTEXT – Controla o espelhamento do Texto ao usar o comando mirror. Seu valor correto é 0 (zero) e caso alterado para 1 o texto será espelhado, o que nos atrapalha bastante.

variaveis-de-sistema

SDI – Controla como os arquivos serão abertos no AutoCAD. Seu valor padrão é 0 (zero), caso altere para 1 cada vez que abrir um novo arquivo ao invés do AutoCAD acrescentar uma aba, será aberto outro AutoCAD.

PICKADD – Controla a seleção de objetos, onde ao selecionar os objetos eles vão sendo acrescentados a seleção de objetos. Seu valor padrão é 2, caso alterado para 0 (zero) ao clicar no segundo objeto o anterior é “descelecionado”, ou seja, você perde as seleções anteriores.

Existem diversas variáveis de sistema, por isso o AutoCAD implementou em suas últimas versões o System Variable Monitor (Monitor de variáveis de Sistema) onde sempre que uma variável importante tiver seu valor alterado um ícone irá aparecer na sua StatusBar.

variaveis-de-sistema

Clique no ícone. Caso o ícone não esteja aparecendo (o que é um bom sinal) digite SYSVAR e pressione Enter.

variaveis-de-sistema

Na janela System Variable Monitor é possível conferir o comportamento das principais variáveis de sistema e caso alguma delas estiver configurada de maneira incorreta será exibido um ícone de alerta ao seu lado.

variaveis-de-sistema

Temos duas colunas importantes a observar a Preferred (Preferível) e a Current (Atual). Onde na janela Preferred está indicado o valor recomendado e na janela Current o valor atual. Se você clicar duas vezes no valor da janela Preferred é possível alterá-lo.

variaveis-de-sistema

É importante observar que estas variáveis exibidas na janela System Variable Monitor  não são todas as disponíveis e apenas as principais. Caso deseje incluir outras de sua preferência basta clicar no botão Edit List.

variaveis-de-sistema

Ao clicar você tem acesso a lista completa.

variaveis-de-sistema

Para incluir ou remover variáveis basta utilizar os botões centrais.

Espero que esta ferramenta ajude em sua “caça as bruxas” no AutoCAD removendo qualquer fantasma que esteja assombrando o seu programa.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo Facebook!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

2 Comentários

  1. Cássio Coelho
    17 de dezembro de 2016 at 13:23 — Responder

    Olá Luis André, o que pode estar acontecendo com o autocad, que faz com que ele trave hora sim hora não durante o processo do autosave?
    Ele trava por cerca de dois minutos, e não responde a nenhum comando. Daí quando aparece a mensagem do auto save na barra de comandos ele volta a funcionar normalmente.
    Também quando inicio o programa ele abre normalmente em 15 segundos até a tela de boas vindas, mostrando os arquivos recentes, mas tem hora que ele demora muito para exibir os arquivos recentes, e fica por cerca de 1minuto em espera até que aparecem os arquivos recentes.
    Agradeço se puder me ajudar>
    Abraços!!!!

    • 22 de dezembro de 2016 at 09:42 — Responder

      Olá Cássio,

      Se o AutoCAD não apresentava estes problemas pode ser que seja melhor você rodar uma recuperação ou reinstalar o programa. Eu suspeito que ele esteja tendo problema de localizar algum dos arquivos da pasta onde ele está instalado, por isso ele fica “procurando e procurando” estes arquivos.

      Tente fazer isso, se ainda tiver problemas entre em contato.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *