Achatar arquivos de topografia 3D são uma necessidade de muitos arquitetos e nem todos sabem que existe uma ferramenta bem prática para resolver este problema. Hoje trabalharemos com a ferramenta Flatten!
Arquivos de topografia geralmente são levantamentos planialtimétricos e altimétricos que fornecem informações de superfície como acidentes geográficos (naturais ou artificiais) do terreno em função de suas coordenadas X e Y.
O que atrapalha a elaboração do projeto 2D é justamente a informação de altimetria, ou seja, a coordenada Z. Podem ser pontos isolados do terreno (pontos cotados) ou de planos horizontais (cotas de nível).
Quando abrimos um arquivo com um levantamento topográfico o mesmo geralmente esta na vista topo, logo o eixo Z não esta visível, fazendo com que não seja possível perceber que o arquivo tem “profundidade”.
Se você trabalhar em 2D com um arquivo com essa configuração, terá sérios problemas! Mas fique tranquilo que é possível “achatar” este arquivo e deixar todos os objetos na coordenada zero do eixo Z. Para isso a primeira recomendação é salvar este arquivo com outro nome para preservar o arquivo original, pois caso precise de de alguma informação do arquivo original você não terá problemas.
Após salvar o arquivo certifique-se que você esta na vista TOP, para isso basta visualizar o ViewCube.
O comando que vamos utilizar é o Flatten, porém o botão para ativar este comando esta na área de trabalho 3D Modeling. Para não termos todo o trabalho de alterar nossa área de trabalho, podemos recorrer ao atalho e simplesmente digitar Flatten e pressionar Enter.
Após ativar o comando você deve selecionar toda a área que deseja “achatar” e na sequência pressionar Enter. Será exibida a mensagem Remove hidden lines? Conforme achatamos o desenho ocorrem de diversas linhas ficarem sobrepostas uma sobre as outras, então a ferramenta oferece a opção de apagar as linhas que ficarem por baixo.
Eu acho arriscado pois pode ocorrer de linhas importantes serem apagadas, então eu geralmente utilizo a opção No, então basta pressionar enter novamente.
Pronto! Seu projeto esta todo no mesmo plano e você já pode trabalhar tranquilamente.
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Dúvidas? Comentem!
DIGITEI FLATTEN NO MEU AUTOCAD 2012 FOR MAC E NADA ACONTECEU. VOCE PODE ME AJUDAR?
Olá Duda,
Respondido por e-mail.
Um abraço!
Como é o comando “flatten” em português do CAD2015?
Obrigado.
Olá Edson,
Não sei como este comando foi traduzido, mas o que você pode fazer é digitar underline “_” antes do comando. Isso faz com que o autoCAD mesmo em português, entenda um comando em inglês. Desta forma ficaria _flatten. Faça um teste.
Um abraço!
Boa tarde Edson,
tentei fazer esse procedimento no arquivo do topografo e não obtive sucesso, tem alguma outra dica que você pode me passar?
Agradeço desde já
Att. Natália
Olá Natália,
Você tentou achatar e não deu certo ou retornou alguma mensagem de erro? Tente identificar qual camada ou objeto não está ficando achatada. Qualquer coisa poste um print no grupo QualifiCAD do facebook para eu tentar ajudar melhor.
Um abraço!
Boa tarde,
O que fazer quando o comando Flatten não funciona?
Olá Larissa,
Qual sua versão do AutoCAD e qual a mensagem de erro que é exibida?
Um abraço!
Boa tarde!
Tentei usar o comando flatten no meu arquicvo e não funcionou, o que pode estar acontecendo?
Olá Marcelo,
Chegou a dar algum erro quando você executou o comando?
Um abraço!
Olá!
Tentei o FLATTEN e não funcionou, aparece:
“A vertex was added to a 2D pline which had only one vertex” o que fazer?
Desde já, obrigada.
Olá Sabrina,
Geralmente isso ocorre quando as linhas não são coplanares (Algumas linhas podem estar em 3D), tente usar o comando Flatshot, que vai gerar uma nova geometria a partir do desenho atual. Se ainda assim der problema é só avisar.
Um abraço!
DIGITEI FLATTEN NO MEU AUTOCAD 2012 FOR MAC E NADA ACONTECEU. VOCE PODE ME AJUDAR?
Olá Mariana,
O AutoCAD para MAC tem uma série de diferenças do AutoCAD para windows. Como esse recurso é da aba Express Tools precisaria verificar se sua versão do AutoCAD possui estes recursos.
Um abraço!