Usando os atalhos dos snaps

usando os atalhos dos snaps 01

Autor:

Usando os atalhos dos snaps do REVIT você evita cliques em lugares errados, poupando seu tempo e agilizando o seu trabalho! Aprenda agora!

Se tem uma coisa que irrita no REVIT é quando você precisa que um determinado snap fique ativo para você encaixar uma parede ou um detalhe qualquer e isso não acontece. Porém você sabia que é possível ativar um snap “a força” via atalho de teclado?

Mas antes vamos entender o que são esses snaps.

O que são Snaps?

Snaps são pontos de precisão, permitindo que você localize pontos específicos das geometrias como extremidades, pontos medianos, centros, etc.

Outro fator que facilita muito nosso trabalho é o fato de que os snaps tem uma “atração magnética”, ou seja, ao se aproximar o cursor do mouse de um ponto de precisão, o snap acende e atrai o mouse facilitando o clique naquele local.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Isso é ótimo, porém o problema é quando o snap que é ativado não é o snap que você precisa! Isso faz com que você perca muito tempo “chacoalhando” o mouse até o snap correto ser ativado. Pensando nisso o REVIT permite que você escolha o snap que preferir via atalho.

Acessando Snaps via atalho

Existem duas maneiras de acessar o snap desejado. A primeira é via atalho, onde basta digitar o comando para o snap específico, desta forma todos os outros snaps são ignorados e somente aquele que você ativou irá funcionar. Vamos ver quais são os atalhos e o que fazem cada um dos snaps.

Pontos finais (endpoints)

Permite acessar as extremidades das geometrias, para ativá-lo digite SE.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Pontos centrais (midpoint)

Permite acessar os pontos medianos das geometrias, para ativá-lo digite SM.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Mais próximo (nearest)

Permite acessar o ponto mais próximo da geometria, ou seja, por toda sua extensão. Para ativá-lo digite SN.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Eixo do plano de trabalho (Workplane grid)

Assim como no AutoCAD, o REVIT também tem um plano de trabalho demarcado por uma malha (grid), a diferença é que por padrão ele vem desativado, para ativá-lo vá até a aba Arquitetura, painel Plano de Trabalho e clique em Exibir Plano de trabalho.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Observe que o grid é azul com linhas de malha em um tracejado azul escuro.

usando-os-atalhos-dos-snaps

O Snap Plano de trabalho permite que você associe a sua geometria a este plano. Para acessá-lo digite SW.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Quadrantes (quadrant)

Permite acessar os quadrantes de arcos e circunferências. Para ativá-lo digite SQ.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Intersecções (Intersect)

Permite acessar qualquer tipo de intersecção presente no seu projeto. Para ativá-lo digite SI.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Centros (center)

Permite acessar o centro de arcos e circunferências (é o snap mais chato de ativar). Para ativá-lo digite SC.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Perpendicular (Perpendicular)

Permite que você crie objetos com uma relação de perpedicularidade entre si. Para ativá-lo digite SP.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Tangentes (Tangent)

Permite acessar a tangente das geometrias do seu projeto. Para acessá-lo digite ST.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Pontos (Point)

Permite acessar aos pontos do seu projeto, por exemplo os pontos da topografia de um terreno. Para acessá-lo digite SX.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Pronto! Estão apresentados os snaps e seus respectivos atalhos.

Tá, mas como que eu vou memorizar tudo isso? Vai dar muito trabalho.

Calma, da para lembrar da maioria deles usando a lógica. Perceba que todos os atalhos começam com S (Snap) e a segunda letra corresponde a função do snap. Por exemplo, você precisa acessar o snap perpendicular, digite as iniciais SP. Para o snap de centro digite SC, e assim por diante.

Além do que eu avisei no inicio que esta é uma das maneiras. A outra opção é antes de clicar no local desejado clique com o botão direito do mouse e selecione os snaps a partir de uma lista.

usando-os-atalhos-dos-snaps

Agora seus projetos vão ficar muito mais precisos e você não vai chorar igual criança se estressar com snaps “desobedientes” no seu projeto.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Comentários

4 respostas a “Usando os atalhos dos snaps”

  1. Avatar de Bruno Pádua Napoleão do Rêgo
    Bruno Pádua Napoleão do Rêgo

    É possivel utilizar vinculos (IFC ou RVT) como snap?

    1. Avatar de Luis André

      Olá Bruno,

      Que eu saiba sim, teve algum problema com isso?

      Um abraço!

  2. Avatar de DENIS

    Muito bom, o melhor que encontrei ate agora. Parabens.

  3. Avatar de Larissa Macário
    Larissa Macário

    Cara, seus conteúdos são sensacionais! Eu sigo seu site, desde que comecei a usar o AutoCad em 2016. Agora a empresa em que trabalho está migrando para a engenharia em BIM e seu conteúdo está me ajudando a enfrentar essa mudança! Parabéns e muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUIS-ANDRÉ

Sou o Luis André, especialista em softwares de arquitetura.
Há mais de 10 anos ensino de forma gratuita através do QualifiCAD, um projeto independente com mais de 500 artigos, sem anúncios.

Facebook
Instagram
Whatsapp
Linkedin
Pinterest