Trabalhar com Polar Tracking

Trabalhar com Polar Tracking permite que você configure planos auxiliares em ângulos específicos, que você mesmo pode configurar. Aprenda agora!

A ferramenta Polar tracking é um excelente recurso para os momentos em que o seu projeto precisa de linhas em ângulos padrão. Apesar de simples, o ideal é que você configure a ferramenta antes do uso.

trabalhar-com-polar-tracking

Então vamos aprender a configurar esta ferramenta.

Trabalhar com polar Tracking

A ferramenta Polar Tracking está localizada na StatusBar (menu inferior). Você também consegue ativar a ferramenta pressionando a tecla F10.

trabalhar-com-polar-tracking

Observe que ao lado do ícone temos uma seta. Se você clicar sobre ela será exibida uma lista com as opções.

trabalhar-com-polar-tracking

O que são esses números todos?

Esses números são ângulos de incremento polares, que ao você ativar qualquer ferramenta de desenho ou edição será exibida uma linha auxiliar toda vez que você aproximar o mouse desses respectivos ângulos. Observe que a opção que está ativada indica os ângulos 90, 180, 270, 360… que são os pontos cardeais.

trabalhar-com-polar-tracking

Você pode escolher qualquer uma das configurações existentes, então, quando você aproximar o mouse destes ângulos uma linha auxiliar será exibida, facilitando a identificação do ângulo. Claro que um padrão com um intervalo de ângulos muito pequeno pode mais atrapalhar do que ajudar.

trabalhar-com-polar-tracking

Esta linha auxiliar funciona de maneira similar ao comando Ortho (F8), só que obviamente em ângulo. Por exemplo, digamos que você quer criar uma linha a 45°. Basta efetuar o primeiro clique para indicar onde a linha começa e mover o mouse na direção da inclinação desejada.

Quando a linha auxiliar aparecer com a mensagem Polar < 45° basta digitar o comprimento de linha desejado e pressionar enter.

trabalhar-com-polar-tracking

Além das opções disponíveis, você pode criar seu próprio padrão. Para isso clique na seta ao lado do botão Polar Tracking e escolha a opção Tracking Settings.

trabalhar-com-polar-tracking

Ao clicar em Tracking Settings você terá acesso a janela Drafting Settings e na aba Polar Tracking é onde faremos o padrão personalizado.

trabalhar-com-polar-tracking

O primeiro campo indica se a ferramenta Polar Tracking está ativada. O campo que nos interessa é o Polar Angle Settings. A primeira opção que temos é o Increment Angle. Aqui você define “de quanto em quantos” graus será o padrão de polar.

trabalhar-com-polar-tracking

Mas e se nenhum deles resolver o meu problema?

Então você pode ativar a opção Additional angles e clicar em New para criar um padrão personalizado.

trabalhar-com-polar-tracking

Assim que você clicar em New será exibido um campo onde você pode digitar o valor desejado. Como exemplo vou colocar 25. Depois basta clicar em ok para finalizar.

trabalhar-com-polar-tracking

Se você clicar novamente na seta ao lado do botão Polar Tracking verá que o novo padrão de angulo já está disponível.

trabalhar-com-polar-tracking

Observe que você só indica o ângulo inicial, os múltiplos deste ângulo o próprio AutoCAD se encarrega de criar. Lembre-se que você só criou um novo padrão, se você olhar com atenção o padrão ativado ainda é o anterior, então clique sobre o padrão novo para ativar.

trabalhar-com-polar-tracking

Agora é só usar!

trabalhar-com-polar-tracking

Um detalhe importante é que caso você tenha criado um Additional angle (ângulo adicional) ele permanecerá ativo mesmo que você altere para um padrão diferente, então você precisa voltar para a janela Drafting Settings e na aba Polar Tracking desabilitar o campo Additional angle.

trabalhar-com-polar-tracking

Chega de sofrer com ângulos no seu projeto, agora você pode usar o Polar Tracking e resolver este problema.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário