AutoCAD 3D – Seleção de subobjetos

AutoCAD 3D – subobjetos são as partes individuais que compõem um objeto, como vértices, arestas e faces, que podem ser editas e personalizadas. Aprenda agora!

No AutoCAD 3D podemos modelar as mais variadas formas geométricas dentro do nosso projeto, que independente da sua complexidade, são compostas basicamente de arestas, vértices e faces.

autocad-3d-subobjetos

No processo de modelagem 3D no AutoCAD é fundamental que você consiga selecionar de forma precisa os subobjetos da sua geometria, de forma a permitir maior flexibilidade e velocidade de edição das geometrias.

Pensando nisso o AutoCAD disponibiliza ferramentas de filtro e alguns atalhos que podemos utilizar neste processo. Vamos conhecer estes recursos agora.

AutoCAD 3D – Seleção de subobjetos

O processo de seleção de objetos no AutoCAD 3D é o mesmo que no AutoCAD 2D, porém, quando falamos de 3D os objetos são mais complexos, sendo compostos por vértices (vertex), arestas (edges) e faces (face).

autocad-3d-subobjetos

Para selecionar um objeto no AutoCAD basta clicar sobre ele que o mesmo é imediatamente selecionado. Já para selecionar um subobjeto temos algumas formas. A primeira é ir até a aba Home e no painel Selection acessar a ferramenta Filter.

autocad-3d-subobjetos

Por padrão, a ferramenta Filter está configurada como No filter (sem filtro), ou seja, ao clicar em um objeto 3D ele é selecionado por inteiro. Mas se você clicar na seta o menu é expandido e podemos acessar todas as opções.

autocad-3d-subobjetos

Vamos conferir o que cada opção faz.

Selection Filter – Vertex (vértices)

A opção selection vertex seleciona apenas os vértices da geometria, ignorando os demais subobjetos.

autocad-3d-subobjetos

Selection Filter – Edge (arestas)

A opção selection edge seleciona apenas as arestas da geometria, ignorando os demais subobjetos.

autocad-3d-subobjetos

Selection Filter – Faces (face)

A opção selection faceseleciona apenas as faces da geometria, ignorando os demais subobjetos.

autocad-3d-subobjetos

Selection filter – Solid History

No AutoCAD 3D temos podemos executar operações booleanas, que permitem que você possa unir, subtrair ou interseccionar geometrias.

autocad-3d-subobjetos

Uma operação booleana é um processo de combinação entre duas ou mais geometrias para a criação de uma nova geometria, porém é possível ativar um modo de histórico, onde a nova geometria “se lembra” de como ela era antes da operação booleana.

Não sei se entendi direito…

Vamos usar o cubo e a esfera como exemplo, ao subtrair a esfera do cubo temos uma cavidade com o formato da esfera, porém a esfera não existe mais. Porém é possível fazer o AutoCAD “se lembrar” da esfera, de forma que ela pode ser selecionada e alterada.

autocad-3d-subobjetos

Para isso é preciso que antes de realizar uma operação booleana você selecione a geometria e no painel de Propriedades, no campo History você ative a opção Record (recordar, lembrar).

autocad-3d-subobjetos

Após ativar o modo Record e efetuar a operação de subtração, ficamos apenas com a cavidade da esfera na parte que estava interseccionada ao cubo.

autocad-3d-subobjetos

Certo, mas como eu seleciono a esfera “perdida”?

É aí que entra a ferramenta Solid History. Com a Solid History ativada, vá com o mouse sobre o local onde a operação booleana foi ativada e clique que a esfera será selecionada.

autocad-3d-subobjetos

Certo, mas o que eu ganho conseguindo selecionar essa geometria “fantasma”?

Conseguindo selecionar a geometria “fantasma” você pode realizar alterações na geometria, tanto de dimensões como de posicionamento.

autocad-3d-subobjetos

Este é um recurso extremamente útil quando precisamos fazer revisões no projeto, atualizando ou removendo elementos que já foram interseccionados a sua geometria.

Selection filter – Drawing View component

A ferramenta Drawing View component permite selecionar elementos dentro de uma Drawing View, o problema é que após efetuar a seleção nenhum recurso de edição é exibido.

autocad-3d-subobjeto

Como assim?

Não sei se foi um bug ou algo do tipo, mas não encontrei uma aplicação prática para este recurso. De qualquer forma vou explicar como ele funciona.

Quando trabalhamos com um modelo 3D é possível gerar “vistas automáticas” deste modelo, para isso precisamos estar em um Layout.

autocad-3d-subobjeto

Em seguida basta ir até a aba Home e no painel View clicar na ferramenta Base. Dentro dela selecione a opção From Model Space.

autocad-3d-subobjeto

Pode ser que o AutoCAD peça para instalar a extensão Inventor Interoperability, basta concordar e aguardar a instalação que a ferramenta ficará disponível para uso.

autocad-3d-subobjeto

Importante!! Aqui vou explicar de forma muito resumida como a ferramenta funciona, posteriormente vou compartilhar um artigo mais detalhado desta ferramenta.

A opção From model space vai ativar a aba Drawing View Creation, onde podemos definir como as vistas do modelo 3D serão criadas.

autocad-3d-subobjeto

Em seguida basta clicar na sua folha para inserir a vista principal e depois ir gerando as vistas secundárias conforme a sua necessidade.

autocad-3d-subobjeto

Agora que temos um desenho podemos conferir a opção de filtro de seleção Drawing View Component.

autocad-3d-subobjeto

Quando criamos as vistas com From Model Space não importa se os objetos estão agrupados ou não, absolutamente todos os elementos presentes na vista 3D são carregados nas vistas.

No caso dos elementos não agrupados a Ferramenta Drawing View Component permite que eles sejam selecionados dentro da vista gerada.

autocad-3d-subobjeto

Agora vem o “problema” que citei no início. Depois que o elemento é selecionado não temos nenhuma opção de edição disponível, de forma que não encontrei nenhum benefício em fazer este tipo de seleção.

Não sei se é algum bug ou algo do tipo, caso eu encontre algo atualizarei aqui no artigo.

Seleção de subobjetos – atalhos

Para agilizar o processo de seleção de subobjetos você pode utilizar alguns atalhos, que agilizam muito o processo de trabalho:

  • No filter (sem filtro) – Shift + F1
  • Vertex (vértice) – Shift + F2
  • Edge (arestas) – Shift + F3
  • Face (Faces) – Shift + F4
  • Solid History (histórico) – Shift + F5

Seleção de objetos – Culling

A ferramenta Culling permite determinar se ao realizar uma seleção, os subobjetos que estão “atrás “nas costas”da geometria serão selecionados.

autocad-3d-subobjetos

A opção Culling não demanda de configurações, ou ela está ativada ou não está. Quando ativada a seleção ignora subobjetos fora do seu campo de visão, porém ao desativá-la, todos os subobjetos são selecionados.

autocad-3d-subobjetos

Conclusão

A seleção de subobjetos no AutoCAD 3D permite que elementos como vértices, arestas e faces sejam modificadas e personalizadas de forma simples e rápida!

Tem alguma dúvida sobre como trabalhar seleção de subobjetos no AutoCAD 3D ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Apoie o QualifiCAD!

Se este conteúdo foi útil para você, considere apoiar o projeto!
Toda contribuição ajuda a manter o site gratuito, sem anúncios, e a levar mais conhecimento a todos.

Escaneie o QR Code abaixo ou Envie um Pix para apoiar o QualifiCAD!

💚 Apoie o QualifiCAD! 💚
QR Code
Este site existe graças ao apoio de leitores como você!

📲 Siga o QualifiCAD nas redes sociais e acompanhe nossas atualizações:

Ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Pinterest Ícone do LinkedIn

QualifiCAD no WhatsApp! Faça parte da comunidade!
WhatsApp Comunidade

💬 Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa! Sua opinião é importante!!

Deixe um comentário