SKETCHUP & VRAY

Cantos arredondados com Vray

Criar cantos arredondados com o Vray é o processo mais rápido e prático quando você não tem um plugin que resolva este problema, além de deixar seu arquivo bem leve. Aprenda agora!

Ao criar uma geometria no Sketchup seus cantos são absolutamente perfeitos e por incrível que pareça isso é um problema.

Como assim? Se está perfeito não é bom?

Aí é que está o problema. Em uma cena realista é muito raro algum objeto ter todos os cantos perfeitamente retos, já que além de complicar sua fabricação deixaria os cantos cortantes, o que não é muito interessante. Outro aspecto é que esses cantos, quando arredondados, ao receberem luz ficam com um “highlight”, que é uma área onde a luz do ambiente é refletida.

Esses cantos podem ser gerados via plugins ou feitos “na unha” o que dá bastante trabalho, mas temos uma alternativa que é usar um mapa de relevo (Bump) para arredondar os cantos. Não sabe trabalhar com mapas de relevo? Veja esta publicação que fiz explicando sobre o Bump!

SKETCHUP VRAY – BUMP

Vamos entender como configurar um mapa para arredondar cantos.

CRIAR CANTOS ARREDONDADOS COM O VRAY

Para que este processo funcione, você precisa criar o material que irá aplicar no objeto que deseja que fique com os cantos arredondados. Caso não saiba criar um material leia a publicação do link abaixo:

GUIA BÁSICO MATERIAIS VRAY SKETCHUP

Como exemplo, vou modelar uma poltrona com uma forma bem básica para que você consiga visualizar bem os cantos da geometria.

cantos-arredondados-com-vray

Criei um material simples, onde a única coisa que alterei foi a cor para vermelho. Você pode usar o material que preferir e inclusive utilizar uma imagem como mapa de textura, isso não fará diferença.

cantos-arredondados-com-vray

Ao aplicar o material e renderizar o resultado que temos é bem artificial, já que uma poltrona geralmente fica com os cantos bem arredondados, devido ser um material estofado e no exemplo ficou parecendo que a poltrona não é nada confortável.

cantos-arredondados-com-vray

Existem diversos plugins para solucionar este problema de arredondar cantos, como por exemplo o Round Corner, mas nem sempre temos o plugin necessário a mão ou mesmo sabemos como configurá-lo, então podemos recorrer a um recurso do próprio Vray.

Ma que recurso é esse?

É um dos mapas procedurais do próprio Vray, no caso o Edge.

cantos-arredondados-com-vray

O mapa Edge exibe o wireframe (malha) da geometria do seu objeto. Caso você aplique este mapa no Diffuse, o resultado que temos será o seguinte.

cantos-arredondados-com-vray

Certo mas não é bem esse o resultado que eu queria…

Calma. Aqui estou apenas mostrando como este mapa funciona. No nosso caso, vamos aplicar este mapa no campo Bump, dessa forma a leitura deste mapa será diferente. Observe que as boras ficaram pretas e o restante ficou branco. Aplicando este mapa ao campo Bump os cantos ficarão com o relevo baixo, ou seja, arredondados.

Legal, mas onde está esse mapa Edge?

Vamos lá. Vá até o seu material e localize o campo Maps. Em Maps localize a opção Bump.

cantos-arredondados-com-vray

A primeira coisa que você deve fazer aqui é ativar o Bump. Se você se esquecer disso não conseguirá visualizar o resultado. Para ativar basta clicar no campo On.

cantos-arredondados-com-vray

Logo abaixo clique no botão Texture para inserirmos nosso mapa.

cantos-arredondados-com-vray

Na janela seguinte você terá uma lista imensa de opções de mapas. Nesta lista, localize a opção Edge.

cantos-arredondados-com-vray

Aqui temos o painel completo do campo Edge, mas vamos manter a configuração como está para que você consiga visualizar o resultado até o momento. Clique no botão Back e depois feche a janela.

cantos-arredondados-com-vray

Aplique o material mesmo e renderize. Talvez você precise se aproximar para conseguir visualizar o resultado, mas mesmo de longe já dá para perceber as diferenças.

cantos-arredondados-com-vray

Claro que de acordo com o tipo de geometria e resultado desejado será necessário fazer alguns ajustes, então vamos entender onde fazer as devidas correções. A primeira coisa é voltar ao Asset Editor e no seu material clicar no mapa (que agora já está aplicado).

cantos-arredondados-com-vray

De volta a janela do Edge temos uma série de campos disponíveis, mas o que mais interessa aqui é o campo Word Units/Corner Radius.

cantos-arredondados-com-vray

No Word Units/Corner Radius, você controla o tamanho do “raio” de arredondamento. Por padrão o valor é 0,3 o que é bem baixo. Você pode aumentar conforme sua necessidade. Não há um valor certo, você terá que ir testando até chegar no resultado desejado. Para facilitar a visualização, configurei o reflexo do material em Reflection.

cantos-arredondados-com-vray

Lembrando que quando usamos mapas de Bump estamos trabalhando com um “truque de câmera”, então é um efeito falso, já que é apenas um jogo de iluminação, mas é possível conseguir resultados bem interessantes.

Eu costumo utilizar este recurso em geometrias mais simples como marcenaria (moveis planejados em geral) cantos de pedras, pequenos objetos. A poltrona o recomendados seria efetivamente modelar os cantos mas a ideia era exemplificar o resultado.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *