Criar elevações no Revit é um recurso simples que pode virar uma dor de cabeça se você não souber criar e editar uma elevação. Aprenda agora!
Elevações no Revit é um recurso pouco explorado, já que qualquer template já vem minimamente com quatro elevações pré configuradas (Leste, Norte, Oeste e Sul). Mas e se se eu deletar por acidente uma elevação? Ou meu projeto tiver fachadas em ângulo? Vamos aprender um pouco mais sobre esta ferramenta.
ELEVAÇÕES
Ao criar um novo projeto no Revit, temos as quatro Elevações já disponíveis no projeto. Pra ativá-las basta clicar duas vezes na elevação desejada no Navegador de Projeto ou no simbolo da elevação, mais precisamente na ponta do simbolo.
Imediatamente somos direcionados a Elevação correspondente, não poderia ser mais simples. Porém devido a essa facilidade não temos o habito de criar vistas. Isso pode virar uma dor de cabeça quando temos uma fachada inclinada ou deletamos um ícone de elevação por acidente. Vamos analisar a distribuição padrão que temos.
Se observarmos a elevação Oeste (da esquerda) do edifício acima teremos duas situações: um trecho da edificação ficara paralela ao observador e outro trecho ficará em um plano inclinado em relação ao observador.
Em projetos com este tipo de situação é mais interessante criarmos outras Elevações para permitir uma melhor visualização e entendimento do projeto. Para isso é necessário criar elevações personalizadas.
CRIAR ELEVAÇÕES PERSONALIZADAS
Para criar uma nova Elevação posicione seu projeto em uma planta de piso e vá até a aba Vista (View), no painel Criar (Create) Localize o botão Elevação (Elevation). Observe que temos um sub-menu com duas opções: Elevação (Elevation) e Elevação de Moldura (Framing elevation).
Certo mas qual a diferença dos dois?
ELEVAÇÃO (Elevation) – Permite que você crie uma elevação livre em qualquer lugar do seu projeto, permitindo inclusive que seja rotacionada. É a opção que melhor se adapta ao problema que estamos buscando solução.
ELEVAÇÃO DE MODURA (Framing Elevation) – Esta elevação está diretamente ligada as Linhas de eixo (Grid). Ao clicar nesta opção, a ferramenta não exibe o simbolo de elevação enquanto você não posicionar o mouse sobre uma linha de eixo (grid). A elevação fica com uma aparência de corte, já que os eixos geralmente estão centralizados em paredes ou colunas.
Determinada a melhor opção, que neste caso é a Elevação, clique na ferramenta para inserir uma Elevação. Posicione o simbolo de elevação em qualquer lugar da tela, para que você possa fazer os ajustes necessários.
Observe que de acordo com o local que você clicar sobre o simbolo de elevação, opções diferentes de edição serão exibidas. Ao clicar na circunferência serão exibidas as setas ativas e as setas desativadas. Ao dar um tique nas caixas em branco outras setas serão exibidas permitindo diferentes Elevações a partir de um mesmo simbolo de elevação.
Observe que também aparece um ícone de rotação, porém não é muito prático, já que não permite determinar com precisão em quantos graus será efetuada a rotação.
Ao clicar na ponta da seta será exibido o Plano de Corte (Clip Plane) na qual você pode determinar a área na qual a vista irá contemplar. É possível tanto reposicionar como redimensionar o plano de corte.
Tome cuidado ao mover o simbolo de elevação. As vezes ao reposicionar o simbolo o Plano de corte (Clip Plane) não vem junto, isso pode fazer com que a Elevação resultante não fique da forma desejada, já que o que determina o que será exibido na Elevação é o Plano de Corte (Clip Plane) e não o simbolo.
Indo para o que interessa, vamos rotacionar nosso nossa Elevação. Certifique-se de que o Plano de corte (Cut Plane) está junto com o simbolo de elevação, faça uma seleção pegando todo o simbolo, vá até a aba Modificar (Modify) e localize o botão Rotacionar (Rotate).
Ao ativar a ferramenta Rotacionar (Rotate) observe que irpa aparecer um Grip (bolinha azul) e uma linha auxiliar junto do cursor do mouse. Para a rotação ficar mais simples posicione a linha na horizontal e de um primeiro clique. Isso irá fixar a linha como um plano de referência. A partir daí basta movimentar o mouse até exibir o ângulo desejado ou digitar o valor.
Após fazer a rotação clique na seta para se certificar que o Plano de Corte (Cut Plane) está na posição correta, afinal ele é fundamental para atingirmos o resultado desejado. Também é importante configurar o Plano de Corte (Cut Plane) de forma que toda a edificação fique dentro da área do plano, para que a Elevação seja exibida corretamente.
Tome o cuidado de renomear adequadamente a Elevação, já que o Revit cria um nome genérico, no caso Elevation 0 – a. Basta clicar com o botão direito e selecionar Renomear (Rename).
E agora temos uma Elevação personalizada! Observe que consequentemente agora as demais fachadas ficam como os respectivos planos inclinados desta Elevação.
Se analisarmos a elevação, temos a seguinte situação:
Pronto! Espero que vocês não tenham mais problemas com elevações personalizadas, já que a solução é bem simples!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
Muito útil sua publicação Luis … Obrigado.. Mas surgiu uma outra dúvida…Tem como aumentar o tamanho do símbolo da elevação?
Olá Rubens,
Os tamanhos das elevações variam em função da escada que você estiver utilizando, já que isso afeta diretamente na impressão. Você também pode tentar editar a família e redimensionar o símbolo.
Um abraço!
Olá! Este texto me ajudou muito a tirar umas dúvidas, mas queria pedir uma ajuda. Preciso fazer um detalhamento de uma parede de vidro que esta inclinada verticalmente e horizontalmente. Para detalhar eu criei um plano na frente e usei a elevação de moldura. Mas seria possível inclinar esta vista também no outro eixo? para que ela fique exatamente alinhada com a parede?
Desde já agradeço imensamente.
Beijinhos
Olá Priscila,
Realmente não existe (pelo que eu saiba) um forma correta de fazer isso. O máximo que você vai conseguir é criar uma vista 3D, configurar o plano de trabalho alinhado a esta vista e depois configurar a vista perpendicular ao plano de trabalho.
Um abraço!
Olá! Ótima publicação, me ajudou bastante, porem surgiu uma duvida, como posso alterar o formato do símbolo da elevação de construção?
Olá Lucas,
Você vai precisar editar ou criar uma nova família de símbolo. É um pouco chato mas da para fazer.
Um abraço!
Estou começando a utilizar o revit agora, e eu percebi que na minha area de trabalho não possui as elevações já existentes, o que eu posso fazer para ativa-las ?!
Olá Selena,
Você não tem as elevações graficamente na vista ou no navegador de projetos? Se for no navegador basta criar as elevações desejadas, lembrando de renomeá-las para as vistas correspondentes.
Um abraço!
Boa noite.
Eu tenho um template e comecei meu projeto nele. Na elevação norte eu não consigo ver meu edifício, já tentei de tudo e não aparece. O que eu faço?
Olá Isabella,
Confira a vista em planta para identificar onde esta o ícone de elevação, ele deve estar antes ou depois da planta.
Um abraço!
Boa noite Luís André!
Tenho uma template em que as elevações internas não estão configuradas. Tem como solucionar?
Desde já agradeço!
Olá Natália,
Qual o erro com as elevações?
Um abraço!
Oi Luis! Não consigo criar as elevações internas… gostaria que elas ficassem separadas das elevações internas.
Obrigada 🙂