O duplo clique do mouse no Revit pode se tornar um problema em alguns momentos, afinal quem nunca abriu o editor de famílias por acidente? Para evitar essa e outras pequenas dores de cabeça, você pode personalizar o duplo clique! Aprenda agora!
Se tem algo que faz você perder todo o seu ritmo de trabalho é abrir o editor de famílias ao clicar acidentalmente duas vezes em uma família. Além do incomodo, ainda temos que tomar cuidado para não alterar nada por acidente.
A ideia do Revit é agilizar o processo de trabalho, mas é aquela história, quem muito ajuda uma hora começa a atrapalhar. Porém é possível fazer alguns ajustes para evitar este tipo de problema.
CONFIGURAR O DUPLO CLIQUE DO MOUSE
Para configurar o duplo clique do mouse vá até a aba Arquivo e no canto inferior direito clique em Opções.
Na janela opções você deve selecionar o campo Interface do usuário.
Dentro do campo Configurar temos a Opções de clique duplo, clique em Personalizar.
Agora estamos onde queríamos, na janela Personalizar as configurações de cliques duplos. Aqui podemos definir o duplo clique para uma série de situações.
Temos aqui basicamente duas colunas, onde a primeira apresenta o Tipo de elemento que é afetado pelo duplo clique, já na coluna Ação de clique duplo escolhemos o que deve acontecer com o respectivo objeto quando recebe um duplo clique. Apesar de simples, vou apresentar cada um dos campos.
FAMÍLIA
O campo família controla o duplo clique em qualquer família, onde temos três opções:
- Não fazer nada – desativa o duplo clique.
- Editar família – abre o arquivo da família selecionada.
- Editar tipo – abre a janela Editar tipo da família.
Lembrando que temos três tipos de famílias: Carregáveis, De sistema e modeladas no local. Se você ainda faz confusão com estes três tipos de famílias, vou deixar um link onde explico com detalhes as diferenças entre elas:
De acordo com o tipo de família podemos ter resultados diferentes. Na configuração padrão (Editar família), ao clicar duas vezes sobre uma famílias de sistema, como pisos ou paredes, o modo de edição de perfil é ativado.
Ao fazer isso em uma família Modelada no local, temos acesso as ferramentas de edição da família.
Já em famílias carregáveis, como uma porta, o arquivo da família da porta é aberto.
Geralmente nenhuma das opções acima é a desejada, afinal podemos simplesmente selecionar a respectiva família e na aba Modificar selecionar a opção adequada para fazer sua edição, sem a necessidade do duplo clique.
Então ao invés da opção Editar família podemos alterar para Editar tipo, que abre o Editor de tipos da família, ou definir como Não fazer nada, eliminando de vez este problema.
ELEMENTO DESENHADO
Elemento desenhado se refere a qualquer elemento que tenha sido criada com base no modo de croqui, utilizando a ferramentas de desenho.
Aqui temos uma lista imensa, como pisos, forros, lajes, nuvem de revisão, etc. de forma que, quando você clica duas vezes sobre este tipo de elemento, o modo de edição é aberto permitindo sua edição. Aqui temos três opções:
- Não fazer nada – desativa o duplo clique.
- Editar tipo – abre a janela Editar tipo da família.
- Editar elemento – abre o modo de desenho para a edição do elemento.
Assim como em famílias, podemos configurar para não fazer nada, afinal podemos acessar o modo de edição pela aba Modificar.
VISTAS INTERNAS / TABELAS EM FOLHAS
Quando inserimos vistas ou tabelas em uma folha é possível fazer ajustes diretamente na folha, para isso basta dar dois cliques sobre qualquer um deles.
Ao clicar duas vezes sobre uma tabela você é direcionado para a tabela, onde pode fazer os ajustes que julgar necessários.
Já em uma vista você permanece na folha, mas as ferramentas da Barra de controle de vistas são exibidas, de forma que você pode fazer qualquer ajuste que for necessário.
Para estas configurações a janela Personalizar as configurações de cliques duplos oferece apenas duas opções:
- Ativar vista – abre a vista para edição ou abre a tabela.
- Não fazer nada – desativa o duplo clique.
Particularmente recomendo que a opção Ativar vista fique selecionada, uma vez que fazer edições em vistas ou tabelas é extremamente prático!
VISTAS EXTERNAS EM FOLHAS
Confesso que Vistas externas em folhas é a opção mais confusa. O contexto é o seguinte, ao inserir uma vista em uma folha, você pode clicar duas vezes para acessar as ferramentas da Barra de controle de vistas.
Ao finalizar as alterações basta clicar duas vezes fora da área da vista correspondente. Porém na janela Personalizar as configurações de cliques duplos, você pode desabilitar esta funcionalidade, o que eu acho uma péssima ideia.
Digo isso devido a forma de sair deste modo de edição não ser algo óbvio, mas sim acessível apenas clicando com o botão direito e selecionando a opção Desativar vista, o que não é nada intuitivo.
As configurações oferecem apenas duas opções:
- Não fazer nada – desativa o duplo clique.
- Desativar vista – permite desabilitar a vista ativada com o duplo clique.
Recomendo fortemente não fazer alterações neste campo, mantendo a opção Desativar vista habilitada!
MONTAGEM
A ferramenta montagem permite que um conjunto de elementos seja organizado como uma “montagem” que passa a ser identificado de forma independente do restante do projeto.
Não conhece a ferramenta montagem? Vou deixar um link onde detalho todas as funcionalidades da ferramenta:
Este processo deixa os elementos que fazem parte da montagem se comportando como um bloco, isto é, ao selecionar qualquer elemento a montagem inteira é selecionada.
Para fazer alterações na montagem, basta selecioná-la e no painel Modificar | Montagens e clicar em Editar montagem, ou, (pra variar) clicar duas vezes sobre a montagem.
Também é possível configurar o duplo clique do mouse para montagens, onde temos as opções:
- Não fazer nada – desativa o duplo clique.
- Editar tipo – abre a janela Editar tipo da família.
- Editar elemento – abre a montagem permitindo incluir ou remover elementos da montagem.
Acredito que a opção Não fazer nada, seja a mais adequada, afinal, se quiser fazer alguma alteração na montagem, basta selecionar e clicar em Editar montagem, na aba Modificar.
GRUPOS
A ferramenta grupos permite selecionar um conjunto de elementos do seu projeto e agrupá-los, facilitando a organização do seu projeto.
Assim como famílias e montagens, para fazer edições nos grupos, basta selecionar o grupo desejado e na aba Montagem clicar em Editar grupo. Mas como você já imagina, o duplo clique também abre o modo de edição.
Claro que também podemos configurar o duplo clique, para evitar que isso aconteça.
- Não fazer nada – desativa o duplo clique.
- Editar tipo – abre a janela Editar tipo da família.
- Editar elemento – abre o grupo permitindo incluir ou remover elementos da montagem.
A opção Não fazer nada também é a mais recomendada, afinal quando for necessário editar o grupo, basta selecionar o grupo, ir na aba Modificar e clicar em Editar grupo.
ESCADAS
Por fim temos escadas, que apesar de se mostrar como uma família simples o que temos na verdade é uma família aninhada, com vários elementos como lances, patamares, vigas de suporte, etc.
Se quiser saber mais sobre escadas, fiz uma publicação completa sobre o tema, vou deixar o link abaixo:
Devido os diversos componentes de uma escada, o Revit também habilita a função duplo clique, que permite acessar o modo de edição da escada.
Assim como as demais opções, também é possível configurar o duplo clique em escadas, onde temos as opções:
- Não fazer nada – desativa o duplo clique.
- Editar elemento – habilita o modo de edição da escada.
Neste caso também recomendo a opção Não fazer nada, afinal, este painel pode ser acessado simplesmente selecionando a escada, indo até a aba Modificar e clicar em Editar escadas.
BONUS – ARRASTAR OBJETOS
Algo relacionado ao uso do mouse que não é necessariamente um duplo clique, é a possibilidade de selecionar e mover um objeto, “arrastando” ele para outra posição.
Isso acontece porque a opção Arrastar os elementos na seleção esta ativada. O que pode gerar pequenos acidentes, como reposicionar acidentalmente os elementos do seu projeto.
Esta opção pode ser acessada de duas formas, No painel Selecionar (acima a esquerda), no menu inferior.
Ou no canto inferior direito da tela, no menu Ferramentas de seleção.
Este painel controla os modos de seleção dos elementos do seu projeto, então se quiser saber mais sobre todas estas opções basta acessar o link abaixo:
FERRAMENTAS DE SELEÇÃO NO REVIT
Aqui temos a opção Arrastar elementos na seleção, que pode ser desabilitada simplesmente dando um clique sobre ela.
Pronto! Com isso você não vai mais arrastar acidentalmente os objetos do seu projeto, de forma que apenas com a ferramenta mover os objetos podem ser deslocados da posição original.
CONCLUSÃO
A configuração do duplo clique do mouse pode evitar uma série de pequenos acidentes, que podem ser pequenos inconvenientes ou mesmo acidentes mais sérios, como alterar acidentalmente algum elemento importante do seu projeto.
Tem alguma dúvida sobre como criar configurar o duplo clique ou alguma outra sugestão?
Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!