PROBLEMAS COMUNSREVITCOLABORAÇÃO E VÍNCULOS

VISUALIZAR JANELAS DA PLANTA DWG IMPORTADA

Não consegue visualizar as janelas da planta DWG importada? Aberturas como portas e janelas ficam por baixo das paredes impedindo sua visualização? Calma, a solução é bem simples! Aprenda agora!

Quando você importa um arquivo em DWG para o Revit a ideia é justamente ganhar velocidade modelando o projeto por cima da planta, aproveitando os snaps (pontos magnéticos), porém depois de modelar as paredes fica impossível visualizar onde estão as aberturas do projeto, como portas e janelas.

Isso faz com que você perca um tempo precioso de maneira desnecessária e a solução é muito simples!

PLANTA DO AUTOCAD NO REVIT

Quando você importa uma planta para o Revit pelo fato de ser um elemento 2d (bidimensional) a mesma é inserida no “piso” do nível na qual você está trabalhando, sendo assim ao desenhar uma parede a mesma cobre a planta, atrapalhando a visualização das aberturas como portas e janelas.

visualizar-janelas-da-planta-dwg

Para resolver este problema o que pode ser feito e posicionar o seu arquivo .DWG acima do nível do plano de corte, onde ao desenhar sua parede a planta continue dentro do seu campo de visão.

A primeira coisa a se fazer é conferir sua faixa de vista, para isso vá até a aba Propriedades e no campo Extensões localize a opção Faixa de vista.

visualizar-janelas-da-planta-dwg

Na janela Faixa de vista confira o valor de Deslocamento no campo Plano de corte.

visualizar-janelas-da-planta-dwg

Por padrão é 1,20 mas caso você tenha alterado é importante saber o valor correto, por isso que recomendo essa conferência.

Agora que temos o valor você deve selecionar o arquivo .dwg que foi importado e ir até a janela Propriedades.

visualizar-janelas-da-planta-dwg

Observe que as propriedades disponíveis são sobre o objeto selecionado, no caso o seu arquivo .dwg. No campo restrições observe que temos a opção Deslocamento da base. Neste campo você deve colocar o mesmo valor (ou maior) do que o valor de deslocamento da faixa de vista, no meu caso 1,20.

visualizar-janelas-da-planta-dwg

Isso fará com que ao desenhar as paredes a planta fique acima do plano de corte permitindo visualizar o seu projeto normalmente, ou seja, os vão de aberturas como portas e janelas continuarão no seu campo de visão, permitindo que você insira as portas e janelas sem sacrifício.

visualizar-janelas-da-planta-dwg

Pronto! Acabou o pesadelo. Agora basta modelar o seu projeto sem se preocupar de “enxergar” as portas e janelas.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *