Eixo bolha – personalizar família vai resolver o problema das “bolhas gigantes” em seus projetos. Chega de passar vergonha com um eixo mal configurado, aprenda agora!
Apesar de também ser uma família, editar um Eixo no Revit é um processo meio confuso, já que se trata de uma família de anotação.
O problema principal que nos motiva a alterar um eixo é em casos que estamos trabalhando com escalas muito reduzidas e o eixo fica grande demais, prejudicando a compreensão do projeto.
Por intuição, acabamos selecionando o eixo e procurando o botão Editar família, e não encontramos nada.
Lembre-se, estamos falando de uma família de anotação, então ela acaba sendo bem diferente de uma família de qualquer outro elemento.
Mas o que eu faço então?
Temos algumas opções sendo personalizar uma família existente (que tem algumas limitações) ou criar uma nova família de Eixo bolha.
PERSONALIZAR FAMÍLIA DE EIXO BOLHA
Primeiro vamos entender como esta família funciona para depois fazermos as alterações necessárias. De maneira bem grosseira, podemos resumir um eixo em sua linha de eixo e sua bolha.
Para alterar a configuração do eixo você deve selecioná-lo, ir ao painel Propriedades e clicar em Editar Tipo.
Na janela Editar Tipo, temos o campo Gráficos e a opção Símbolo.
Aqui você pode escolher o tipo de Símbolo que deseja utilizar. Mas não se anime, apesar deste campo se apresentar como a solução, na verdade encontramos outro problema. Só temos Duas opções de símbolo sendo com ou sem a bolha. E pra piorar não tem um campo para editarmos a dimensão da bolha.
Mas o que eu faço então?
Aqui você precisa entender que o símbolo é encarado pelo Revit como uma família (sim, temos uma família dentro de outra família), logo precisamos ou criar uma família nova ou editar a família existente.
Observe que o nome da família da bolha é M_Cabeça da grade – Círculo. Selecione este texto e digite Ctrl + C para copiar.
Agora vamos até o painel Navegador de Projeto e localizar a opção Famílias.
Se você clicar no botão “+” irá expandir o menu que vai exibir todas as famílias disponíveis neste projeto.
Ei! Tem muita coisa, vou ter que procurar a família da bolha aqui??
Sim, vamos localizar a família mas iremos recorrer a um atalho. Clique com o botão direito sobre a opção Famílias para exibir a opção de pesquisa.
Na janela Pesquisar no Navegador de projeto, cole o nome da família clicando Ctrl + V e pressione enter.
Observe que dentro das opções de família será exibido a família M_Cabeça da grade – Círculo destacada. Pode fechar a janela Pesquisar no Navegador de projeto.
Clique no “+” para expandir e exibir a família que precisamos (o título do campo e o nome da família são iguais).
Clique com o botão direito sobre M_Cabeça da grade – Círculo e escolha a opção Propriedades de Tipo.
Agora sim! Estamos onde podemos resolver o problema. Na Propriedades de tipo da bolha!
Aqui vamos usar a regra de outro de não alterar famílias do arquivo e sim duplicar a família para termos nossa própria versão da família, então clique em Duplicar e coloque o nome que preferir. Vou chamar de Eixo bolha.
Agora que temos o nosso próprio símbolo de eixo bolha vamos fazer os ajustes necessários. Observe que no campo Outros temos a opção Raio, que está indicando 6.5 mm.
Se recorrermos a norma ABNT 6492 – Representação de Projetos de Arquitetura, a recomendação é a “bolha” fique com Ø10 mm. O que nos leva a alterar o valor para 5 mm (de raio).
Porém se analisarmos bem, de 6,5mm para 5mm a diferença é muito pequena, então você pode criar dois eixos bolha, como exemlpo, vou criar dois com os nomes de Eixo bolha (com 5mm) e Eixo bolha mini (com 3mm).
Importante! O eixo bolha 3mm vai dar um probleminha que vou explicar uma alternativa de solução mais a frente!
Então para finalizar este, coloquei o valor de 5mm. Em seguida duplique novamente e coloque o nome de Eixo Bolha mini e coloque o valor de 3mm, assim ficamos dois duas opções de família de bolha.
Observe que ao finalizar, no Navegador de Projetos as opções Eixo bolha e Eixo bolha mini já estão disponíveis.
Agora é só selecionar o eixo e clicar em Editar Tipo.
Em Propriedades de tipo é só ir ao campo Símbolo que as novas opções de eixo bolha já estarão disponíveis.
Aqui vamos ter algumas limitações. Observe como ficou o eixo Bolha mini.
Ei! O círculo ficou cortado!
Pois é! Se você diminuir demais o círculo, a caixa de texto da legenda começa a sobrepor o círculo, o que limita a redução da “bolha” do eixo.
Mas o que faço nesse caso? Eu precisava de um eixo bem pequeno!
Em primeiro lugar, tome cuidado com as normas de representação de projetos. Esses eixos tem um motivo para ter este tamanho. Porém, as normas são uma orientação para uma boa leitura e transmissão da informação contida no projeto, se você achar realmente necessário alterar o tamanho, isso pode ser feito, porém é necessário criar sua própria família de Eixo bolha.
Na próxima página vamos aprender a Criar uma família completa de Eixo Bolha.
CRIA UMA FAMÍLIA DE EIXO BOLHA
Para criar uma família de eixo bolha o processo é super simples. Vá até a aba Arquivo, clique em Novo e selecione Família.
Em nova família entre na pasta Anotações.
Dentro da pasta Anotações selecione a Família Extremidade de eixo métrico.
Como estamos em uma família de Anotação, a interface é diferente da que estamos acostumados.
No ambiente de trabalho temos dos panos de referência cruzados (não remova eles!) e uma caixa de texto com algumas explicações.
Resumindo a nota o que temos é a explicação sobre o posicionamento da bolha. Você pode excluir esta nota de texto. Observe que na parte inferior também temos uma linha sobreposta em relação aos planos de referência.
Esta linha está ali para que você saiba onde vai ficar a linha de centro do eixo. Para criar o círculo que vai representar a bolha vá até a aba Criar e no painel Detalhe clique em Linha.
No painel Mdificar|Colocar Linhas vá até o campo Desenhar e localize a ferramenta de Círculo.
Desenhe um círculo com a dimensão que você deseja. No meu caso farei com 3mm de raio.
Agora vamos criar a Legenda, que é o texto que vai dentro da bolha. Na aba Criar localize o painel Texto e clique no botão Legenda.
Observe que o cursor do mouse está com o ícone de legenda. De um clique dentro do círculo.
Agora você está na janela Editar legenda. Como estamos em uma família de eixo só temos um parâmetro de categoria disponível, o Nome. Clique em Nome e depois no botão Adicionar parâmetro a legenda.
Observe que o campo Nome agora está embaixo do campo Nome do parâmetro. Para não usarmos a palavra Nome dentro da bolha, vá até o campo Valor da amostra e altere para 0 (zero). Em seguida pode dar ok.
Agora temos um último problema para resolver. O texto do parâmetro ainda está muito grande, cortando parte da bolha.
Selecione o texto e observe o painel de Propriedades.
Por padrão, a legenda de texto vem configurada com 4.5mm, sendo assim precisamos criar uma família de texto com o tamanho adequado para nossa bolha.
Nossa, não acabam essas famílias não?
Pois é, no Revit é comum termos que criar famílias dentro de famílias, mas prometo que essa é a última e é super rápido. Clique em Editar Tipo.
Em Propriedades de tipo duplique a família e coloque um nome correspondente ao tamanho do texto que você irá utilizar. No meu caso vou chamar de 3mm.
Agora no campo Texto, vá até a opção tamanho do texto e altere para o tamanho que você precisa, no meu caso 3mm. Depois clique em ok.
Pronto! Família concluída não esqueça de salvá-la com um nome apropriado. Se não fizer isso o Revit se encarrega de escolher o nome, que no meu caso ficaria como Família 1. Vou salvar como Eixo-bolha-mini.
Após salvar, clique em carregar no projeto.
No projeto, você pode ir até a aba Arquitetura e no painel Dados clicar em Eixo.
Antes de criar um eixo, vá ao painel de Propriedades e clique em Editar Tipo.
Duplique a Família e de um nome adequado ao tamanho da bolha que você criou. Vou chamar o meu de Bolha de 3mm.
Agora vamos inserir a bolha que criamos nesta nova família. Em gráficos, no campo Símbolo selecione a família de bolha criada. No meu caso Eixo-bolha-mini.
Pronto! Depois de toda essa trabalheira, aí esta o seu Eixo bolha pequeno.
Então agora você pode trabalhar com eixos bolha de tamanhos variados sem qualquer limitação. Importante que você sempre verifique o tamanho do na impressão, pois de nada adiante ele ficar de um bom tamanho na tela e na impressão ficar impossível de ler a informação.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Muito obrigado, este artigo foi muito útil.