A ferramenta pintura tem uma série de recursos embutidos que poucos profissionais conhecem. Aprenda a usar esses recursos agora!
Todo profissional acha que a ferramenta Pintura (Bucket) tem uma única forma de usar. Escolher a textura, e clicar no lugar que você deseja aplicar a textura, fim. Mas existem alguns truques e atalhos que nem todo mundo conhece, o que pode fazer você economizar um tempo precioso. Vamos entender um pouco mais dessa ferramenta.
APLICANDO MATERIAIS
Para aplicar materiais no Sketchup você pode simplesmente selecionar o material desejado na bandeja padrão que imediatamente a ferramenta Pintura (Bucket) é ativada. Em seguida basta clicar no local desejado que o material é imediatamente aplicado.
Outra opção é clicar na tecla (B) do seu teclado que a ferramenta é imediatamente ativada, porém, o material que vem ativado é o último que você utilizou. Se precisar alterar, você deve voltar à bandeja padrão e selecionar um novo material.
Até aqui nenhum segredo certo? Mas e se você quiser usar um material que já está aplicado na sua cena?
FERRAMENTA ESCOLHER AMOSTRA (ALT)
Você pode agilizar esse processo utilizando a ferramenta Escolher amostra, que está localizada dentro da aba de Materiais.
Prático não é? Mas tem como melhorar. Clique na tecla (B) para ativar o comando Pintura e deixe a tecla (ALT) pressionada para ativar a função Escolher amostra. Isso poupa o trabalho de ir até o painel de materiais.
Prático não é? E ainda tem mais!
SUBSTITUIR TODOS OS MATERIAIS DO MODELO PELO MATERIAL ATUAL (SHIFT)
Em alguns casos, você precisa substituir todos os materiais aplicados por um novo material. Isso dá muito trabalho, porque você precisa clicar em todas as faces do objetos na qual o material antigo tenha sido aplicado para substituir por um novo material.
Ao invés dessa trabalheira, escolha o material desejado, ative a ferramenta Pintura e antes de clicar na face desejada mantenha a tecla (SHIFT) pressionada. Observe que o ícone da ferramenta Pintura ficara com “três quadradinhos”. Isso quer dizer que o modo substituir está ativado.
Desta forma todas as faces do modelo que tiverem o mesmo material serão substituídas pelo novo material.
Lembrando que caso você tenha algum objeto dentro de um grupo ou componente, o mesmo não será alterado.
SUBSTITUIR MATERIAL SOMENTE DO OBJETO SELECIONADO (CTRL + SHIFT)
O processo é parecido com o anterior, porém você deve manter as teclas (SHIFT) e (CTRL) pressionadas. Observe que o ícone se altera novamente.
Agora basta clicar no material que deseja substituir.
SUBSTITUIR MATERIAL SOMENTE DAS FACES CONECTADAS (CTRL)
Dependendo do caso, sua situação pode ser um pouco mais complexa. Você precisa substituir o material de um mesmo objeto, porém não do objeto inteiro. Nestes casos, você podem manter apenas a tecla (CTRL) pressionada.
Definindo assim que somente as faces conectadas terão o seu material substituído.
Pronto! Agora você tem alguns truques para agilizar o seu processo de trabalho, deixando de perder tempo aplicando materiais no processo “catando milho”.
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
Boa noite Luis,
Antes de tudo parabéns por seu site, muito rico e é de muita ajuda!
Estou com um problema quando importo um maquete construida no AutoCad para o Sketchup. Estava utilizando a versão 8, e tudo dava certo. Agora na versão 2018, estou com o problema, não consigo aplicar textura nos elementos. Só aceita quando entro no grupo, aí consigo, mas mesmo assim só aplica face a face.
Na versão 8, a aplicação é por completo, em todo o elemento em uma unica ação!
Isso é configuração ou erro do programa. Tem como me orientar?
Agradeço desde já.
Olá André.
Se a gometria não tiver nenhum outro material ele deveria aplicar direto. Mas deixa eu entender melhor, você esta importando um arquivo 2D oi 3D do Autocad?
Um abraço!