MODELAGEMREVITORGANIZAÇÃO

Vista explodida no Revit

Criar uma vista explodida no Revit é um simples recurso que da outra cara para o projeto, facilitando o entendimento de diversos detalhes, inclusive internos. Aprenda agora!

Seu projeto ficou pronto! Porém explicar alguns detalhes ou sequência de construção/montagem podem ficar meio complicadas, então uma vista explodida da edificação pode facilitar muito!

Mas e depois pra colocar tudo de volta no lugar??

Fique tranquilo, além de ser simples “reverter” o processo, na verdade não é necessário. Essa visão explodida é apenas uma representação que aplicamos a uma determinada vista, sendo que o restante do projeto permanece “montado”. Vamos entender como funciona!

DESLOCAR ELEMENTOS – VISTA EXPLODIDA

Para facilitar o processo a primeira coisa a ser feita é duplicar a vista 3D. Para isso vá até o Navegador de Projetos e clique com o botão direito sobre o 3D e escolha a opção Duplicar Vista e depois Duplicar.

vista-explodida

Não esqueça de renomear a vista, clicando com o botão direito e escolhendo a opção Renomear.

vista-explodida

Agora que temos nossa vista duplicada, vamos ocultar elementos que não interessem, como terreno, árvores e outros detalhes. Basta clicar no objeto indesejado para selecionar, clicar com o botão direito e selecionar Ocultar na vista e clicar em Elemento.

vista-explodida

Em objetos como árvores ou qualquer outro objeto que apareça várias vezes no projeto você pode escolher a opção Ocultar na vista e escolher Categoria, assim todos objetos da mesma categoria serão ocultos ao mesmo tempo.

vista-explodida

Após a “faxina” o projeto ficou assim.

vista-explodida

Agora podemos efetivamente iniciar a desmontagem da casa. A ferramenta que vamos utilizar é a Deslocar Elemento que está localizada na aba Modificar, no painel Vista.

vista-explodida

O processo é bem simples, basta selecionar o objeto desejado e clicar na ferramenta Deslocar Elemento. Observe que o objeto selecionado ficará com um Gizmo, que permite a movimentação do objeto na direção que você desejar, basta posicionar o mouse sobre uma das setas do gizmo, manter pressionado e arrastar o mouse, ou você pode controlar pelo painel de Propriedades.

vista-explodida

Legal, mas vou ter que fazer isso com cada um dos objetos?

Não precisa. Caso você selecione mais de um objeto estes objetos irão se comportar como um conjunto, onde o deslocamento será aplicado a todos os objetos. Lembrando que para selecionar mais de um objeto é necessário manter o botão Ctrl pressionado. Selecione todos objetos desejados e em seguida clique no botão Deslocar elemento.

vista-explodida

Mas e se eu esquecer de incluir algum elemento? Como faço para incluir no conjunto que já existe?

É simples de resolver. Selecione o conjunto que deseja editar e no menu Modificar|Conjunto de Deslocamento e clique na opção Editar.

vista-explodida

Observe que o conjunto selecionado ficará verde e também será exibido um menu Editar conjunto de deslocamentos.

vista-explodida

Neste menu basta clicar no botão adicionar e em seguida ir clicando nos itens que você deseja acrescentar ao conjunto. Ao finalizar clique em Concluir.

vista-explodida

Se quiser remover algum item de um conjunto existente o processo é o mesmo, basta selecionar o conjunto, ir até a aba Modificar|Conjunto de Deslocamento e após clicar em editar selecionar a opção Remover. Clique nos objetos que desenha remover e depois clique em Concluir.

vista-explodida

Quando o projeto está todo desmontado podemos ter o problema de ficar difícil identificar onde os conjuntos estavam posicionados originalmente, por isso temos o recurso Caminho, que permite inserir uma linha pontilhada indicando a posição original do conjunto.

vista-explodida

Para ativar basta selecionar o conjunto e na aba Modificar|Conjunto de Deslocamento clicar em Caminho. Você pode inserir quantas linhas de caminho desejar, bastando posicionar o mouse no local desejado que a linha já pode ser visualizada. Só recomento que não exagere para o desenho não ficar poluído demais.

vista-explodida

Mas e se eu quiser desfazer? Cancelar o conjunto?

Mais simples ainda. Basta selecionar o grupo e na aba Modificar|Conjunto de Deslocamento clicar em Redefinir.

vista-explodida

Deslocar elemento é uma ferramenta de funcionamento muito simples que permite um amplo leque de combinações para a exibição do seu projeto. Um detalhe importante é que quando estamos na vista 3D, trata-se de uma vista ortogonal, ou seja, não temos o efeito de ponto de fuga.

Se quiser gerar um efeito de profundidade a dica é inserir uma câmera na vista 3D e a partir da vista da câmera gerar os conjuntos deslocados. O efeito é bem bonito! (Mas já vou avisando que da beeeem mais trabalho!).

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

1 Comentários

  1. Jaimes
    26 de junho de 2017 at 11:41 — Responder

    Thanks for this!! I really mean!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *