Trabalhar com splines permite que você possa criar linhas com formatos sinuosos, sem perder a precisão do seu projeto, se mostrando como um recurso incrível que poucos profissionais usam no seu dia a dia. Aprenda agora!
Quando usamos o AutoCAD a nossa principal preocupação é a precisão do nosso projeto, onde geralmente utilizamos linhas retas, arcos e círculos. Porém em alguns momentos precisamos de linhas mais sinuosas, com um aspecto mais orgânico. Neste momento que entra a ferramenta Spline, mas antes vamos entender o que é uma spline?
O QUE SÃO SPLINES?
Splines são linhas curvas denominadas B-splines não uniformes e racionais (NURBS – Non Uniform Rational Basis Spline), onde por mais que seu formato pareça totalmente “livre”, ela é uma representação matemática que pode ser reproduzida a qualquer momento, ou seja, ela tem um critério sim, porém matemático.
A manipulação de uma spline se da através de pontos de controle, que no momento em que um ponto de controle é alterado, todos os demais pontos são impactados. Pense em uma fórmula matemática onde você alterou um valor qualquer.
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Mas e no AutoCAD? No AutoCAD temos duas ferramentas para a criação de Splines, onde vamos entender como cada uma funciona.
SPLINE FIT
A ferramenta Spline Fit esta localizada na aba Home, no submenu do painel Draw.
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Ao clicar na ferramenta, já é possível criar uma spline. O recomendado é que a função Ortho (F8) fique desligada, já que a proposta da ferramenta é um desenho mais solto.
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Não tem muito segredo na hora de desenhar com a ferramenta spline. Efetue o primeiro clique na área de trabalho. Ao efetuar o segundo clique já é possível notar a curvatura da linha.
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Ao finalizar o desenho basta pressionar Enter. Selecione a spline que você acabou de criar e observe que exatamente nos pontos onde você clicou apareceram grips (quadradinhos azuis). O segredo das splines está justamente neles, onde é possível fazer a manipulação da spline, corrigindo e ajustando a spline conforme sua necessidade.
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Todos os grips são multifuncionais. (Não sabe o que é um grip multifuncional? fiz uma publicação sobre isso CLIQUE AQUI E CONFIRA! Desta forma você tem acesso a diversos recursos incluindo a adicionar e remover grips, permitindo um ajuste muito fino da spline.
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SPLINE CV (CONTROL VERTICES)
A ferramenta Spline Fit esta localizada na aba Home, no submenu do painel Draw.
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O processo de criação da Spline CV é o mesmo da Spline Fit. Ao clicar na ferramenta, já é possível criar uma spline. O recomendado é que a função Ortho (F8) fique desligada, já que a proposta da ferramenta é um desenho mais solto.
Durante o processo de criação da Spline CV já é possível notar a diferença entre a Spline Fit. A spline não fica encostada nos grips, permitindo um desenho muito mais suave. Pressione enter quando finalizar e em seguida selecione a Spline.
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Todos os grips também são multifuncionais. Além das opções de editar, inserir e remover grips é possível refinar os vértices, onde a curvatura do vértice é preservada e o grips é dividido em dois, ficando mais próximo da spline e permitindo uma edição mais fina.
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Como a Spline CV tem um processo de construção diferente da Spline Fit temos alguns recursos diferentes para a edição dos grips multifuncionais.
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EDITANDO SPLINES
Observe que temos um botão próximo ao primeiro grip, clicando neste botão temos duas opções: Fit e Control Vertices.
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Desta forma, independente do tipo de Spline que você criou é possível alterar entre ambos os tipos, permitindo assim uma edição muito mais flexível, onde quando precisar de uma edição mais “agressiva” pode usar o Spline Fit e quando precisar de uma edição mais suave, pode alterar para Spline CV.
Existem alguns recursos embutidos no processo de criação das Splines, onde basta ativar a ferramenta e observar a linha de comando.
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Resumindo temos três opções sendo:
Method: permite escolher entre Spline Fit e Spline CV;
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Knots: Permite escolher o método matemático para a criação da Spline;
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Object: Aqui cabe uma explicação. A ferramenta Pedit permite fazer edições em Polylines e uma dessas edições é justamente converter uma polyline em Spline. Porém a conversão não fica 100%, onde usamos o recurso Object da ferramenta Spline pra terminar de suavizar a linha.
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Além destas opções que podem ser executadas durante a criação das splines é possível utilizar a ferramenta Edit Spline. Para ativar esta ferramenta basta ir até a aba Home, painel Modify e no submenu encontrará a ferramenta Edit Spline ou digite SPE e pressione Enter.
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Temos um pequeno leque de opções ampliando ainda mais nossas possibilidades, onde a maioria das opções acaba sendo muito específica, desta forma vou apresentar apenas um resumo das funcionalidades:
- Close: Fecha a Spline conectando o grip inicial com o grip final.
- Join: Pèrmite unir duas ou mais splines.
- Fit Data: Abre um leque de opções para a edição dos FIT grips.
- Edit Vertex: Abre um leque de opções para a edição dos CV grips.
- Convert to Polyline: converte a spline em uma polyline.
- Reverse: Inverte o sentido do texto (para linetypes com texto).
- Undo: Desfaz as ações anteriores.
As splines também são amplamente utilizadas no 3D por ser possível gerar formas nos eixos X, Y e Z, porém isso ficará para futuras publicações.
Espero que os recursos acima permitam que você possa utilizar a ferramenta spline de maneira muito mais completa em seus projetos, ampliando o seu leque de possibilidades.
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Parabéns pelo tutorial, muito bem montado e didático… Me ajudou muito. ?
Parabéns pelo tutorial, muito bem montado e didático… Me ajudou muito!
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