Criar decalque no Revit permite que você possa usar imagens em diversas situações, como quadros, imagens de Tv, adesivos e etc. Aprenda a usar esse incrível recurso.
Seu projeto está tomando forma e você precisa inserir alguns itens quadros, televisões ou mesmo adesivos de parede com o logotipo da empresa. Apesar de ser uma tarefa simples ela pode causar algumas dores de cabeça. Pensando nisso o Revit nos oferece a ferramenta Decalque, então vamos entender como a ferramenta funciona.
FERRAMENTA DECALQUE
O comando Decalque permite que você coloque uma imagem em uma superfície para renderização. Como primeiro exemplo, vou trabalhar com a situação em que tenho uma televisão e preciso inserir uma imagem na tela.
Para acessar o comando decalque vá até a aba Inserir, painel Vínculo e temos o botão Decalque.
Neste botão temos duas opções que são Colocar decalque e Tipos de decalque. O princípio aqui é bem simples. Você precisa criar um decalque para poder utilizá-lo, então a primeira coisa a se fazer aqui é clicar em Tipos de Decalque.
Clicando no botão, temos acesso a janela Tipos de decalque. Observe que como é a primeira vez que acessamos a janela, a mesma esta vazia.
Para criarmos um novo decalque precisamos clicar no botão Criar novo decalque, localizado no canto inferior esquerdo.
Em Novo Decalque, insira um nome fácil de lembrar e clique em ok.
Agora que criamos o novo decalque, temos acesso ao painel de Configurações onde podemos fazer os ajustes necessários.
A primeira coisa a se fazer aqui é escolher uma imagem. Para isso clique no campo Fonte para adicionar a imagem que você deseja utilizar.
Localize e arquivo desejado e clique em abrir.
De volta a janela Tipos de decalques, não se preocupe com as opções de configuração, vamos entender sobre elas daqui a pouco. Vamos clicar em Ok.
Ao concluir, voltamos a área de trabalho. Agora utilize uma elevação ou outra vista que permita uma melhor visualização de onde você vai inserir o decalque e na aba Inserir clique em Decalque e depois em Colocar decalque.
Observe que junto do cursor do mouse temos agora um retângulo que representa a imagem que vamos utilizar como decalque. Clique sobre a face desejada para inserir o decalque.
Ei, mas a imagem não apareceu, só ficou um X no lugar!
A imagem só aparece se o seu estilo visual estiver como Realista.
Ao escolher a opção Realista é comum a imagem ficar escura, mas não se preocupe, o objeto é que fique bom na renderização.
Aqui temos alguns cuidados que devem ser tomados. O primeiro se refere ao tamanho da imagem. O ideal é que você já deixe a sua imagem com o tamanho correto, mas caso isso não seja possível você pode ajustar o seu tamanho deixando o decalque selecionado e indo ou a janela de Propriedades ou a faixa de opções.
Para ajustar a imagem vou utilizar o comando Alinhar na lateral e na base da TV.
Agora que a imagem esta posicionada na canto inferior da TV podemos redimensioná-la para preencher toda a tela. Basta selecionar a imagem e vamos ao painel de Propriedades para alterar as dimensões.
Ajustada a imagem podemos fazer um teste de renderização.
Nada mal, não é mesmo?
Agora vamos entender as opções disponíveis dentro do campo Configurações. Vá até a aba Inserir, Decalque e clique em Tipos de Decalque.
De volta a janela Tipos de Decalque vamos observar o campo de configurações.
A seguir vou apresentar o que cada campo impacta no resultado da imagem, mas é importante deixar claro que de um tipo de decalque para outro os resultados podem ser bem diferentes, então você não vai escapar de fazer muitos testes até chegar no resultado desejado.
BRILHO – Controla o brilho da imagem. Não é interessante deixar este campo zerado, então recomendo no mínimo o valor 1.
REFLEXIBILIDADE: Controla o reflexo da imagem. Aqui não tem receita, cada situação pede um valor diferente, você vai ter que testar até encontrar o resultado ideal.
TRANSPARÊNCIA: Controla a transparência do decalque. Tome cuidado com a iluminação da cena para conseguir visualizar o resultado.
CONCLUIR (ACABAMENTO): Ignorem a tradução, aqui definimos o padrão de acabamento, onde temos as opções: Fosco, semi-brilho, Brilho, Alto Brilho e personalizado. No final das contas tudo gira dentro de um percentual de 0 até 1. Você vai ficar refém da luminosidade da cena e da qualidade do render para conseguir perceber o resultado, que é bem sutil.
LUMINÂNCIA (cm/m²): Permite controlar a emissão de luz que a superfície emite, como em celulares, luminosos, telas de TV. Sinceramente, não se empolgue, porque o resultado não fica muito bom. Este recurso acaba “esbranquiçando” demais a imagem, deixando muito artificial. Na lista de opções temos diversos campos pré-configurados, mas recomendo que você selecione o personalizado e utilize valores muito baixos.
PADRÃO DE RELEVO: Permite adicionar relevo a imagem. O relevo é muito sutil, para não dizer insignificante. O campo de relevo necessita de uma imagem em tons de cinza idêntica a imagem do decalque. O Revit vai ler a informação da seguinte maneira: tudo o que for preto não tem relevo, tudo o que for branco tem 100%de relevo, e os tons de cinza terão relevo de acordo com a tonalidade, por exemplo 50% de cinza, 50% de relevo.
Observe que o campo Padrão de Relevo está vazio. Você precisa escolher a opção Arquivo de imagem.
Escolha a imagem em tons de cinza e clique em abrir.
Agora é só renderizar. Confesso que fiz poucos testes com este recurso, mas em nenhum deles obtive um resultado interessante. Abaixo um comparativo com 0 e 100% de relevo. Note que é quase impossível perceber a diferença.
RECORTES: Aqui um recurso muito legal. Você pode inserir uma imagem e fazer um recorte dos seus contornos. Para isso é necessário ter uma segunda imagem em preto e branco. O Revit vai ler a informação da seguinte maneira: Tudo o que for preto será recortado, tudo o que for branco vai permanecer na cena.
Vou criar um novo decalque utilizando o processo que foi apresentado aqui, mas desta vez vou usar uma imagem de um grafitti.
Agora no campo Recortes vou selecionar a opção Arquivo de imagem e inserir uma mesma imagem, do mesmo tamanho, porém em preto e branco.
Criado o decalque vamos inseri-lo no projeto. Criei uma parede de blocos e vou posicionar o Decalque sobre ela.
Observe que o resultado fica bem convincente, podemos perceber inclusive o rebaixo do rejunte dos blocos.
CONCLUSÃO
Agora você já pode usar todo tipo de imagem como decalque em seu projeto, obtendo os resultados mais variados possíveis, o limite será a sua criatividade!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!