A ferramenta siga-me do Sketchup permite a criação de geometrias complexas com grande facilidade, porém muitos profissionais não sabem usá-la corretamente. Aprenda agora!
Quem nunca apanhou para cria um rodapé, batente de porta ou mesmo uma taça de vinho? Pois é, com a ferramenta siga-me você pode criar essas e muitas outras formas. Vamos aprender como usá-la!
FERRAMENTA SIGA-ME
A ferramenta siga-me é uma ferramenta de extrusão, onde você consegue converter uma geometria 2D em uma geometria 3D, funcionando de maneira muito parecida com a ferramenta Empurrar/puxar. Porém a diferença é que podemos criar essa nova geometria 3D percorrendo um caminho, gerando assim formas bem complexas. Aqui vamos criar algumas geometrias com essa ferramenta.
Para o uso dessa ferramenta temos dois itens importante, sendo: a forma geométrica (objeto) e o caminho.
Uma regra importante! O caminho determina apenas o formato da geometria, onde o objeto será criado a partir da posição em que está, porém obedecendo o caminho selecionado.
O processo de criação é simples, e permite que seja realizado de duas maneiras, onde vamos explicar cada um deles.
SELECIONANDO O OBJETO E INDICANDO O CAMINHO
Neste processo, você clica na ferramenta Siga-me e seleciona o objeto, que além de ser uma face não pode estar agrupado. Em seguida você passa o mouse sobre o caminho desejado, onde você deve percorrer todo o caminho com o mouse.
Observe que as linhas que a ferramenta Siga-me detecta ficam em vermelho.
SELECIONANDO O CAMINHO E INDICANDO O OBJETO
Neste processo você deve selecionar primeiro o caminho antes de clicar na ferramenta Siga-me. Lembre-se que para conseguir selecionar múltiplos objetos você deve manter o botão Ctlr ou Shift. Após selecionado o caminho basta clicar na ferramenta Siga-me e depois clicar no objeto.
Em ambos os casos o resultado é o mesmo, sendo que você pode usar um ou outro de acordo com a sua necessidade. Agora vamos a algumas dicas para agilizar o processo.
Perímetros muito complexos podem demorar para fazer a seleção ou ocorrerem erros no meio do caminho, sendo assim se você tiver uma superfície pode tem uma maneira simples de resolver isso com um simples truque de seleção. Primeiro você dá dois cliques sobre a face para selecionar tanto a face como as arestas. em seguida mantenha o botão Shift pressionado e clique novamente na face.
Esse processo fará com que a face seja removida da seleção, sobrando apenas o caminho desejado.
Quando você tem um objeto que é um grupo ou componente, sugiro que você redesenhe o caminho por cima do grupo, já que nem sempre desagrupar é a melhor solução.
Apesar dos exemplos se concentrarem em rodapé e sanca, temos diversas outras opções como corrimão, arrendondamento de borda de mesas, etc.
Pronto! Agora você pode criar perfis complexos de forma rápida e simples, dando muito mais destaque aos detalhes do seu projeto.
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!