Criar um terreno com arquivo de pontos no Revit é um processo simples e rápido para a elaboração de uma superfície topográfica com todas as informações necessárias para o desenvolvimento do seu projeto. Aprenda agora!
No processo de desenvolvimento de um projeto nem sempre temos a oportunidade de trabalhar com um terreno perfeitamente plano, o que pode se mostrar um verdadeiro desafio conseguir representar corretamente a sua topografia.
Existem hoje diversas tecnologias e softwares especializados em levantamento topográfico, mas precisamos que a informação gerada por esses softwares possa ser lida e trabalhada dentro do Revit.
Um dos formatos mais comuns para arquivos de topografia é o DWG, porém é comum recebermos apenas um “bloquinho de notas” com vários números, que em um primeiro momento, não fazem o menor sentido.
Mas não se preocupe, este arquivo tem tudo o que precisamos para criar o nosso terreno, vamos conferir como fazer isso a seguir.
Tipos de arquivo de coordenadas e formatação
Para criar um terreno com um arquivo de pontos, precisamos primeiramente conferir as informações contidas no arquivo.
Mas como coferir isso?
Na verdade o que precisamos conferir não são apenas os valores, mas também a sua formatação, desta forma é importante entender o que esses números estão querendo nos dizer.
A primeira coisa a se entender aqui é que temos um ponto de origem, de onde as coordenadas foram levantadas e, a partir dele, os pontos de levantamento, de forma que cada um deles possui três valores, correspondentes a suas distância em relação aos eixos X, Y e Z.
Confesso que eu também achava isso bem confuso no início, mas é até bem simples. Vamos usar um arquivo como exemplo e analisar uma de suas linhas.
Observe que temos o seguinte valor: 20,10,2.961. Aqui na verdade temos três valores separados por vírgula, sendo que eles obedecem a sequência X, Y e Z, ou seja, o que temos de informação aqui é:
- X= 20
- Y= 10
- Z= 2.961
Fazendo sua correta leitura seria que este ponto está a uma distância do ponto de origem do levantamento de 20 metros no eixo X, 10 metros no Eixo Y e a uma altura de 2.961 metros no eixo Z.
Cada uma dessas linhas representa um ponto, porém o Revit necessita que a sua formatação seja exatamente essa. O primeiro valor representa X, o segundo valor representa Y e o terceiro valor representa Z, sendo que todos eles devem ser separados por vírgula.
Outro detalhe é que a extensão do arquivo deve ser obrigatoriamente .CSV (Comma Separated Value – Valores separados por Vírgula) ou TXT (Documento de texto).
Criar terreno com arquivo de pontos – CSV ou TXT
Dentro do Revit o primeiro passo é ir até a vista do Terreno. Você vai notar que nesta vista os ícones de Ponto de levantamento topográfico e Ponto base do projeto estão bem no centro da tela.
Se quiser saber mais sobre o Ponto de levantamento topográfico e o Ponto base do projeto, vou deixar duas publicações onde explico em detalhes estes e outros importantes recursos para se trabalhar com terrenos.
GUIA BÁSICO – COORDENADAS NO REVIT
COORDENADAS NO REVIT X ARQUIVOS TOPOGRÁFICOS DO AUTOCAD
Caso você esqueça de alterar a vista para Terreno e tente criar o terreno em qualquer outra vista será exibida uma mensagem no canto da dela, informando que não é possível visualizar sua topografia, afinal temos uma vista configurada especificamente para isso.
Selecionada a vista correta devemos ir até a aba Massa e terreno e no painel Modelar Terreno clicar em Superfície topográfica.
Ao clicar e Superfície topográfica o Revit irá entrar no modo de edição, habilitando a aba Modificar | Editar superfície. Aqui você deve localizar o botão Criar da importação.
Ao clicar em Criar da importação devemos selecionar a opção Especificar arquivo de pontos.
Será exibida uma janela para para você selecionar o arquivo. Lembre-se de no campo Arquivo do tipo selecionar a extensão correta do seu arquivo (.CSV ou .TXT).
Selecionado o arquivo, basta clicar em Abrir. Será exibida a janela Formatar, onde você deve selecionar a unidade do arquivo que você está carregando.
Caso necessário, altere a unidade e ao finalizar clique em Ok. Observe que imediatamente podemos visualizar todos os pontos do terreno e uma superfície topográfica representando o terreno, com base as coordenadas obtidas no arquivo.
Para uma melhor visualização, você pode acessar a vista 3D.
Apesar de já ser possível visualizar o terreno, observe que ainda estamos no modo de criação. Você pode conferir isso observando que a aba Modificar | Editar superfície ainda esta ativa.
A ideia aqui é que, caso necessário, você faça alguns ajustes na malha. Caso esteja tudo ok basta ir até o painel Superfície e clicar em confirmar.
Prontinho! Terreno criado, de forma simples e rápida.
Apesar de ser muito simples, sabemos que nem tudo são flores, principalmente quando o arquivo de pontos não vem devidamente formatado. Então vou mostrar um outro arquivo onde precisamos fazer os devidos ajustes.
Corrigindo arquivo de pontos
Em muitos casos, recebemos os arquivos que contém as informações necessárias, porém não com a formatação que precisamos. Observe que mesmo um arquivo possuindo a extensão .CSV, ao abrir o arquivo, as coordenadas não estão separadas por vírgula.
Corrigir este tipo de arquivo manualmente também é um problema, principalmente pela quantidade de pontos. Note que na coluna a esquerda podemos conferir que o arquivo tem mais de 66 mil pontos!
O processo para corrigir um arquivo de pontos é bem simples, porém o primeiro passo é abrir o arquivo no Bloco de notas. Você pode fazer isso de duas formas: Abrir um Bloco de notas e na guia Arquivo ir até o campo Abrir e localizar o arquivo.
Se o arquivo for um .TXT o bloco de notas vai reconhecer imediatamente, porém se a extensão for .CSV você precisa ir até o campo a direita e selecionar Todos os arquivos, assim o Bloco de notas conseguirá abrir o arquivo.
Observe que os valores estão lado a lado, porém separados por “ponto-e-vírgula”, sendo que o Revit precisa dos valores separados por vírgula.
Apesar de ser um programa muito simples o Bloco de notas tem um recurso para corrigir isso. Vá até a guia Editar e clique em Substituir.
Na janela Substituir, no campo Localizar coloque a informação que deseja que seja alterada, no caso “ponto-e-vírgula” e no campo Substituir por coloque a “vírgula”.
Pode fechar a janela Substituir e conferir o resultado. Não esqueça de salvar o Arquivo.
Agora é só carregar o arquivo no seu projeto. O processo é o mesmo. Vá para a vista Terreno e na aba Massa e terreno clique em Superfície topográfica.
Em seguida na aba Modificar | Editar superfície, no campo Criar da importação clique em Especificar arquivos de pontos.
Localize o arquivo que você acabou de corrigir e clique em Abrir. Não se esqueça de no campo Arquivo do tipo alterar para Texto delimitado por vírgula!
Em Formatar selecione a unidade do arquivo e clique em Ok.
Pronto! Terreno criado com sucesso!
Agora basta finalizar a criação da superfície clicando em Concluir.
Com isso temos o nosso terreno criado por pontos!
CONCLUSÃO
A criação terreno com arquivo de pontos é extremamente simples, porém alguns arquivos precisam de pequenos ajustes para que o Revit consiga ler suas informações corretamente.
Tem alguma dúvida no processo de criação de terreno com arquivo de pontos ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!