Aprender AutoLisp no AutoCAD é mais simples do que você imagina e os benefícios são incríveis, indo desde automatização de tarefas ou mesmo a redução do tempo de desenvolvimento de um projeto. Aprenda agora!
Não tem como falarmos de Autolisp sem falarmos em programação, que é um assunto que geralmente assusta qualquer profissional. Mas esse “medo” vem justamente do desconhecimento sobre o tema, então vou apresentar alguns fundamentos antes de entrarmos no assunto de Autolisp.
O QUE É PROGRAMAÇÃO?
Muito presente no nosso dia a dia, o computador nos ajuda em diversos tipos de tarefas e até mesmo nos divertindo nas horas de entretenimento. Mas se pararmos para pensar o que é exatamente um computador?
Computador é uma máquina de armazenamento, tratamento e processamento de dados. Mas o computador é “burro”, ele não faz nada sozinho (ao contrário do que muitos clientes acham), ele precisa de instruções, ou seja, de um passo a passo do que deve ser feito.
Então, quando você usa um programa, AutoCAD, por exemplo, este programa tem uma série de instruções que descrevem tarefas que devem ser processadas e realizadas pelo computador.
Mas e os botões que eu aperto no AutoCAD?
Então, cada botão que você clica dá início a uma sequência de ações, sendo assim, você como profissional esta no comando dessas ações, ou seja, você escolhe quais ações e em que sequência elas serão executadas.
Só que estas ações devem ser apresentadas uma forma que o programa que você esta utilizando (no caso o AutoCAD) possa entender. A essa forma, damos o nome de linguagem.
O QUE É LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO?
Linguagem de programação é um método padronizado de se escrever uma sequência de passos para resolver um problema ou realizar uma tarefa de uma forma que seja compreensível ao computador. Você basicamente esta explicando uma sequência de tarefas em um “idioma” que o computador possa entender.
Então o AutoCAD tem um “idioma” próprio?
Podemos dizer que sim, mas ele não se limita a a trabalhar com uma única linguagem, e o mais interessante aqui é que o AutoCAD permite que você crie seus próprios processos, desde que você utilize linguagens que ele possa compreender.
Mas porque eu vou querer aprender a programar dentro do AutoCAD?
Apesar do AutoCAD ter uma série de recursos incríveis, existem determinadas situações em que não temos uma ferramenta que resolva o problema, mesmo sabendo que o AutoCAD tem capacidade para isso. Você pode imaginar que as ferramentas do AutoCAD são um cardápio, onde cada botão é um prato que pode ser servido, então imagine que no cardápio temos um prato que é um X-bacon e outro prato que é um Filé com fritas.
Porém, você quer um prato de fritas com Bacon! Perceba que você sabe que na cozinha temos o Bacon e temos as fritas, mas você não tem como fazer um prato com esses itens, afinal, não tem esta opção no cardápio. Usar programação no AutoCAD é o seu acesso a cozinha do restaurante! Você vai poder criar ferramentas exclusivas para atender as suas necessidades, não é genial isso?
Mas para acessar a “cozinha do AutoCAD” você precisa conhecer as linguagens de programação que o AutoCAD trabalha.
QUAIS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO O AUTOCAD UTILIZA?
Para criarmos o nosso “prato personalizado”, precisamos utilizar uma linguagem que o AutoCAD entenda, logo temos a possibilidade de trabalhar com linguagens como VBA (Visual Basics For Applictions), .NET e ARX, mas a linguagem que acaba sendo mais popular é a LISP.
Seu nome se origina de LISt Processing (Lista Processada), onde tanto os dados como o programa são representados como listas.
Mas o que são essas listas?
Qualquer informação organizada entre parênteses (as pessoas se acostumam rápido com parênteses, rs!). Mas o Lisp foi criado em 1958, por John McCarthy e a partir daí surgiram diversos dialetos, que nada mais são do que linguagens derivadas do LISP, ou como ele é conhecido hoje, Common Lisp.
Por isso no AutoCAD chamamos de AutoLisp, que apesar de usar a estrutura do Common Lisp, foi pensado para ser aplicado no AutoCAD.
COMO USAR ROTINAS AUTOLISP?
Quando você esta desenhando no AutoCAD, você está trabalhando com programação, a diferença é que ela já esta formatada em botões. Você acha que só está apertando botões, mas para cada clique uma série de “instruções” são ativadas e com isso o seu projeto vai sendo desenvolvido, conforme a sua necessidade.
Então um arquivo Autolisp, ou uma rotina Autolisp, ou mesmo uma “lisp” como é mais conhecida, é uma série de instruções para executar tarefas que seriam muito complicadas, lentas ou impossíveis de serem executadas manualmente.
Ahh mas eu não sou e não quero ser programador!
Pode ter certeza que eu também não! Mas depois que você entende os benefícios do uso de uma rotina AutoLisp, você ficará muito interessado no assunto. Vejamos como usar rotinas e o que elas podem fazer.
HACHURAS PERSONALIZADAS
Possivelmente você já passou pela situação de precisar de um padrão específico de hachuras e não encontrou, logo, você precisou desenhar todas as linhas do piso! Que pesadelo! Mas e se você pudesse automatizar este processo? Vamos ver como isso funciona.
Neste caso vou utilizar uma rotina chamada HatchMaker, criada por Larry Schiele. A rotina em si é um arquivo de extensão .lsp, neste caso o nome do arquivo é Hatchmaker.lsp.
Apesar da extensão .lsp, se você selecionar o arquivo e clicar com o botão direito e selecionar Bloco de notas, é possível visualizar a sua estrutura.
Agora temos acesso a toda a estrutura da rotina. Agora observe a “barrinha de rolagem”.
Nossa, tudo isso é uma única rotina Autolisp??
Sim, mas não se assuste, essa rotina conta com um grande volume de processos que são automatizados para serem realizados de forma extremamente rápida. Mas este arquivo não precisa ser aberto e sim carregado no AutoCAD. Para isso vá até a aba Manage, localize o painel Applications e clique no botão Load Application.
Será exibida a janela Load/Unload Applications. Aqui você deve localizar o seu arquivo e clicar em Load.
Ao clicar em Load é normal ser exibida uma mensagem de alerta, perguntando se deve realmente carregar a Rotina. Este é um alerta de segurança, como se você tivesse acabado de fazer download de um arquivo qualquer. Então se você confia na fonte de onde você baixou o arquivo basta clicar em Always Load.
Ao concordar com o carregamento da rotina basta clicar em Close para fechar a janela Load/Unload Applications. Observe que ao lado do botão close temos a mensagem que a rotina foi carregada com sucesso.
E de volta ao AutoCAD não vemos nada diferente. Entenda que a rotina foi corretamente carregada, porém ela não disponibiliza nenhum botão novo e sim novos comandos que devem ser digitados para acessar os recursos da rotina. Nesta rotina HatchMaker, se você apertar a tecla F2 você vai conseguir visualizar as instruções de uso da rotina.
Digite Drawhatch para criar sua hachura e digite Savehatch para salvar o padrão de hachura criado.
Certo, o que eu faço agora?
Vamos testar e criar um novo padrão de hachura. Digite Drawhatch e pressione Enter.
Será exibido um quadrado de 1 x 1 e uma mensagem de alerta pedindo para você desenhar um padrão com linhas ou pontos (até esse alerta foi programado dentro da rotina).
Agora basta desenhar o padrão que você precisa, utilize as ferramentas que você quiser, basta se limitar a desenhar dentro do quadrado. Vou desenhar aquele padrão de “taco de madeira”, já que não temos nenhum hachura parecida com isso.
Agora vamos salvar este padrão de Hachura, digitando Savehatch.
Antes de salvar o comando exibe uma mensagem na linha de comando explicando que as linhas e pontos devem ser encaixados dentro do espaço. Pressione Enter para continuar.
Nesta etapa você deve selecionar todos os objetos que correspondem ao padrão de hachura desejado. Você pode fazer uma seleção pegando inclusive o quadrado, ele será ignorado e não vai fazer parte do padrão de hachura.
Finalizando a seleção pressione Enter. Agora você deve inserir uma descrição para o seu padrão de hachuras, vou escrever “Espinha de peixe”.
Agora é só Salvar seu arquivo de hachura na pasta que você preferir. (Posteriormente vamos precisar colocar este arquivo na pasta correta), vou chamar de “Espinha de peixe”.
Eu salvei meu arquivo na área de trabalho. Agora preciso pegar este arquivo e colocar na pasta raiz do AutoCAD, geralmente o caminho para esta pasta é: C:\Users\(Seu nome)\AppData\Roaming\Autodesk\AutoCAD (sua versão do AutoCAD)\R22.0\enu\Support. Copie o arquivo do padrão de hachura que você acabou de criar para dentro desta pasta.
Pronto, agora vamos carregar este arquivo dentro do AutoCAD. Ative o comando Hachuras e no painel Options clique na “setinha” no canto direito.
Quem é “das antigas” no AutoCAD vai reconhecer esta tela. É a antiga janela de hachuras. Nesta janela você deve clicar nos “três pontinhos” ao lado da opção Pattern.
Vá até a aba Custom e veja o que temos, nosso padrão de hachuras personalizado. Selecione o padrão criado e clique em Ok e ao voltar para a janela Hatch and gradient clique em Ok novamente.
Agora olhe o painel Pattern, lá esta sua hachura novinha!
Agora é só usar!
Sabe o que é mais legal? Este padrão de hachuras personalizado agora esta “instalado” no seu AutoCAD. Você pode usar em qualquer arquivo, fechar ou abrir o AutoCAD e ele sempre estará lá, a pronto para ser usado.
Tudo isso graças a uma rotina AutoLisp! Vamos testar outra!
COMPRIMENTO TOTAL DE POLYLINES
Nem toda Rotina AutoLisp precisa ser gigantesca, em alguns casos, uma rotina simples resolve problemas imensos. Vamos imaginar que você quer calcular o comprimento de várias polylines distribuídas pelo seu desenho.
No exemplo vou usar uma situação em que em um projeto eu tenho uma sanca de gesso onde vou utilizar fita de led dentro da Sanca. Porém eu tenho preciso saber quantos metros de fita de Led vou precisar para o projeto. Eu desenhei na cor magenta onde vou colocar fita de Led, conforme desenho abaixo:
O que preciso aqui é do perímetro total dessas linhas. Eu poderia medir uma por uma e ir anotando, porém com uma simples rotina AutoLisp eu resolvo isso.
Esta é a rotina Autolisp completo. Vou carregá-la no arquivo fazendo o mesmo processo que fiz na anterior, indo na aba Manage, painel Applications e clicando em Load Application.
Após carregar a rotina você pode finalizar. Como a rotina é muito mais simples ela não vem com instruções de uso. Mas basta você digitar TLEN, selecionar as polylines desejadas e pressionar Enter.
CONCLUSÃO
Viu só que prático? Não importa o tamanho do problema, você consegue resolver com uma rotina AutoLisp. E o processo de criação não é complicado, com um pouco de prática você pode desenvolver qualquer tipo de rotina e atender as suas necessidades de forma rápida e eficiente.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Otimo, legal gostei! nunca pensei que seria assim tao facil
Olá!
Tenho o CAD 2019, e não ativa o comando DRAWHATCH, não sei porque…
Obrigada!
Seus conteúdos são ótimos!
Olá Carolina,
Dá uma conferida se você tem a aba Express tools no seu AutoCAD. Outra coisa, qual a mensagem de erro que ele apresenta quando você ativa o comando?
Um abraço!
Eu estou com o mesmo problema. Aparece que esse comando não existe.
Olá Karine,
Possivelmente sua aba Express Tools não esta instalada. Essa aba aparece para você?
Um abraço!
Ola!
Por favor, e possivel utilizar Lisp no Auto CAD LT?
(pelo site da Autodesk aparentemente nao)
Caso sim, como?
Obrigada
Olá Carina,
Infelizmente não. O LT é uma versão limitada e um dos recursos removidos para este tipo de versão é o Autolisp.
Um abraço!
Muito boa a explicação, bem didática, toda dúvida que tenho de AutoCad procuro primeiro aqui. Uma dúvida quanto a AutoLisp “TLEN”, sempre tem que colocar ela nos arquivos, não consigo fazer com que ela fique configurada direto no AutoCad como a “HATCHMAKER”??
Olá Grabyelly,
As rotinas Autolisp precisam ser carregadas sempre que criamos um novo arquivo de AutoCAD.
Um abraço!