Inference Points – Pontos magnéticos no Sketchup

Inference Points – pontos magnéticos no Sketchup. aprenda o que são esses “pontinhos coloridos” que aparecem no seu projeto e como agilizar o seu trabalho com eles. Aprenda agora!

Conforme você cria ou modifica objetos o Sketchup está a todo momento tentado lhe ajudar. Uma das formas que o Sketchup adota é o uso dos Inference points. Vamos entender quais são e como podemos tirar proveito deles.

O QUE SÃO INFERENCE POINTS?

Os inference points são pontos estratégicos que aparecem nas geometrias que modelamos no Sketchup. eu costumo chamá-los de pontos magnéticos. O objetivo destes pontos é que sempre que o cursor do mouse se aproximar destes pontos ele entende que seu objetivo é clicar no respectivo ponto, desta forma o cursor é “atraído” por ele.

Inference-points

A grande vantagem é a certeza de que o cursor do mouse está exatamente posicionado nestes pontos, garantido a precisão da ação ou edição que você está realizando. Imagine ter que clicar exatamente na extremidade de uma linha. Que garantia você tem que o seu clique foi preciso? Com o Inference point você não precisa se preocupar. Se ele apareceu você tem certeza de onde está clicando.

Certo mas quais são os tipos de inference points que o Sketchup tem?

Vamos conferir quais são e como ativá-los agora.

TIPOS DE INFERENCE POINT

A primeira coisa que você deve ter em mente é que os inference points só aparecem quando você está criando ou modificando objetos. quaisquer outra ferramenta que você usar não habilitará um inference point. Então para que ele apareça é necessário utilizar alguma ferramenta de criação ou edição.

Vamos analisar quais são os tipos de inference points disponíveis no Sketchup.

ORIGEM (ORIGIN)

O ponto de origem é representado por círculo amarelo e para que ele apareça basta aproximar o mouse da intersecção dos três eixos da área de trabalho. Um excelente recurso quando estamos trabalhando com um sistema de coordenadas.

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EXTREMIDADE (END POINT)

O ponto de extremidade é representado por um circulo verde e para que ele apareça basta aproximar o mouse de qualquer extremidade de linha ou aresta. Observe que basta chegar próximo a uma extremidade que o cursor do mouse é atraído para o local.

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PONTO MEDIANO (MID POINT)

O ponto mediano é representado por um circulo azul (ciano) e para que ele apareça basta aproximar o mouse do centro de qualquer linha ou aresta. Observe que quando você se aproxima do ponto mediano o cursor é atraído para o local.

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NA ARESTA (ON EDGE)

O ponto na aresta é representado por um quadrado vermelho e para que ele apareça basta movimentar o mouse por toda a extensão de qualquer linha ou aresta. Conforme você movimenta o mouse pela linha ou aresta o quadrado vai acompanhando o cursor do mouse, desta forma você tem certeza que o cursor do mouse ainda está sobre a linha ou aresta.

importante lembrar que quando você aproximar o cursor do centro da linha o ponto na aresta será substituído pelo ponto mediano e caso aproxime o cursor de uma extremidade ele será substituído pelo ponto de extremidade.

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NA FACE (ON FACE)

O ponto Na Face é representado por um losango roxo e para que ele apareça basta movimentar o mouse sobre de qualquer face dos objetos presentes no seu projeto.

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INTERSEÇÃO (INTERSECTION)

O ponto de Interseção é representado por um X vermelho e para este inference point cabe uma pequena explicação. O que o Sketchup considera como uma interseção? Se analisarmos o significado da palavra temos:

Interseção é o cruzamento de duas linhas ou superfícies.

No caso de superfícies, o Sketchup considera interseção o cruzamento de duas superfícies. Caso você passe o mouse sobre o cruzamento de duas linhas o inference point que vai aparecer é o de extremidade! Então entendido isso sempre que duas superfícies se interseccionarem o ponto de Interseção irá aparecer.

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Também é possível visualizar o ponto de interseção na interseção de linhas guia.

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AO CENTRO (CENTER)

O ponto Ao centro (center) é representado por um círculo azul (escuro) e para que ele apareça basta aproximar o cursor do mouse do centro de qualquer circunferência ou arco. Geralmente a forma mais simples para que ele apareça é aproximar o mouse da borda de qualquer circunferência.

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PONTO GUIA

O ponto guia é representado por um círculo preto e para que ele apareça basta posicionar o cursor sobre a extremidade de um ponto guia.

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NA LINHA (ON LINE)

O ponto Na linha é representado por um quadrado vermelho e para que ele apareça basta movimentar o cursor do mouse sobre uma linha guia.

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PONTOS NO GRUPO (POINT IN GROUP)

À partir do momento em que os objetos são convertidos em grupos ou componentes ainda podemos acessar seus pontos de inferência (inference points), porém a cor dos pontos passa a ser roxo para todas as situações, além do texto ficar diferente, acrescentando “no grupo” ao final de canta ponto de inferência detectado.

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COMBINANDO PONTOS DE INFERÊNCIA

Além do uso individual dos pontos de inferência já serem um recurso incrível, é possível combinar pontos para obter ainda mais possibilidades. Vamos entender algumas das possibilidades e como tirar proveito delas.

ALINHANDO AOS EIXOS

Os eixos do Sketchup nos norteiam quanto ao alinhamento do nosso projeto e nada mais justo do que nos referenciarmos por ele. Para isso basta que você movimente o cursor na direção dos eixos que uma linha auxiliar se acende na cor do respectivo Eixo (X, Y e Z).

  • Movendo para à direita ou esquerda a linha auxiliar se acende em vermelho (Eixo X).
  • Movendo para frente ou para trás a linha auxiliar se acende em vermelho (Eixo Y).
  • Movendo para cima ou para baixo linha auxiliar se acende em vermelho (Eixo Z).
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DO PONTO (FROM POINT)

Além do alinhamento dos eixos podemos usar os objetos como referência de alinhamento, para isso basta localizarmos um ponto de inferência desejada o mover o cursor na direção do alinhamento que imediatamente uma linha auxiliar é criada, sempre respeitando os eixos X, Y e Z.

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CONSTRANGIDO EM LINHA (THROUGH POINT)

O ponto constrangido em linha permite que você utilize um determinado alinhamento entre dois pontos e é representado por um quadrado vermelho. Para ativá-lo basta que você crie uma linha e ao se aproximar de outro ponto de inferência mantenha o botão Shift pressionado para preservar o alinhamento constrangido.

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LINHAS INCLINADAS

Em alguns casos não podemos recorrer ao eixos, principalmente quando temos linhas inclinadas, pensando nisso o Sketchup disponibiliza alguns recursos como o Paralelo à aresta (Paralell), o Perpendicular à aresta (Perpendicular) e o Perpendicular (Perpendicular).

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PONTOS DE INFERÊNCIA DE SUPERFÍCIE

Também temos pontos de inferência que nos auxiliam na criação de objetos como retângulo e arcos, permitindo obter formas e dimensões muito precisas do nosso projeto.

No caso da ferramenta retângulo é possível criar formas precisamente quadradas ou respeitando a proporção áurea.

Inference-points

Nas ferramentas de criação de arcos é possível identificar quando foi desenhado 1/4 de circulo, semi-circulo e 3/4 de circulo.

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Ufa! Pronto! Aqui estão os pontos de inferência do Sketchup. Acredito que alguns você já conhecia e outros devem ser novidade para você. Então faça bom proveito destes recursos garantindo o máximo de velocidade e precisão em seus projetos!

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8 comentários em “Inference Points – Pontos magnéticos no Sketchup”

  1. Como eu alinho sem ser com as arestas, as x quero alinhar de uma forma bem delicada e n consigo, pois ele alinha com as esquinas, com as pontas ai fica difícil.

    Obrigado!

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  2. Olá, estou com um problema que tenho uma linha um pouco torta mas muito proxima do eixo vermelho (x), porem, quero puxar pra minha linha, não no eixo, e o programa não me deixa, apenas deixa eu puxar a linha no eixo, tem alguma maneira de desativar os eixos ou linhas guias temporariamente apenas pra mim puxar essa linha?

    Responder

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