AutoCAD 3D, sólidos primitivos são as ferramentas que você precisa para criar seu primeiro projeto 3D dentro do AutoCAD! Aprenda agora!
Se você nunca trabalhou com os recursos 3D do AutoCAD recomendo que leia o artigo completo que eu fiz apresentando sua interface e principais recursos clicando no link abaixo:
O AutoCAD 3D oferece uma série de formas Primitivas 3D que podemos utilizar na modelagem do nosso projeto, mas o que são sólidos primitivos?
O que são sólidos primitivos?
Um sólido primitivo é um objeto tridimensional (3D) com largura, profundidade e altura e são compostos por vértices (vertex), arestas (edges) e faces (faces).

Para agilizar o processo de modelagem destas formas geométricas 3D o AutoCAD oferece um conjunto de sólidos primitivos que nada mais são do que formas tridimensionais básicas como cubos, cilindros, esferas, entre outros.

Estes sólidos primitivos podem ser combinados e editados para a criação de formas mais complexas, oferecendo uma maior velocidade no processo de modelagem do seu projeto. Vamos conhecer quais as formas disponíveis e como criá-las.
Sólidos primitivos no AutoCAD
Os sólidos primitivos estão disponíveis na aba Home, dentro do painel Modeling. Todas as opções disponíveis estão compactadas no primeiro botão.

Porém você também pode acessar essas ferramentas na aba Solid, dentro do painel Primitive.

Particularmente prefiro esta opção, pois temos alguns recursos extras aqui. Observe que temos um botão para os sólidos mais básicos e dentro do botão Polysolid temos outros primitivos que podem ser utilizados.

Vamos conhecer cada uma das formas primitivas disponíveis e entender como criar e editar suas dimensões.
Box (Caixa)
A primeira e mais básica forma que temos é o box, onde podemos criar cubos ou prismas retangulares com qualquer dimensão que precisarmos.

O processo é muito simples, onde basta ativar a ferramenta Box, clicar em um local qualquer para iniciar a criação. O segundo clique define o tamanho da base do box e em seguida podemos determinar a sua altura.

Se quiser criar um box com uma dimensão específica após o primeiro clique você deve digitar na sequência os valores de largura, profundidade e altura separados por vírgula.

Mas porque eu preciso digitar os valores nessa sequência?
Lembre-se que não importa se você está trabalhando em 2D ou 3D, o AutoCAD utiliza um sistema de coordenadas, ou seja, quando damos um primeiro clique para iniciar o box precisamos indicar as dimensões nos eixos X, Y e Z.

Mas e se eu quiser editar essas dimensões?
Sim, porém isso só é possível caso o box não sofra nenhum tipo de alteração em sua forma básica, como cortes, furos e outras operações que o AutoCAD permite realizar.

Para alterar as dimensões do box (e de qualquer outro tipo de sólido primitivo) precisamos acessar a paleta Properties. Geralmente ele está desligado, para ativá-lo vá até a aba View e no painel Palettes clique em Properties.

A paleta Properties é amplamente usada quando estamos trabalhando com modelagem 3D no AutoCAD, então recomendo manter ela na área de trabalho. Para isso podemos “esconder” ela na lateral esquerda da tela, clicando na engrenagem e selecionando Anchor Left.

Observe que a paleta fica apenas com uma faixa na lateral da tela, mas quando você passa o mouse sobre ela a mesma “se abre” para que possamos acessar suas funcionalidades.

Para visualizar as propriedades do box ele precisa estar selecionado. Agora basta ir ao campo Geometry e alterar os valores dos campos Length (comprimento), Width (largura) e Height (altura).

Uma dica importante é sempre ficar de olho na linha de comando (menu inferior), pois ali sempre temos algum recurso interessante.
Por exemplo, ao clicar na ferramenta Box (antes de clicar na tela) é possível selecionar uma opção para que o box seja criada a partir do centro ao invés do canto.

Outra possibilidade é após dar o primeiro clique na tela. Observe que temos duas opções: Cube e Length.

A opção Cube deixa a caixa com o formato de cubo, onde o valor digitado é aplicado a largura, profundidade e altura. Já a opção Length deixa você inserir as dimensões separadamente. Digite a largura (enter), digite a profundidade (enter) e digite a altura (enter).
Cylinder (Cilindro)
Com a ferramenta cylinder podemos criar qualquer tipo de cilindro.

O processo é bem simples, onde o primeiro clique corresponde ao centro do cilindro, já o segundo clique determina o raio e por fim podemos clicar para determinar a altura do cilindro.

Para criar cilindros com valores específicos, para isso clique para determinar o centro do cilindro, digite o valor do raio (pressione enter para confirmar) e em seguida digite o valor de altura e pressione enter.

Também tem algumas dicas para a criação do cilindro pela linha de comando de acordo com a etapa de criação, vamos começar pela opções disponíveis assim que você clica na ferramenta.
- 3P: Cria a base do cilindro utilizando três pontos de referência.
- 2P: Cria a base do cilindro utilizando dois pontos de referência.
- Ttr: Cria a base do cilindro utilizando duas tangentes e definindo o valor do raio.
- Elliptical: Cria um cilindro elíptico utilizando o valor de diâmetro e depois o valor de raio.

Após efetuar o primeiro clique também é possível usar a linha de comando para alterar a forma de criação para diâmetro.

Por fim, ao criar a base do cilindro você também tem mais duas opções:

- 2Points: permite definir a altura do cilindro com base em dois pontos de referência.
- Axix endpoint: permite alterar a direção de criação do cilindro com base na posição do cursor do mouse.
Sphere (Esfera)
A ferramenta Sphere permite a criação de uma esfera a partir do valor do seu raio.

O processo é bem simples, basta clicar no local desejado e mover o mouse que a esfera será criada a partir do ponto onde você clicou. Você pode clicar ou definir um valor de raio para a esfera.

Se você observar a linha de comando antes de você clicar na tela, temos algumas opções interessantes para criar a nossa esfera.

- 3P: Cria a esfera utilizando três pontos de referência.
- 2P: Cria a esfera utilizando dois pontos de referência.
- Ttr: Cria a esfera utilizando duas tangentes e definindo o valor do raio.
Após clicar para iniciar a criação da esfera também é possível alterar a opção de dimensionamento para diâmetro.

Polysolid (Parede)
O AutoCAD incluiu a ferramenta Polysolid, que permite criar paredes de forma muito rápida, o que é excelente para projetos de arquitetura.

Aqui temos que tomar um cuidado pois a ferramenta Polysolid exige que você configure as medidas antes de criar a parede, desta forma você precisa clicar na ferramenta e na linha de comando temos acesso aos campos que precisamos ajustar.

- Object: transforma uma line ou polyline em parede.
- Height: define a altura da parede.
- Width: define a espessura da parede.
- Justify: define o alinhamento da criação da parede:
- Left: Ao traçar uma linha a espessura e adicionada a esquerda.
- Center: Ao traçar uma linha a espessura e adicionada a centralizada.
- Right: Ao traçar uma linha a espessura e adicionada a direita.

Para uma parede básica basta definir sua altura (Height), espessura(width) e justificação (Justify). Se estiver desenhando por cima de uma planta 2D o interessante é deixar o Justify como esquerda ou direita.

Após iniciar a criação da parede temos algumas opções disponíveis:
- Arc: Cria uma parede em arco.
- Close: Fecha o circuito conectando a última parede a primeira.
- Undo: Desfaz a última parede.
- Direction: Especifica o segmento de arco ao definir uma direção de tangente inicial e uma extremidade.
- Line: Altera do modo parede em arco para parede linear.
- Second point: Especifica o segundo ponto e a extremidade de um segmento de arco de três pontos.

Wedge (Rampa)
Com a Wedge (tradução cunha mas vou me referir a essa ferramenta como rampa) é possível criar “rampas” de forma muito simples.

Para criar a rampa o primeiro passo é definir um ponto inicial e mover o mouse para que seja criada a base da rampa. Clique para confirmar a base e em seguida basta definir a altura da rampa e clicar para finalizar.

Ao clicar na ferramenta Wedge (rampa) você pode ativar a opção Center, de forma que a rampa será criada a partir do centro (particularmente achei confuso este processo e pouco intuitivo).

Após efetuar o primeiro clique temos acesso a mais duas opções:

- Cube: Criar uma rampa com a mesma medida para profundidade, largura e altura.
- Length: Define as dimensões de profundidade, largura e altura separadamente.
Cone
A ferramenta cone podemos criar cones simples ou cones com a ponta cortada.

Para criar um cone precisamos de apenas duas informações, o valor do raio da base e o valor da altura do cone.

Antes de dar o primeiro clique temos algumas opções para personalizar a criação do cilindro:

- 3P: Cria a base do cone utilizando três pontos de referência.
- 2P: Cria a base do cone utilizando dois pontos de referência.
- Ttr: Cria a base do cone utilizando duas tangentes e definindo o valor do raio.
- Elliptical: Cria um cone elíptico utilizando o valor de diâmetro e depois o valor de raio.
Após o primeiro clique é possível alterar o dimensionamento da base de raio para diâmetro.

Um detalhe interessante é que após a criação da base temos outras opções de edição do cone:

- 2Points: permite definir a altura do cilindro com base em dois pontos de referência.
- Axix endpoint: permite alterar a direção de criação do cone com base na posição do cursor do mouse.
- Top radius: permite definir um “corte” no topo do cone e especificar o seu raio.

Pyramid (Pirâmide)
Com a ferramenta Pyramid podemos criar pirâmides com quatro ou mais lados e inclusive pirâmides com a ponta cortada.

A criação da pirâmide lembra um pouco o cone, claro que a diferença está na base, que é retangular ou quadrada. Para a sua criação basta definir o tamanho da base e em seguida definir a altura da pirâmide.

Antes de clicar na tela temos algumas opções para criar a nossa pirâmide:

- Edge: Cria a pirâmide a partir de uma aresta lateral.
- Sides: Define a quantidade de lados que a base da pirâmide tem.
Talvez você não tenha percebido, mas a base da pirâmide é criada a partir de um valor de um raio que pode ser circunscrito (por fora de um círculo) ou você pode alterar para inscrito (por dentro do círculo).

Após definir a base, temos algumas opções para definir a altura da pirâmide:
- 2Points: permite definir a altura da pirâmide com base em dois pontos de referência.
- Axix endpoint: permite alterar a direção de criação da pirâmide com base na posição do cursor do mouse.
- Top radius: permite definir um “corte” no topo da pirâmide e especificar o seu raio.

Torus (Rosquinha)
Sim, temos um sólido primitivo em forma de rosquinha!

O seu processo de criação também é bem simples, basta definir um raio para o tamanho total da rosquinha e depois outro raio para a espessura dela.

Antes de clicar na tela temos algumas opções para iniciar a criação da rosquinha:
- 3P: Cria a base do cilindro utilizando três pontos de referência.
- 2P: Cria a base do cilindro utilizando dois pontos de referência.
- Ttr: Cria a base do cilindro utilizando duas tangentes e definindo o valor do raio.
Depois de dar o primeiro clique podemos alterar o valor de criação de raio para diâmetro.

Após definir o tamanho da rosquinha precisamos definir sua espessura, onde também temos algumas opções:
- 2Points: permite definir a altura do cilindro com base em dois pontos de referência.
- Diameter: permite alterar o valor de criação para diâmetro.
Conclusão
Com os sólidos primitivos agilizamos o processo de modelagem do nosso projeto utilizando formas geométricas mais simples que podem ser combinadas e editadas para a criação de geometrias mais complexas.
Tem alguma dúvida sobre como trabalhar com sólidos primitivos no AutoCAD 3D ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!