Vistas de planta no Revit oferecem diferentes formas de exibição das plantas do seu projeto, quem embora seja um recurso muito simples, nem todo profissional entende bem as diferenças e vantagens que temos com estas opções. Aprenda agora!
No Revit, uma vista de planta é uma representação gráfica de um determinado nível da edificação, criado a partir de um plano horizontal imaginário, que efetua um corte em uma altura de 1,20 metro.
Para cada nível do projeto é possível criar uma ou mais Vistas de planta, onde cada uma delas possuem diferentes características e configurações, que permitem uma melhor visualização das informações do seu projeto.
Mas você conhece todas essas opções?
Para acessar as diferentes opções de Vista da planta podemos ir até a aba Vista e no painel Criar, basta clicar em Vistas da planta.
Clicando e Vistas de planta temos acesso a diversas opções que o Revit nos oferece.
Mas antes de explorarmos estas opções, vamos para o Básico. Como criar uma vista de planta no Revit?
Criar Vista de planta – Ferramenta Nível
Ao criar um novo arquivo no Revit, podemos escolher um arquivo de modelo, que chamamos de Template.
De acordo com o tipo de Template que escolhemos, já temos alguns níveis previamente criados. Para conferir quantos níveis o seu projeto tem basta ir até o Navegador de Projetos e conferir no campo Plantas de piso ou escolher alguma Elevação.
Um aspecto importante é entender que o fato de ter um Nível não corresponde a ter efetivamente uma vista de planta. Todo nível que possuir pelo menos uma vista de planta tem a cor azul. Já níveis na cor preto não possuem nenhuma vista de planta.
Mas para simplificar vou usar o Template de arquitetura, que nos oferece apenas dois níveis com duas vistas de planta, além da vista do terreno.
Observe que temos dois importantes aspectos aqui: Níveis e Plantas de Piso.
Para adicionar um novo Nível, precisamos ir para uma vista de elevação ou corte e na aba Arquitetura localizar o painel Dados, onde temos a opção Nível (Atalho LL).
Após clicar em Nível, a ferramenta já permite a criação de um novo Nível, porém você deve ter atenção aqui a faixa de opções, que abre uma lista de configurações que devem ser observadas.
Por padrão, o campo Criar vista da planta esta ativado, o que quer dizer que ao criar um Nível o Revit automaticamente criar uma ou mais vistas de planta. Observe que ao deixar esta opção habilitada o nível é criado na cor azul. Se você desabilitar este campo, o nível é criado na cor preto.
Observe que o arquivo passou a ter os Níveis de 1 à 4, porém ao observar o Navegador de Projetos temos apenas de 1 à 3.
Desta forma percebemos que o campo Criar vista da planta precisa estar ativado para que uma Planta da vista seja criada, exatamente o que aconteceu com o Nível 3.
Porém o Revit não criou apenas uma planta de piso para o Nível 3. Também foram criadas uma planta estrutural e uma planta de forro.
Isso aconteceu devido ao campo Tipos de vista da planta. Vou ativar a ferramenta Níveis novamente para acessar este campo.
Na janela Tipos de vista da planta podemos observar que temos três opções de Planta que serão criadas junto com o Nível: Planta de forro, piso e estrutural. Você pode selecionar apenas as plantas que forem do seu interesse de serem criadas.
Mas como remover as vistas criadas por acidente?
Simples, basta ir ao Navegador de Projetos, selecionar a vista “indesejada” e clicar em Delete. Imediatamente a vista é removida.
Criar Vista de planta – Ferramenta Vista de planta
Para adicionar novas vistas a partir dos níveis já existentes no seu projeto podemos ir até a aba Vista, painel Criar e clicar no campo Vistas de planta.
Basta selecionar o tipos de vista e clicar na opção desejada.
Por exemplo, no meu projeto eu tenho atualmente 4 níveis, onde de 1 à 3 já temos plantas de piso, porém o Nível 4 não possui nenhuma vista.
Ao clicar na opção Vista de planta > Planta de Piso, a janela Nova planta de piso é exibida.
Note que a única opção de planta de piso que pode ser criada é a Nível 4, uma vez que os demais Níveis já tem uma planta de piso associada a eles. Clicando em Ok a planta de piso Nível 4 será criada e o símbolo de Nível que antes estava em preto, passa a ficar na cor azul.
Se você acessar novamente a janela Nova planta de piso verá que não temos mais nenhuma opção de planta de piso para ser criada, uma vez que todos os níveis já possuem uma planta de piso associada a eles.
Porém, observe que temos um campo na parte inferior chamado: Não duplicar vistas existentes.
A função deste campo é fazer com que apenas novas vistas possam ser criadas, mas caso você desmarque esta opção, todos os níveis do projeto ficarão disponíveis.
Caso você selecione algum dos níveis e clique em Ok, uma nova vista será criada, mas será uma “duplicata” da vista original.
Ou seja, agora temos duas vistas do Nível 1, que se comportam de forma independente. Se quiser saber mais sobre Duplicar vistas, vou deixar o link para uma publicação sobre essa ferramenta aqui em baixo:
De uma forma geral, para criar novas vistas de planta, é indispensável a criação de um novo Nível, ou você fica limitado a criar apenas vistas de Níveis que já existiam no seu projeto.
Agora que compreendemos os processos para Criar novas vistas, vamos entender as diferenças entre os tipos de vista que o Revit nos oferece.
Planta de piso
Uma das vistas mais utilizadas, a vista de planta pode ser entendida como a vista “padrão” de um determinado Nível do seu projeto.
em uma vista de planta temos um intervalo de campo de visão, onde o plano de corte é executado a 1,20m acima do nível atual. Você pode conferir e até mesmo editar a altura do plano de corte, para isso basta ir até a janela de Propriedades e no campo Extensões clicar em Faixa de vista.
Será exibida a janela Faixa da vista, que pode ser expandida clicando em Mostrar. Observe que podemos conferir os valores que controlam tanto a altura do plano de corte como os limites do topo e profundidade.
Esta é uma vista tipicamente arquitetônica, tanto é que ao inserir o piso estrutural na planta o mesmo não é exibido, mesmo ele estando no nível 0,00, que, tecnicamente, está no campo de visão de uma planta de vista.
Porém, se o piso for arquitetônico, o mesmo será exibido normalmente.
E não adianta mudar a disciplina da vista, você precisa alterar a profundidade, processo que pode ser realizado na janela Faixa de vista. Observe que 10cm já são mais que suficiente.
Se quiser saber mais sobre Faixa da vista, configura uma publicação completa que fiz sobre o tema, basta acessar pelo link abaixo:
ENTENDENDO AS FAIXAS DE VISTA – REVIT
Planta de forro refletido
A Vista de forro, como o próprio nome já diz, permite visualizar o forro e elementos que estejam acima de um plano de corte de 2,30m.
Perceba que neste tipo de vista não conseguimos visualizar as portas e janelas, já que, geralmente, estes elementos ficam em uma altura de até 2,10m. Quando acessamos a janela Faixa de vista podemos conferir ou até mesmo editar a altura do plano de corte da vista.
Também é possível notar que os campos se dividem entre o Nível 1 e Nível 2 (que está imediatamente acima), onde o limite Topo não tem valor, porém ele se limita a cota 0,00, sem contar que os campos de Plano de corte e inferior estão bloqueados.
São informações simples mas que tem total impacto no resultado da exibição da sua vista. Outro aspecto importante é que plantas de forro refletido possuem sua própria “categoria”, tanto é que podemos conferir isso no Navegador de projetos.
Planta estrutural
Uma vista de planta estrutural é pensada para apresentar toda a parte de estrutura e disciplinas complementares do seu projeto.
Na janela de Propriedades, observe que a Disciplina padrão é de Coordenação. Mesmo que você altere para Arquitetura, os elementos estruturais continuarão sendo exibidos.
Outro detalhe importante esta relacionado a faixa de vista. Na planta estrutural, elementos localizados no nível 0,00 e abaixo, muitas vezes precisam ser exibidos, como fundações, vigas baldrame, bloco de coroamento, etc.
Desta forma, a profundidade da vista é de -1,80m e a faixa de vista tem -1,20m. O plano de corte também é mais baixo, 0,30m.
Com isso temos um campo de visão amplo, permitindo visualizar diversos elementos dentro e abaixo do nível do respectivo nível. Perceba também que devido a baixa altura do plano de corte as janelas não estão visíveis.
Região da planta
Região da planta é um recurso que podemos tratar a parte, uma vez que permite que uma determinada região da sua vista de planta seja exibida com diferentes configurações da Faixa de vista.
O exemplo mais simples para o uso da opção Região da planta são janelas de banheiro, que em geral ficam em uma altura superior a 1,50m, de forma que vistas de planta de Piso não efetuam uma intersecção nestas janelas, de forma que elas acabam por não serem exibidas.
Poderíamos alterar a altura do plano de corte, mas não faz o menor sentido fazer uma alteração que impacta em todo o projeto por causa de uma simples janela, dessa forma a Região da Planta é opção recomendada para estes casos.
Na vista que você deseja que a janela seja exibida, vá até a aba Vista, painel Criar e no campo Vista da planta selecione a opção Região da Planta.
Ao clicar em Região da planta o Revit entra em modo Croqui, onde você pode desenhar um perímetro fechado que compreende na Região que terá uma Faixa de vista personalizada.
Observe que no Painel de Propriedades temos uma única opção, o campo Faixa da vista.
Clicando em Editar temos acesso a janela Faixa da vista, onde a única alteração que vou fazer é configurar o plano de corte com o deslocamento para 1,60m.
Corrigida a altura, podemos ir até a aba Modificar | Região da planta > Editar limite e no campo Modo clicar para finalizar.
Ao finalizar, apenas dentro do perímetro que você desenhou teremos os valores da Faixa de vista personalizada, onde o restante do desenho permanece com a configuração padrão da faixa de vista.
Caso precise fazer algum ajuste, basta selecionar a caixa tracejada em verde (que representa a área que será afetada) e ir na janela Propriedades, onde você tem acesso as configurações de faixa de vista da seleção.
Sobre a caixa tracejada em verde você não precisa se preocupar com ela, a mesma esta configurada para não aparecer na impressão.
Planta da área
Planta da área permite representar graficamente como os diferentes espaços do seu projeto se relacionam entre si.
Pro se tratar de uma etapa que representa graficamente a setorização e comunicação de conjuntos de espaços de um projeto, o Revit entende como uma tipologia de planta que deve ser tratada a parte, tanto é que no Navegador de Projetos temos um campo exclusivo para isso.
O processo de criação de áreas é super simples, mas caso você ainda tenha dúvidas de como fazer, vou deixar o link para uma publicação com um passo a passo completo:
IDENTIFICAR ÁREA DO PROJETO – REVIT
CONCLUSÃO
O Revit oferece diferentes possibilidades para a exibição das informações do seu projeto, de forma que podemos recorrer a múltiplos tipos de vista de planta, onde cada uma oferece um leque de configurações para a melhor organização das informações do seu projeto!
Tem alguma dúvida sobre como trabalhar diferentes vistas de planta ou alguma outra sugestão?
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Sigam o QualifiCAD nas redes sociais!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!