Materiais de alta e baixa resolução – Revit

Materiais de baixa e alta resolução são um conceito que confunde muitos profissionaisentão descubra de uma vez por todas porque alguns materiais tem um “alerta amarelo” e outros não, além de aproveitar para dar aquela turbinada nos renders do seu projeto!

Uma reclamação muito comum entre os profissionais que usam o Revit é sobre a qualidade da renderização, que nem sempre nos oferece um resultado muito convincente ou realista.

Mesmo com um motor de renderização simples é possível obter resultados muito bons, contanto que você tome alguns cuidados na configuração de renderização. Recentemente fiz um artigo explicando em detalhes esta etapa, vou deixar o link logo abaixo:

RENDERIZAÇÃO NO REVIT

Mas a qualidade da renderização não se resume a uma boa configuração e sim a um conjunto de fatores que englobam configuração, iluminação e a qualidade dos materiais e texturas, onde o Revit oferece diversos parâmetros de configuração.

O que é um material no Revit?

No Revit um material é uma configuração de como a superfície de um modelo 3D deve ser exibida na tela ou quando renderizada.

Por questões de processamento e desempenho (e travamentos), adotamos um modo de exibição simplificado quando estamos desenvolvendo o projeto, mas na etapa de renderização o ideal é que o material seja o mais realista possível.

Mas para isso é fundamental compreender como diferentes informações como cores, texturas, reflexos e diversas outras características devem ser configuradas em um material dentro do Revit.

Um primeiro passo é compreender que os materiais podem ter características mais uniformes e outros possuem padrões variados.

Como assim?

Alguns materiais possuem um padrão uniforme onde suas características seguem um padrão regular por toda a superfície onde são aplicados.

materiais-e-texturas

Porém outros materiais são mais complexos, possuindo diferentes padrões de cores, tonalidades, relevos e outras características, desta forma precisamos recorrer ao uso de imagens (texturas) para conseguir reproduzir corretamente essas características.

materiais-e-texturas

Para conseguir garantir esse alto grau de detalhamento e realismo, precisamos utilizar materiais de alta qualidade, conhecidos como PBR.

PBR – Physically Based Render

PBR – Physically Based Render ou Renderização baseada em física é um processo computacional que simula com precisão o fluxo de luz do mundo real, oferecendo assim um alto grau de realismo na renderização do seu projeto.

Desde a versão 2019, o Revit passou a oferecer suporte a materiais PBR, porém os materiais de baixa resolução não foram removidos, ganhando um símbolo de alerta, que nada mais é do que exclamação amarelo no canto esquerdo do material.

materiais-e-texturas

Os materiais tradicionais (baixa resolução) oferecem uma qualidade muito limitada na renderização, já os novos materiais possuem mais parâmetros de controle e suporte a texturas PBR.

materiais-e-texturas

O problema aqui é que os materiais tradicionais (baixa resolução) não foram removidos da biblioteca de materiais, o que implica que em um mesmo projeto podemos ter materiais de alta e baixa resolução, que consequentemente impactam diretamente na qualidade da renderização.

Dá pra converter um material de baixa resolução em um de alta resolução?

Dá sim, para isso precisamos substituir toda a aba de Aparência. Este processo é bem simples, para isso precisamos escolher uma nova “aparência” dentro do Navegador de recursos. Mas antes disso recomendo que você crie um material personalizado.

Criar material personalizado

O processo de criação de um novo material no Revit é muito simples, basta ir até a aba Gerenciar e no painel Configurações clicar em Materiais.

materiais-e-texturas

Clicando em materiais, temos acesso ao Navegador de materiais, que reúne todos os materiais disponíveis para o projeto atual.

materiais-e-texturas

Os materiais prontos que o Revit oferece são separados em dois grupos, que podem ser visualizados no lado esquerdo da janela, onde na parte superior são exibidos os Materiais do projeto e logo abaixo a Biblioteca de materiais.

materiais-e-texturas

Aqui e importante compreender que os materiais disponíveis no campo Materiais do projeto estão prontos para uso, já os materiais da Biblioteca de materiais precisam ser carregados para dentro do projeto atual.

Para carregar um material da biblioteca para o seu projeto é bem simples, basta selecionar o material desejado e na lateral direita serão exibidos dois ícones:

  • Adicionar material ao documento – adiciona o material ao projeto atual.
  • Adicionar material ao documento e exibir no Editor – além de adicionar o material ao projeto atual, exibe ele no editor (à direita), caso precise fazer algum ajuste ou customização.
materiais-e-texturas

A partir do momento que você adiciona o material ele fica disponível para ser utilizado no seu projeto, simples assim.

materiais-e-texturas

Mas além de usar materiais da biblioteca, você pode criar um material totalmente personalizado. Para isso vá até o canto inferior esquerdo e clique sobre o botão Criar novo material e selecione a primeira opção.

materiais-e-texturas

Um novo material será adicionado com o nome de Padrão novo material.

materiais-e-texturas

Para renomear clique com o botão direito e selecione a opção Renomear.

materiais-e-texturas

Dica! Os materiais são organizados em uma sequência alfanumérica, então eu costumo colocar um “!” antes do nome do material, desta forma ele fica no topo da lista de materiais.

materiais-e-texturas

Outra vantagem, a partir do momento que você padroniza a nomenclatura dos materiais, você sabe que todos os materiais com “!” foram criados por você.

Porém temos um problema para resolver. Observe que mesmo sendo um novo material, ele foi criado como um material tradicional (Baixa resolução). Podemos notar isso pelo alerta amarelo no canto do material.

materiais-e-texturas

Mas isso é bem simples de resolver, vamos conferir.

Converter material para alta resolução (PBR)

Para converter um material de baixa resolução para um de alta resolução precisamos substituir a aba de Aparência.

materiais-e-texturas

Apesar de parecer complexo, o processo é super simples. Para isso basta acessar o Navegador de recursos, clicando no seu respectivo botão no canto inferior esquerdo.

materiais-e-texturas

Será exibida a janela Navegador de recursos, onde podemos selecionar uma “nova aba” de aparência para o nosso material, já com os parâmetros de alta resolução.

materiais-e-texturas

O que é essa biblioteca de recursos?

No Revit, cada aba de um material é um diferente recurso, que contém uma série de características do respectivo material, onde podemos trocar esses recursos (abas) por outros previamente configurados.

Se quiser saber mais sobre esta ferramenta, fiz uma publicação completa explicando em detalhes. Vou deixar o link logo abaixo:

MATERIAIS DA BIBLIOTECA DE APARÊNCIA

Mas voltando para o nosso problema, na coluna Recursos do documento, localize o campo Biblioteca de aparência e selecione a opção Diversos.

materiais-e-texturas

No campo Diversos, temos materiais mais básicos, onde podemos personalizar o material conforme a nossa necessidade. eu costumo usar as opções Superfície – com brilho Superfície – fosca, onde tenho mais liberdade de personalização.

materiais-e-texturas

Mas você pode selecionar o recurso que mais se alinha com sua necessidade, principalmente se o material que você precisa tiver características específicas como vidros, metais, etc.

Para adicionar o recurso ao seu material passe o mouse sobre o recurso desejado que o ícone Substituir será exibido na lateral direita.

materiais-e-texturas

Tenha em mente que ao clicar em Substituir o recurso de aparência existente no material será removido e substituído pelo recurso selecionado. Isso é importante, pois caso tenha feito alguma configuração ou personalização elas serão perdidas.

materiais-e-texturas

Observe que agora o seu material tem uma nova aba de recursos, onde os parâmetros disponíveis estão otimizados para materiais de alta resolução. Outro detalhe é que o ícone do seu material não tem mais o alerta, indicando que agora você esta trabalhando com um material de alta resolução.

materiais-e-texturas

Agora que temos um material de alta resolução (PBR), vamos entender a diferença entre o uso de parâmetros de aparência e texturas.

Parâmetros de aparência

No Revit, todo material possui uma série de campos de configuração, que são organizados por assunto em diferentes abas.

materiais-e-texturas

Cada aba é responsável por um conjunto específico de parâmetros, que já foram explorados em outra publicação (link abaixo):

GUIA BÁSICO MATERIAIS – REVIT

Mas para configurar os materiais para renderização, precisamos nos concentrar na aba de aparência, que como vimos agora pouco, pode ter dois tipos de parâmetros: tradicionais (baixa resolução) e os novos materiais (alta resolução), que são facilmente identificados pelo alerta amarelo.

materiais-e-texturas

No Revit, assim como em outros softwares de renderização, um material é composto basicamente por dois tipos de configuração: parâmetros e texturas, que combinados garantem o realismo que buscamos em um material de qualidade.

Os parâmetros podem ser habilitados conforme a característica que você precisa atribuir ao material. Observe que em um material simples, a princípio, a única característica que o material tem é uma cor, porém podemos controlar a rugosidade da superfície e o seu reflexo.

materiais-e-texturas

Diversas outras características podem ser atribuídas ao material, porém algumas delas devem ser habilitadas. Note que temos alguns campos desativados, onde basta ativar o campo e configurar os seus respectivos valores.

materiais-e-texturas

Dentre os diversos parâmetros que o Revit nos oferece, alguns campos são configurados com um controle deslizante, aquela “barrinha de arrastar” que também oferece um campo ao lado onde podemos digitar um valor numérico que determina a intensidade do parâmetro.

materiais-e-texturas

Em outros casos temos opções pré-definidas que podem ser selecionadas, como por exemplo o índice de refração de um vidro, mas também podemos definir um valor numérico.

materiais-e-texturas

Porém, os parâmetros acima afetam todo o material de maneira uniforme, sendo que quando temos diferentes cores, tonalidades, relevos e padrões irregulares, precisamos recorrer a texturas.

Parâmetros com mapas (texturas)

Alguns materiais são muito complexos para serem reproduzidos, onde precisamos recorrer a imagens do material real, que precisam ser inseridas na superfície do modelo 3D.

materiais-e-texturas

Para que o resultado seja convincente a imagem precisa ser corretamente aplicada a superfície, processo esse que chamamos de mapeamento, tanto é que as imagens utilizadas para este processo são chamadas de mapas.

Mas não se engane, não é qualquer imagem “da internet” que pode ser utilizada aqui, são imagens tratadas digitalmente, que contém as informações necessárias para se obter o grau de realismos desejado.

Outro aspecto importante, nem sempre um único mapa de cores será suficiente para chegar no resultado desejado, sendo necessário a combinação de diversos outros mapas para que o resultado fique realmente realista.

materiais-e-texturas

Neste processo, cada mapa cuida de uma diferente informação do material, que podem ser cores, rugosidade, áreas de reflexo, sombras, entre outros.

Nossa, mas eu preciso criar esses mapas todos?

Calma, existem diversos sites que compartilham, de forma paga ou gratuita, um amplo leque de materiais prontos para uso, basta fazer o download dos mapas. vou deixar abaixo alguns dos mais populares.

Estes sites são especializados e voltados para softwares robustos de renderização, de forma que não necessariamente precisamos utilizar todos os mapas que são disponibilizados. Por exemplo, ao fazer download dos mapas de um piso, temos uma pasta com diversos mapas.

materiais-e-texturas

Certo, mas onde eu carrego esses mapas?

Então, como cada mapa cuida de uma diferente informação, precisamos identificar qual parâmetro o mapa controla e qual o parâmetro correspondente no Revit. Por exemplo, no campo Parâmetros, temos um campo que define a cor do material.

materiais-e-texturas

Na linha cor temos um seletor de cores, onde basta escolher a cor desejada que ela imediatamente é aplicada ao material.

materiais-e-texturas

Mas se você observar bem, no canto direito temos uma seta, onde é possível mudar alterar o modo como o parâmetro é controlado, onde ao invés de cor, podemos selecionar Imagem.

materiais-e-texturas

Onde basta carregar a imagem desejada que já é possível conferir o resultado, de forma que o campo cor é substituído pela imagem carregada.

materiais-e-texturas

Você vai notar que que existem diversos parâmetros que permitem a utilização de diferentes mapas, oferecendo um vasto leque de possibilidades de configurações.

Com estes conceitos, você já tem os conhecimentos básicos para a criação e configuração de um material com alto grau de realismo, mas para quem deseja se aprofundar neste assunto, vou disponibilizar novas publicações explicando detalhadamente cada funcionalidade destes campos.

Basta acompanhar as próximas publicações!

Conclusão

Materiais de alta e baixa resolução são conceitos básicos para você que quer se aprofundar nos fluxos de trabalho para renderização dentro do Revit utilizando materiais realistas, onde vou explorar com maiores detalhes cada um destes campos de configuração nas próximas publicações.

Tem alguma dúvida no processo trabalho com materiais e texturas realistas ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário