Alterar o valor da cota de nível é um recurso extremamente simples, que poupa o trabalho de mover o projeto inteiro “para cima” ou “para baixo”, porém, nem todo profissional sabe como fazer. Aprenda agora!
Em alguns projetos precisamos trabalhar com a cota de nível da “prefeitura” onde ao invés de você mesmo estabelecer a sua cota zero, o seu projeto é nivelado em relação à cota altimétrica.
Pense da seguinte maneira: você mora em uma subida. A garagem da sua casa é a cota zero do projeto da sua casa, porém a garagem da casa do seu vizinho também é a cota zero do projeto da casa dele e no final da rua (lá em cima) o mercadinho do seu Vicente também tem a cota do térreo como zero.
Como relacionamos todos estes níveis? Simples, trabalhando com a cota altimétrica, que nada mais é do que a marcação de nível ou altitude do terreno de toda uma região em relação ao nível médio do mar.
A região na qual eu moro os valores giram entre 720,00 e 780,00 acima do nível do mar. Esses valores são fornecidos pela prefeitura de sua cidade, geralmente na certidão de propriedade do lote você pode identificá-los.
Mas e se no meu projeto eu precisar trabalhar com essas cotas?
Vamos aprender a fazer essa configuração no Revit sem a necessidade de mover o seu projeto mais de 700 metros para cima.
ALTERAR VALOR DA COTA DE NÍVEL
A primeira coisa é alterar sua visualização para uma planta de piso onde você vai definir a nova cota de nível.
Localize o piso que você irá determinar a nova cota de nível e em seguida vá até a aba Gerenciar e no painel Localização do projeto clique no campo Coordenadas e selecione a opção Especificar coordenada do ponto.
Clique no piso desejado e a janela Especificar coordenadas compartilhadas será exibida.
Basta inserir o novo valor de coordenada no campo Elevação e clicar em Ok.
Aqui temos uma configuração importante para fazer. O Revit já entendeu o novo valor porém você deverá configurar a família de Elevação do ponto e de Nível para que reconheçam este valor.
Na família de Elevação de ponto, você deve entrar em Editar família.
Localize o campo Origem da elevação e altere para Ponto de pesquisa.
Pronto! Isso resolve para a Elevação do ponto.
Agora vamos fazer o mesmo no Nível. Clique na ferramenta nível e em Editar Tipo.
Em Restrições no campo Base da Elevação mude para Ponto base do projeto.
Pronto! O mais eficiente disso é que como se trata de uma família em todas as cotas de nível o valor é atualizado.
Pronto! Agora seu projeto pode ficar configurado corretamente sem sacrifício!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
muito bom, tenho outra duvida,
fiz meu projeto e lancei os pilares, alguns pilares em corte estão com a cor preta (fiz a alteração para preenchimento em preto no material concreto) porem outros não, esses quando deleto a parede ele volta a ficar preto, e quando coloco a parede eles ficam branco.
Olá Marcos,
São pilares ou colunas arquitetônicas? Fiz uma publicação sobre isso que pode lhe ajudar.
https://qualificad.com.br/coluna-arquitetonica-e-parede-desunir/
Um abraço!
Olá Luis,
Uma dúvida quanto a essa modificação. Quando alterarmos as cotas do projeto, conforme seu artigo, todos os elementos do modelo serão movidos sem perda de propriedade, geometria etc? Ou seja, caso eu tenha feito algum detalhe no meio do projeto, em cortes, o de outras formas, o detalhe será mantido na posição correta, também?
Olá Vasni,
Bom, claro que o ideal seria ver como você elaborou seu projeto, mas o que é alterado não impacta no seu projeto. Você chegou a fazer um teste?
Um abraço!
Luis, me ajuda? rs
Fiz dessa maneira, porém minha cota está aparaecendo negativa! ao invés de +0.05, está -0.05… o que faço?
Olá Missenia,
Tem certeza que você fez o processo correto? Estranho o valor ficar negativo.
Um abraço!