O AutoCAD LT vale a pena? Essa é uma dúvida que já passou pela cabeça de qualquer profissional, mas o medo de ficar sem alguma ferramenta importante provavelmente fez com que você mudasse de ideia, mas nessa publicação você vai descobrir isso de uma vez por todas! Aprenda agora!
O AutoCAD é de longe, um dos mais tradicionais softwares de projeto, que mesmo com um diversificado leque de softwares especializados disponíveis no mercado o AutoCAD continua firme e forte.
Mas o custo de uma licença do AutoCAD sempre foi um problema para diversos profissionais, então a Autodesk resolveu lançar uma versão com um preço mais competitivo, e eis que em 1993 surge o AutoCAD LT.
Mas o que muda nessa versão AutoCAD LT?
AutoCAD x AutoCAD LT – Qual a diferença?
A primeira coisa que precisamos compreender é o que significa o LT, que nada mais é do que Limited (Limitada), de forma que o AutoCAD LT é uma versão com “recursos reduzidos”.
Mas o que são esses recursos reduzidos?
Basicamente algumas ferramentas são removidas da versão do AutoCAD LT, desta forma, para ter acesso a essas ferramentas você precisaria migrar para a versão completa.
E é aqui que ficamos na dúvida. Abro mão da versão completa em função de uma licença com um custo bem mais baixo? Mas e se eu precisar de uma ferramenta importante do meu processo de trabalho e ela não estiver disponível na versão AutoCAD LT?
Obviamente você deve estar se perguntando que ferramentas são essas e qual o impacto delas no seu fluxo de trabalho, sendo assim vou apresentar um panorama completo do AutoCAD LT, para que você consiga tomar esta importante decisão.
AutoCAD LT – Interface
O AutoCAD LT não sofre nenhum tipo de alteração na sua interface que, em um primeiro momento, se mostra exatamente igual a versão completa.
Porém, ao observar com um pouco mais de atenção, começamos a notar a ausência de alguns detalhes, ou mais precisamente, ferramentas.
Note que temos menos abas de ferramentas e também a ausência de algumas ferramentas na área de trabalho. Vou destacar em vermelho o que está diferente, neste caso mostrando uma versão completa do AutoCAD.
Vou apresentar um panorama o mais completo possível das ferramentas e funcionalidades que foram removidas da versão LT, então vamos começar pelo mais pesado, os recursos 3D.
AutoCAD LT – Não oferece ferramentas de modelagem 3D
Como podemos notar já na tela inicial, todos os ícones de ferramentas 3D foram removidos, ou seja, o AutoCAD LT é uma versão totalmente direcionada a projetos 2D.
Acredito que o item que mais chama a atenção é a ausência do Viewcube (canto superior direito) na área de trabalho. Com ele podemos girar a visualização para a modelagem 3D, acessar vistas pré-configuradas, ativar o modo perspectiva, entre outras funcionalidades.
No painel Navbar, também notamos que alguns recursos foram removidos, no caso as ferramentas 3dOrbit e a Showmotion.
A ferramenta 3D Orbit permite girar o modelo em 3D facilitando a visualização do seu projeto e a ferramenta Show motion permite a criação e reprodução de animações de câmera cinemática.
Um último item da área de trabalho é o campo View control bar (canto superior esquerdo) onde podemos acessar vistas ortogonais (frontal, lateral, superior, etc.) e também alterar os modos de exibição da tela (modo arame, solido, realista, etc.), além de dividir a tela em múltiplas vistas.
Um outro recurso um pouco mais escondido é o Workspace (engrenagem no canto inferior direito), onde podemos mudar a interface do AutoCAD para os modos 3D, que agora conta apenas com o modo Drafting & Annotation.
Mas ainda temos uma ferramenta “3D”, assim podemos dizer, que são os recursos de desenho isométrico. Observe que ainda temos esta ferramenta disponível, que é um recurso muito útil, muito utilizada, por exemplo, em projetos hidrossanitários.
Não sabe trabalhar no modo isométrico do AutoCAD? Vou deixar um link para um artigo completo sobre o tema:
Mas o que acontece se eu abrir um arquivo com objetos modelados em 3D?
O AutoCAD até abre e permite tanto a visualização como a interação com os objetos, porém não conseguimos orbitar a tela, isto é, girar e mudar o ângulo de visualização.
Existem algumas alternativas/gambiarras que podem ser feitas para melhorar a visualização de um arquivo 3D no AutoCAD LT. Uma delas é ir até a aba View e no painel Named Views selecionar uma das vistas ortogonais.
Outra alternativa, bem sofrida é acessar a ferramenta Viewport Presets (VP), porém você tem que especificar o ângulo de visualização “na unha” o que é péssimo.
OPINIÃO – Sinceramente eu não vejo muitas vantagens nos recursos 3D do AutoCAD, uma vez que existem diversos outros tipos de softwares que podem ser empregados para este fim, então se os recursos 3D do AutoCAD não fazem parte do seu dia a dia, o AutoCAD LT lhe atende muito bem.
Aba Home – Não oferece a ferramenta Drawing View
A aba Home tem praticamente todos os recursos disponíveis da versão completa do AutoCAD, com exceção da ferramenta Drawing View.
A ferramenta Drawing View permite criar automaticamente vistas de um modelo 3D diretamente no Layout ou exportar para o Inventor.
Este recurso é muito útil quando trabalhamos com modelagem 3D de peças e pequenos componentes, que além de gerar vistas automáticas permite que caso o desenho sofra alguma alteração as vistas sejam atualizadas de forma simples e rápida.
OPINIÃO – Mesmo sendo um recurso que oferece um excelente resultado, agilidade e controle de revisões, para quem não adota um fluxo 3D se mostra como uma ferramenta que não impacta na decisão de migrar para o AutoCAD LT.
Aba Insert – Não oferece a ferramenta Data extraction
A aba Insert é outra que praticamente não sofre alterações com exceção da ferramenta Data Extraction.
Para quem não conhece a ferramenta Data Extraction vou compartilhar um artigo completo ensinando a usar a ferramenta no link abaixo:
Eu considero esta uma das mais importantes ferramentas do meu fluxo de trabalho e é realmente uma pena que ela não esteja disponível na versão AutoCAD LT.
Com a ferramenta Data Extraction é possível quantificar blocos ou outros tipos de geometria do seu projeto, organizando os quantitativos extraídos em tabelas, que podem ser inseridas no seu projeto ou mesmo exportadas para o Excel.
E o melhor de tudo, as tabelas são atualizáveis, ou seja, se o projeto for alterado os quantitativos podem ser facilmente corrigidos, poupando o trabalho de extrair os dados novamente.
Os demais recursos da aba Insert ainda estão disponíveis, o que é excelente, onde podemos citar: Blocos, x-ref, PDF import, Fields e Location. Caso não conheça alguma destas ferramentas vou deixar o link para artigos de cada uma delas:
X-REF – TRABALHAR COM REFERÊNCIAS EXTERNAS
PLANTA DE SITUAÇÃO GEOLOCALIZADA
OPINIÃO – Praticamente todos os recursos da aba Insert estão disponíveis, porém a ferramenta Data Extraction foi um recurso que “mudou minha vida”, mas dependendo do tipo de projeto e informações que você precise é possível migrar para o AutoCAD LT sem maiores problemas.
Blocos dinâmicos com algumas restrições
O AutoCAD LT oferece a possibilidade da usar e criar Blocos dinâmicos, porém temos algumas limitações onde o impacto vai depender do seu fluxo de trabalho. Caso não saiba o que são e como criar blocos dinâmicos vou deixar um link de artigos sobre o tema:
Para um melhor entendimento, vamos comparar a área de trabalho Block Editor das versões completa e AutoCAD LT.
O processo de criação de blocos dinâmicos no AutoCAD LT não conta com as ferramentas da aba Parametric, no caso as restrições geométricas e dimensionais.
Apesar do volume expressivo de ferramentas, é possível criar blocos dinâmicos bem complexos se o usos destes recursos. Claro que alguns deles se mostram bem práticos, mas nada que proporcione grandes impactos no processo de criação de blocos dinâmicos.
Blocos dinâmicos hoje são indispensáveis para qualquer profissional que trabalhe com o AutoCAD, pois proporcionam velocidade, controle e reduzem a necessidade de criar múltiplos blocos, onde um bloco dinâmico atende diferentes necessidades.
OPINIÃO – Apesar da indisponibilidade das restrições geométricas e dimensionais, o AutoCAD LT atende muito bem as necessidades de qualquer profissional que precise usar ou criar um bloco dinâmico.
Aba annotate – todos os recursos disponíveis (Menos o Data extraction)
A aba Annotate oferece todos os recursos da versão completa do AutoCAD, porém no painel Tables não temos a opção de Data Extraction, que é a mesma ferramenta que vimos acima na aba Insert.
A aba Annotate é indispensável, então fica até difícil a Autodesk impor alguma restrição sem comprometer o uso do AutoCAD LT, afinal recursos como texto, cotas, linhas de chamada, tabelas, nuvens de revisão e até mesmo escalas anotativas estão 100% disponíveis.
OPINIÃO – A aba Annotate não apresenta nenhuma restrição expressiva, então não oferece nenhum impedimento para a migração para o AutoCAD LT.
Aba Parametric – Não oferece restrições geométricas e dimensionais
A aba Parmetric oferece recursos de restrição geométrica e restrição dimensional, de forma que no AutoCAD LT temos a aba mas estes painéis de ferramentas não estão disponíveis.
Mas se eu não posso utilizar essas ferramentas por que eu preciso dessa aba?
Simplesmente para que caso você receba um arquivo onde existe alguma restrição geométrica ou dimensional você possa interagir com esses parâmetros, seja para exibir, ocultar ou mesmo removê-los.
Dessa forma percebemos que mesmo utilizando a versão AutoCAD LT podemos interagir com arquivos que foram desenvolvidos na versão completa, não prejudicando um fluxo de trabalho em equipe.
OPINIÃO – Apesar de ser um excelente conjunto de ferramentas, particularmente conheço diversos profissionais, para não dizer a maioria, que simplesmente possuem excelentes fluxos de trabalho sem essas ferramentas. Então não vejo estes recursos como um impedimento para o uso do AutoCAD LT.
Aba View – todos os recursos disponíveis (Menos o View cube)
A aba View está praticamente intocada, com exceção do botão que ativa a View cube (cubo de navegação 3D).
Caso você não adote um fluxo 3D a ferramenta View cube se mostra irrelevante uma vez que todos os demais recursos estão disponíveis.
OPINIÃO – A aba View não oferece nenhum impacto para a migração para o AutoCAD LT.
Aba manage – Não oferece o Action Recorder e o Autolisp
A aba Manage é uma das que oferece um maior impacto na decisão sobre a migração para o AutoCAD LT, onde temos três desfalques, a aba Action Recorder, CAD Standards e o mais grave de todos, a aba Application, que nos dá acesso as rotinas de Autolisp.
No painel Action Recorder podemos gravar uma sequência de ações repetitivas e facilmente criar uma Macro, que nada mais é do que uma rotina que irá repetir essa sequência de ações gravadas com um único clique.
Já o painel Application temos o “playground” do AutoCAD, onde temos acesso a diferentes tipos de rotinas, que podemos entender, de maneira bem grosseira, como ferramentas personalizadas. Caso não saiba nada sobre Autolisp vou deixar um link logo abaixo:
Caso não saiba como trabalhar com rotinas Autolisp no AutoCAD, vou deixar o link de um artigo completo sobre o tema:
Por fim temos o painel CAD Standards, onde temos algumas ferramentas destinadas a configuração de padrões do AutoCAD.
OPINIÃO – Esta é, sem dúvida, um dos principais pontos a serem ponderados ao migrar para o AutoCAD LT, uma vez que Autolisp é todo um universo a parte de ferramentas, que pode tem um impacto pesado para diversos fluxos de trabalho.
Aba output e Collaborate – Todos os recursos disponíveis
As abas Output e Collaborate estão com todas as suas ferramentas disponíveis, não oferecendo nenhum prejuízo para quem pretende migrar para o AutoCAD LT.
OPINIÃO – As abas Output e Collaborate contém uma série de importantes ferramentas para qualquer fluxo de trabalho, onde não temos nenhum impedimento para a migração para o AutoCAD LT.
Aba Add-ins e Feature Apps – Não estão disponíveis
Outro duro golpe para quem quer migrar para o AutoCAD LT são as abas Add-ins e Featured Apps, que nada mais são do que aplicativos que podem ser instalados no AutoCAD.
Basicamente a aba Add-ins exibe os aplicativos que foram baixados na Autodesk App Store, que pode ser acessada no botão Connect to App Store, disponível na aba Featured Apps.
Mesmo sendo ferramentas pagas, temos recursos bem interessantes aqui, que podem mudar (para melhor) diversos fluxos de trabalho, sendo um fator significativo para a decisão sobre migrar ou não para o AutoCAD LT.
OPINIÃO – Particularmente não costumo utilizar apps quando uso o AutoCAD, mas conheço profissionais que encontraram excelentes ferramentas na loja, o que pode ser um fator significativo para a migração para o AutoCAD LT.
Aba express tool – Não esta disponível
A aba Express tools é um dos mais antigos e conhecidos conjunto de ferramentas que foram desenvolvidas por profissionais usuários do AutoCAD.
Particularmente eu considero a aba Express Tools um verdadeiro “playground”, que mesmo com alguns recursos bem antigos (para não dizer datados), temos algumas ferramentas bem úteis, que podem fazer falta para diversos profissionais.
Não são ferramentas revolucionárias, mas algumas resolvem alguns problemas bem chatos.
OPINIÃO – Sacrificar a aba Express tool pode não ser muito interessante para alguns profissionais, mas mesmo com ferramentas interessantes é possível “sobreviver” sem estes recursos no AutoCAD LT.
Requisitos para rodar o AutoCAD LT
No site da Autodesk as orientações para rodar tanto o AutoCAD como o AutoCAD LT são as mesmas, porém seria necessário uma série de testes robustos para confirmar isso.
Mas só fato de não ter a necessidade de rodar recursos 3D suspeito que o AutoCAD LT seja mais leve de alguma forma, afinal temos menos recursos o que implica em um uso mais restrito de ferramentas o que nos proporciona um consumo menor de memória e processamento.
Conclusão
Mesmo fazendo uma extensa varredura em todos os recursos do AutoCAD LT é preciso um longo tempo de uso para proporcionar um parecer definitivo do desempenho do AutoCAD LT, mas de uma forma geral, achei uma versão relativamente “completa”.
A proposta deste artigo não é dizer se vale ou não vale a pena migrar para o AutoCAD LT, mas sim apresentar um panorama o mais completo possível, apresentando o que temos e, principalmente, o que não temos nesta versão “Limitada”.
Espero que este conteúdo seja de grande ajuda para os profissionais que estão indecisos, então fiquem a vontade para comentar e inclusive complementar o artigo com informações e opiniões nos comentários, isso pode ajudar outros profissionais.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!