Duplicar vistas no Revit abre um leque de possibilidades para a representação do seu projeto, mas você sabe qual a diferença entre as opções Duplicar, Duplicar com detalhamento e duplicar como dependente? Aprenda agora!
Conforme seu projeto vai ganhando corpo, surge a necessidade de apresentar outros detalhes como paginação de piso, layouts, identifcação de ambientes, etc. Colocar tudo isso em uma mesma planta seria um desastre. Pensando nisso o Revit nos oferece a ferramenta Duplicar Vista.
Peraí, tem três opções! Qual a diferença entre elas?
De acordo com o tipo de necessidade que você tiver, a escolha da duplicata pode ser um fator crucial. E é justamente isso que vamos trabalhar agora!
DUPLICANDO VISTAS NO REVIT
Diferente do AutoCAD, que estamos acostumados a fazer uma cópia da planta ao lado da planta original, no Revit criamos uma nova vista desta mesma planta em nosso Navegador de projetos.
IMPORTANTE! O que fazemos aqui é uma cópia de uma vista, é como colocar uma câmera em sua obra e a cópia seguinte corresponde a outra câmera, então qualquer alteração da estrutura da sua obra (incluir ou remover paredes, portas, janelas, etc) afetará ambas as vistas!
Este recurso pode ser acessado de duas formas. Indo até a aba Vista, no painel Criar e acessando a opção Duplicar vista.
Ou diretamente no Navegador de Projetos, clicando com o botão direito sobre a vista desejada.
Vamos entender a diferença entre as opções disponíveis.
DUPLICAR VISTA
Quando utilizamos a opção Duplicar Vista, será criada uma cópia da vista correspondente, onde somente o modelo “físico” será copiado. Qualquer elemento de anotação ou detalhe será ignorado. Na planta abaixo, tenho uma planta baixa com cotas, identificadores de ambiente, portas e janelas.
Vá ao Navegador de projetos, clique com o botão direito sobre o nível correspondente (Nível 1), e escolha a opção Duplicar Vista.
Agora veja o resultado comparando as duas vistas.
Somente os elementos do modelo são mostrados em nossa nova vista. Lembre-se: os elementos de detalhes e anotações são específicos da vista. São apenas elementos modelo que são “universais” em todas as visualizações do modelo.
Quando duplicamos uma vista, aparece um novo nome de exibição no Navegador de projetos. Você pode alterar o nome clicando com o botão direito sobre ele e escolhendo a opção Renomear.
A vantagem aqui é obter uma cópia da vista completamente limpa, onde você não perde o tempo apagando itens desnecessários, logo, você pode apresentar outros detalhes do projeto, em escalas diferentes, permitindo assim apresentar outros detalhes do mesmo nível que você está trabalhando. Por exemplo, uma planta de revisão ou de observações.
DUPLICAR COM DETALHAMENTO
Vá ao Navegador de projetos, clique com o botão direito sobre o nível correspondente (Nível 1), e escolha a opção Duplicar Vista com detalhamento.
Veja o resultado, comparando as duas plantas.
Neste caso a cópia vem com todas as anotações e detalhes da planta original.
Mas qual a vantagem de uma cópia idêntica?
Na verdade, quando geramos uma cópia de um nível, geralmente é com o propósito de apresentar outro tipo de informação, que além de oferecer a vantagem de organizarmos as vistas por assunto, não deixamos uma única vista sobrecarregada de informação.
No meu caso, removi as cotas e identificadores de portas e janelas para poder criar uma Legenda dos ambientes.
Observe que tenho uma planta com a legenda e outra com as cotas e identificadores de portas e janelas, o que deixa meu projeto muito mais organizado.
DUPLICAR COMO DEPENDENTE
Acredito que seja a opção menos utilizada. Não diria pela complexidade, mas sim por ser aplicada em situações mais específicas e sofisticadas.
Vá ao Navegador de projetos, clique com o botão direito sobre o nível correspondente (Nível 1), e escolha a opção Duplicar Vista como dependente.
Observe que no Navegador de projetos, já percebemos uma diferença na forma de representar o nível dependente. Vamos comparar com uma cópia convencional.
Isso quer dizer que qualquer alteração realizada em qualquer uma das cópias dependentes (sim, pode haver mais de uma) será repetida em todas as cópias. As alterações incluem anotações, visibilidade de gráficos, escalas, etc.
Mas se são idênticas onde que vou usar isso?
Observe que a vista duplicada já aparece com opção de Recorte de vista ativada.
O uso mais comum é para projetos com grandes áreas onde você precisa mostrar setor por setor ou ambiente por ambiente, separados por folha.
A vantagem é que caso tenha alguma alteração não deseja sair corrigindo cada uma das folhas dependentes.
Para configurar a visibilidade do que vai ou não aparecer utilizamos a ferramenta de Recorte de vista. Não sabe usar? Veja esta publicação!
Pronto! Agora você já sabe como gerar cópias das vistas do seu projeto conforme sua necessidade, permitindo um leque imenso de possibilidades!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
Luis, e para eu alterar a duplicação, vamos supor que eu quero excluir as portas da cópia que eu fiz, como prosseguir sendo que altera a original também?
Olá Larissa,
Não entendi a necessidade de excluir as portas, mas em todo caso você pode ocultar as portas na vista duplicada, desta forma, apenas esta vista não irá exibir as portas.
Um abraço!
Parabens…Vc eh um mestre mesmo! Obg…
Olá, gostaria que ajudassem com um problema, quando eu duplico meu pavimento térreo a fim de fazer um layout separado, mesmo eu não duplicando como dependente todo o mobiliário que eu coloco em uma planta aparecem em outra. Se puderem me ajudar, agradeço.
Olá Melissa,
Isso é normal, alias é o correto. O que você pode fazer é na vista duplicada ocultar a categoria mobiliário, desta forma nesta vista o mobiliário permanecerá oculto.
Um abraço!
Tenho uma vista que foi criada com duplicação. Quero transformar essa vista num detalhe, dentro da planta maior. como ?
Olá Reginaldo,
Não sei se entendi, você quer que uma vista duplicada apareça dentro de outra vista? Isso não é possível. Você consegue fazer algo similar diretamente nas folhas, durante o processo de configuração da folha de impressão, onde você pode inserir quantas vistas você precisar em uma mesma folha.
Um abraço!