SKETCHUP

Corrigir materiais escuros no vray

Corrigir materiais escuros no vray  que foram criados na versão 2.0 e estão escuros no vray 3.4 tem sido a maior dúvida de diversos profissionais, uma vez que os materiais escurecidos nos obrigam a refazer toda a configuração do material novamente. Aprenda agora!

Que o Vray 3.4 trouxe muitas novidades e melhorias para os projetos isso não resta dúvida, mas quando você abre um projeto antigo e renderiza pra ver como ficou começam a aparecer os problemas.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

Aqui vou apresentar o que gera este problema e como resolver.

CONTROLE DE GAMMA

Não confunda este layer com as camadas do projeto. Quando criamos um material é possível selecionar diversos tipos de camadas, como Diffuse, reflecrion, Vray BRDF, Emissive, etc. Por padrão a versão do Vray 2.0 utilizava a camada Diffuse.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

Já na versão do Vray 3.4 o formato que vem por padrão é o Vray BRDF.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

O Layer Diffuse não existe na versão Vray 3.4?

Existe sim, tanto é que quando pegamos um projeto que foi desenvolvido no Vray 2.0 e abrimos os materiais em uma versão do Vray 3.4 o material é apresentado com a camada que foi criado. Se o material foi criado com uma camada Diffuse na versão vray 2.0, quando aberto na versão vray 3.4 ele terá sua camada de Diffuse disponível.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

Mas o problema aqui é a cor que o material apresenta. Ele fica mais escuro do que a imagem exibida na tela e a imagem usada como mapa no canal Diffuse.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

Observe como o material da janela de Preview tem uma tonalidade muito mais escura do que o material usado no mapa.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

A causa disso é a correção da Curva de Gama.

Eu nem sei o que é isso! E agora?

A correção de gama controla o brilho de uma imagem que é exibida no monitor do seu computador. Imagens que não são corrigidas podem ficar ou “desbotadas” ou muito escuras. Com isso a reprodução de cores também é afetada.

Para boa parte dos monitores, quando é informado que seja exibido um determinado pixel com intensidade X, o que é mostrando na verdade é uma intensidade x2,5.

Meio complicado isso hein?

Um pouco, mas vamos observar a imagem abaixo:

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

Percebeu que entre a informação que é enviada ao monitor até a informação que o monitor devolve temos uma deformação no gráfico? A solução aqui é bem simples para falar a verdade, uma vez que sabemos a fonte do problema, podemos fazer uma “compensação”.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

Mas eu não faço ideia de como fazer isso!

CORRIGIR MATERIAIS ESCUROS NO VRAY

Calma, o Vray se encarrega de fazer isso. Mas o problema é que quando o material que foi criado no Vray 2.0 é transferido para a versão 3.4 este processo se repete! Fazendo com que os materiais fiquem escuros.

Em resumo, precisamos desligar esta opção. Para isso você pode fazer o seguinte: localize o material que está apresentando este problema e no layer Diffuse desmarque a opção Linear Workflow.

converter-materiais-vray-2.0-para-3.4

O que a ferramenta Linear Workflow faz é ajustar a amostragem e a exposição para usar a curva Gama 1.0. Quando criamos um material novo na versão vray 3.4 este campo já vem desativado. Porém, quando abrimos um arquivo onde os materiais foram gerados na versão 2.0 este campo é automaticamente ativado gerando esta distorção de cores.

Então é isso! Selecione os materiais que apresentam este problema e desative a opção Linear workflow do layer Diffuse que seu material volta a se comportar como deveria.

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

LUIS ANDRÉ é Designer Industrial, Arquiteto e Ilustrador nas horas vagas. Graduado em Design Industrial, Arquitetura e Urbanismo e mestrando em BIM (Modelagem da Informação da Construção). Atua como arquiteto na construção civil e também é professor em um Centro de Treinamento Autorizado Autodesk (ATC).
Criou o blog para compartilhar conhecimento e aprimorar iniciantes ou profissionais quanto aos diversos recursos do AutoCAD, REVIT e SKETCHUP.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *