Inserir módulos no Promob é um processo muito simples, porém é fundamental entender a organização da janela de Módulos e suas principais ferramentas. Aprenda agora!
Sem dúvida uma coisa que chama a atenção no Promob é a facilidade que temos para inserir os módulos dentro do nosso projeto. Com um simples “arrasta e solta” podemos adicionar qualquer módulo de forma muito intuitiva e rápida.
A biblioteca de módulos que o Promob oferece é gigantesca, desta forma é fácil ficar “perdido” procurando um tipo específico de módulo. Para evitar este tipo de problema é fundamental entender a organização da janela de módulos do Promob.
Organização da janela módulos
A organização da janela de módulos é feita através de abas que podem ter até três subníveis, que inicialmente temos as Bibliotecas de módulos, que são subdivididos em Famílias e em alguns casos temos um último nível que organiza as diferentes Subfamílias disponíveis.
Devido a grande quantidade parceiros e fornecedores, temos um volume bem grande de abas. Observe que a primeira linha de abas não cabe na parte superior da tela, sendo necessário usar a seta no lado direito da linha para acessar as demais abas.
Mas para não ter essa trabalheira toda basta ir bem no início da linha de Bibliotecas e clicar na seta para baixo, assim é possível ter acesso a uma lista completa de todas as Famílias de módulos disponíveis.
Agora você consegue ter uma ideia da quantidade imensa de Bibliotecas disponíveis.
Ao selecionar uma Biblioteca, imediatamente serão exibidos os módulos disponíveis. Vou usar a categoria cozinha como exemplo. Dentro da Biblioteca Cozinha temos uma série de abas organizando os diferentes Famílias de módulos que podem ser utilizados.
Por fim, dentre de cada aba de Família de módulo, na parte inferior temos abas que organizam por Subfamílias.
Digamos que eu precise de um módulo de Cozinha, para ser inserido em uma ilha e que seja um gaveteiro. Clicando nas abas eu tenho acesso as opções que o Promob me oferece.
Mesmo com toda essa organização as vezes queremos um módulo específico e não sabemos em qual categoria ele esta, desta forma podemos recorrer a ferramenta de localização de módulos.
Buscar módulos com Localizar rápido
Caso não encontre um módulo em específico, você pode utilizar a ferramenta Buscar rápido, que fica dentro da aba Módulo, no canto inferior da janela.
Clicando no ícone, temos acesso a janela Localizar rápido, que é bem simples, onde logo no topo temos um campo chamado Pesquisar por, onde podemos digitar o nome do módulo que você está procurando.
Digamos que eu esteja procurando uma torneira. Observe que eu não tenho uma biblioteca chamada “Torneiras”, então basta usar digitar no campo Pesquisar por para que o próprio Promob se encarregue de encontrar a torneira para você.
Ao fazer a busca serão exibidas algumas pastas com torneiras ou itens relacionados a torneiras.
Todas as bibliotecas que contém alguma família de Torneira serão exibidas. Ao lado do ícone da pasta (Biblioteca), temos o caminho para conseguir encontrar a torneira.
Mas basta você clicar sobre a torneira desejada que imediatamente a aba é exibida na janela de módulos. Aí basta fechar a janela e arrastar a torneira desejada para o seu projeto.
Agora que entendemos como são organizados os módulos e como fazer buscas, vamos entender o processo de inserção de módulos no projeto.
Inserindo módulos no projeto
Um aspecto fundamental para inserir um módulo em um projeto dentro do Promob é entender o sistema de plano de inserção, que nada mais é do que o plano de trabalho, que é exibido na cor amarelo.
Se você ainda tem dúvidas sobre como trabalhar ou editar o plano de trabalho no Promob, vou deixar o link de uma publicação completa sobre o assunto.
Para inserir um módulo no projeto o jeito mais simples e selecionar o módulo desejado, manter o botão do mouse pressionado, arrastar até o local desejado. Antes de soltar, se você aguardar alguns segundos, será exibido uma caixa em verde e as cotas auxiliares.
Não se preocupe em posicionar o módulo no local exato, isso pode ser corrigido posteriormente selecionando o módulo e ajustando as distâncias no painel de Propriedades, campo
Também é possível inserir um módulo clicando duas vezes sobre ele, porém precisamos deixar o plano de inserção ativado, como por exemplo uma parede. O problema aqui é que o módulo será inserido no lugar onde a “caixa verde” é exibida.
O problema aqui é que não conseguimos escolher com precisão onde a caixa verde fica. O máximo que conseguimos é usar uma das réguas da parede e definir um lado (esquerdo ou direito)
Mas caso sua parede ou plano de trabalho já tenha um ou mais módulos inseridos, você pode selecionar o módulo que a caixa é exibida logo ao lado do módulo, desta forma ao clicar duas vezes sobre um novo módulo, ele é inserido alinhado em relação ao módulo existente.
Se você não gosta deste “cubo verde” aparecendo, é possível desativar ele. Basta ir até a barra de status (menu inferior direito) e no campo Mostrar desabilitar a opção Posição de inserção.
Porém, caso você desabilite a opção Posição de inserção não será mais possível adicionar módulos ao seu projeto usando o atalho do duplo clique, pois será exibido o alerta: Não é possível inserir o módulo.
Orientação da inserção do módulo
Antes de inserir um módulo em uma superfície é possível definir o seu alinhamento. Para alterar a orientação de um módulo você deve ir ao menu superior e clicar na opção Inserir.
Cada opção cuida de um aspecto ao inserir um módulo no seu projeto, vamos entender as possibilidades.
DIREÇÃO DE INSERÇÃO – Permite definir se o módulo será inserido a esquerda ou a direita.
É um ajuste simples, que também pode ser realizado clicando sobre a superfície que você deseja inserir o módulo.
ALINHAMENTO – Permite definir como o módulo será alinhado em relação a superfície selecionada.
Uma boa referência para o uso dessa opção é usar as Réguas presentes em uma parede. Com a opção Alinhamento você pode definir se o módulo será inserido acima ou abaixo da régua.
ORIENTAÇÃO DE INSERÇÃO – esta opção permite “girar” o módulo, alterando a forma como ele é associado a uma superfície.
Usando uma prateleira é possível compreender melhor o impacto que a opção Orientação proporciona.
Inserção diferenciada
Alguns módulos possuem opções de inserção diferenciada, como por exemplo as portas deslizantes e módulos que podem ser editados pelo Construtor de armários. Para identificá-los basta observar se há um ícone no canto superior esquerdo do módulo.
Conclusão
Os módulos são o carro chefe quando o assunto é Promob portanto é fundamental que você tenha total domínio desta janela de ferramentas e seus principais recursos.
Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com módulos no Promob ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!