Como espelhar objetos no Sketchup? É uma dúvida simples mas pode causar alguma dor de cabeça para profissionais iniciantes. Aprende a resolver esse problema agora!
Em algum momento do seu projeto, você vai precisar espelhar ou criar uma cópia espelhada de algum objeto em sua cena, e não temos um botão “espelhar” como é comum em outros softwares que trabalhem com 3D.
Mas não se preocupe, o processo é bem simples. Vamos explorar algumas possibilidades.
ESPELHAR GEOMETRIA COM BASE NOS EIXOS
O Sketchup trabalha com um sistema de coordenadas, onde podemos recorrer aos eixos da sua cena para auxiliar no espelhamento do objeto desejado. Para isso basta selecionar o objeto desejado, clicar com o botão direito e clicar na opção Virar. Observe que você terá 3 opções.
Aqui o processo de espelhamento se dá com base no Eixo que você escolher (Vermelho, verde e azul). Eu confesso que no início eu me confundia bastante neste espelhamento, mas depois que você entende como ele funciona você não esquece mais. vou explicar cada um deles.
Exatamente no ponto de origem da cena, podemos visualizar claramente os eixos do projeto.
Para o processo de espelhamento os eixos vão servir apenas para lhe nortear em que sentido o seu modelo está sendo espelhado. Como exemplo, vou utilizar um sofá. Observe que como ele é um grupo vai ficar mais fácil identificar os planos para o processo de espelhamento.
Observe que a parte da frente do sofá está alinhada com o eixo vermelho. Já a lateral direita está alinhada com o eixo verde. Já para o eixo azul, consideramos a face superior. Vou colorir a as faces de acordo com a cor dos eixos correspondentes.
Agora vamos entender como fazer o espelhamento baseado em cada eixo e o resultado obtido.
VIRAR – VERMELHO DO COMPONENTE
Selecionando o sofá, e clicando com o botão direito eu acesso a opção Virar e escolho a opção no vermelho do componente.
Observe que o espelhamento é feito com base no eixo vermelho (obviamente) porém notamos que o sofá continua de frente, porém, espelhado.
VIRAR – VERDE DO COMPONENTE
Ao repetir o processo, porém utilizando a opção Virar e escolho a opção no verde do componente, o sofá é novamente espelhado, porém agora ele passa a ficar de costas.
VIRAR – AZUL DO COMPONENTE
E por fim, a opção de virar no azul do componente, faz com que o sofá fique de ponta-cabeça.
Resumindo, basta você observar a posição do objeto em relação aos eixos de sua cena.
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
Sou autodidata e tanto o Corel Draw, como o Sketchup tenho apanhado para aprender a operar. Graças a profissionais como vocês é que encontro suporte para dúvidas simples, mas que se tornam complexas, dado à falta de conhecimento em determinadas situações de desenvolvimento de um trabalho. Obrigado pela iniciativa de abordar sobre este assunto, salvou meu trabalho, e até meu dia!
Bom dia
Obrigado pela postagem bem didática, realmente essa função de virar confunde muita gente.
Estou usando o SketchUp Web Free
Estava tentando espelhar uma linha obliqua ou um arco e o menu não aparecia quando clicava com o botão direito.
Notei que essa função não funciona para elementos simples e tive que dividir a reta ou arco em algumas partes e selecionar para aparecer o menu virar e depois o submenu vermelho, verde, azul.
Conseguindo virar dividindo as retas, mas como unir novamente as retas?
Desde ja agradeço um retorno, obrigado.
Antonio
Olá Antônio,
Isso realmente é chato, pois o Sketchup só espelha objetos que tenham mais de uma geometria. Um truque que eu uso é criar um pedacinho de linha para que quando eu selecionar o Sketchup entenda que existe mais de um objeto, então o comando é aceito.
Um abraço!