Filtros gráficos no Revit permitem que você possa estabelecer regras de seleção de objetos para aplicar sobreposições gráficas, alterando a forma como esses objetos são exibidos na vista atual ou em outras vistas a sua escolha. Aprenda agora!
Cada elemento presente no seu projeto do Revit tem um padrão de “comportamento gráfico”, isto é, de acordo com o tipo de vista os objetos serão exibidos obedecendo certas regras que afetam as espessuras de linhas, cores, padrões de preenchimento entre outros detalhes.
Você pode conferir essas “regras” indo até a aba Gerenciar e no painel Configurações clicar em Estilos de Objetos.
Na janela Estilos de objetos temos uma série de abas, onde são organizados os tipos de elementos presentes no seu projeto e em cada aba temos as Categorias, que são organizadas em linhas. Cada linha tem uma série de colunas que controlam as características gráficas dos elementos.
Ainda no painel Configurações temos o campo Configurações adicionais, onde temos acesso a configurações dos Estilos de linhas, Espessuras de linhas, Padrões de linha e Padrões de preenchimento.
Se quiser saber mais sobre cada um desses painéis vou deixar algumas publicações que fiz sobre essas ferramentas.
PESO GRÁFICO E ESPESSURA DE LINHA – REVIT
HACHURAS REVIT – DESENHO X MODELO
Estes campos definem o padrão de comportamento gráfico de todos os elementos do seu projeto, de acordo com o tipo de vista em que eles aparecem. Mas e se você quiser que um determinado elemento seja exibido de uma forma diferente?
Por exemplo, digamos que eu precise alterar a exibição das paredes de uma vista de planta, onde todas as paredes hidráulicas (paredes que contém tubulação) sejam exibidas na cor amarelo com hachuras em vermelho.
Para isso eu tenho duas possibilidades. Utilizar a ferramenta Visibilidade e sobreposição de gráficos e configurar para que a categoria paredes fique na cor amarelos com hachuras em vermelho, porém, essa alteração será aplicada a todas as paredes da vista.
Porém, este não é o resultado desejado, uma vez que a planta conta com apenas duas paredes hidráulicas. Desta forma a solução mais recomendada seria recorrer a ferramenta Sobrepor gráficos na vista, onde eu teria que selecionar manualmente as duas paredes e alterar a sua exibição.
Apesar de conseguir o resultado desejado o processo manual demanda de tempo e esta sujeito a erros. No exemplo foram apenas duas paredes, mas e se no projeto tivessem 50 paredes? Haja paciência…
Para não ter que passar por isso, podemos recorrer ao sistema de Filtros gráficos, onde o filtro se encarrega de fazer a seleção e depois podemos configurar a forma como o elemento será exibido, conseguindo o resultado desejado de forma extremamente rápida.
Antes de prosseguir, caso você não esteja familiarizado com as ferramentas Visibilidade e Sobreposição de Gráficos e a Sobrepor Gráficos na Vista, vou deixar os links de duas publicações que explicam cada detalhe de ambas as ferramentas.
VISIBILIDADE E SOBREPOSIÇÃO DE GRÁFICOS NO REVIT
SOBREPOSIÇÃO DE GRÁFICOS NA VISTA
Como criar filtros gráficos no Revit – Parede Hidráulica
Para criar um filtro no Revit você deve ir até a aba Vista e no painel Gráficos clicar em Visibilidade / gráficos. Você também pode usar o atalho VG.
Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos temos uma aba chamada Filtros, que controla quais são os filtros que estão disponíveis, se estão ativos e quais as sobreposições gráficas foram aplicadas. Como não criamos nenhum filtro temos uma área em branco.
Quando trabalhamos com Filtros gráficos no Revit, temos duas etapas de trabalho: Estabelecer um critério para “filtrar” os elementos do projeto e depois definir que mudanças gráficas estes elementos terão.
Para isso vamos começar com o exemplo anterior, onde eu preciso filtrar todas as paredes hidráulicas (paredes com tubulação) do meu projeto. Para que o Revit consiga filtrar essas paredes é necessário que elas tenham alguma característica que as diferencie das demais.
Existem algumas formas de se fazer isso, vou usar uma gambiarra recurso técnico mais simples, que é selecionar a parede na janela de Propriedades, no Campo Comentário vou escrever Hidráulica.
Vou repetir o processo para as demais paredes que tenham a função Hidráulica. Lembrando que isso é apenas um exercício. O mais correto nesses casos seria criar um parâmetro adequado, mas vamos focar no Filtro, então vamos acessar novamente a janela Visibilidade e Sobreposição de gráficos.
Para criar um novo Filtro, vá na parte inferior e clique no botão Editar/Novo.
Agora temos acesso a janela Filtros, que é organizada em três colunas: iltros, Categorias e Regras de filtro.
O campo Filtros exibe os filtros previamente criados, onde temos os Filtros com base em regras, que é o que vamos trabalhar e também os Filtros de seleção. É aqui que criamos os filtros do nosso projeto.
O campo Categoria permite definir quais as categorias de elementos do projeto serão afetadas pelo Filtro. É possível criar um filtro que afete múltiplas categorias, porém é preciso que as categorias tenham parâmetros em comum.
No início recomendo começar por filtros mais simples e ir trabalhando a complexidade gradativamente.
Por fim e não menos importante, temos o campo Regras de filtro, que é onde a “magia” acontece, onde definimos os critérios para que os elementos sejam “filtrados”. Neste campo trabalhamos com regras do tipo “E” (and) e “OU” (or).
Mas qual a diferença entre “E” e “OU”?
O sistema de Regras de filtro permite que múltiplas regras possam ser estabelecidas, desta forma o critério “E” e “OU” determina como as múltiplas regras se relacionam.
O “E” e o “OU” são conjunções lógicas, que são operações matemáticas ligadas a operações de interseção de conjuntos. Por exemplo, em um projeto com diferentes tipos de paredes, eu posso criar um filtro com duas regras:
- Todas as paredes com mais de três metros;
- Todas as paredes com o material tijolo;
Se ambas as regras forem do tipo “E“, eu estou determinando que para que uma parede seja selecionada pelo filtro ela precisa atender as duas regras (altura 3,00 e material tijolo).
Porém, se as regras forem do tipo “OU“, eu deixo a regra mais flexível, de forma que uma parede que atenda apenas uma das regras já se enquadra nos requisitos e pode ser selecionada.
Mas vamos voltar para a nossa parede hidráulica e aprender isso na prática.
Criando um filtro com regras
Observe que nossa janela esta “limpa” uma vez que não temos nenhuma regra. Então, para criar nossa regra, vamos até a coluna Filtro e na parte inferior clicar em Novo. Será exibida a janela Nome do Filtro. Escolha um nome adequado (vou chamar o meu de Paredes hidráulicas) e pressione Ok.
Observe agora que os campos Categorias e Regras de Filtro não estão mais na cor cinza.
Com o filtro criado, vamos até a coluna Categorias, definir qual delas será afetada pelo nosso filtro. Neste caso, precisamos selecionar apenas a categoria Paredes, onde basta marcar com um tique a caixa ao lado da descrição Parede.
Algumas categorias podem ter um sinal de “+”, indicando que possuem subcategorias. Como o nosso objetivo é apenas filtrar paredes não precisa se preocupar com a sua subcategoria.
A partir do momento em que selecionamos a categoria Paredes, todas as paredes serão afetadas pelo filtro. Porém, o nosso objetivo é selecionar algumas paredes em específico, desta forma é necessário definir algumas Regras de filtro.
Na coluna Regras de filtro, podemos definir regras para que apenas paredes com características específicas sejam selecionadas. Observe que por enquanto temos um campo indicando Nenhum.
Em um primeiro momento vamos manter a opção E (todas as regras devem ser verdadeiras). Ao lado temos o campo Adicionar regra e Adicionar conjunto.
Mas qual a diferença entre eles?
Quando usamos a opção Adicionar Regra, todas as regras fazem parte de um mesmo conjunto. Já em Adicionar conjunto, temos um novo “bloco” de regras agrupadas, exibindo uma caixa dentro do conjunto atual.
Mas vamos por partes, trabalhando com apenas uma regra. Observe que para cada categoria temos uma ampla lista de opções.
Entenda que, em um primeiro momento, todos os elementos da categoria parede estão selecionadas, então a função deste campo é fazer um “funil”, onde apenas as paredes que atendam o critério escolhido sejam selecionadas. No meu caso, vou selecionar a opção Comentários.
Com isso o Revit esta entendendo que devemos selecionar as paredes com base nos comentários, porém temos que determinar qual o “comentário” será o critério. Observe que temos uma nova linha com dois campos.
Clique no campo em branco e digite o comentário “Hidráulica”. Lembrando de tomar cuidado pois deve estar escrito exatamente da mesma forma como foi feito no campo de comentários da parede.
Identificamos que o critério de seleção será o campo comentários que tenha a informação hidráulica escrito, porém precisamos definir o que será feito com esses elementos. Então no primeiro campo temos outro leque de opções.
Para o exemplo que estou trabalhando, a opção correta é a “igual”, porém é interessante observar a quantidade de possibilidades para a criação de um filtro.
Pronto! Filtro finalizado! Vou deixar uma imagem abaixo com o resultado final.
Clique em Ok para finalizar. Você vai notar que vamos voltar para a janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, porém a mesma continua em branco.
Entenda que o que acabamos de criar foi um Filtro, ou seja, um critério para identificar e selecionar um ou mais elementos presentes no nosso projeto. Na janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos, podemos definir o que será feito com estes objetos “filtrados”.
Vamos clicar no botão Adicionar para incluir o filtro que acabamos de criar. Será exibida a janela Adicionar filtros, nela você deve selecionar o filtro que você criou (no meu caso o Paredes Hidráulicas) e clicar em ok.
Observe que uma nova linha foi adicionada, onde temos acesso a todos os campos de edição gráfica, porém, a diferença aqui é que apenas as paredes que se enquadrem no filtro Paredes Hidráulicas serão afetadas.
Como se trata de uma parede, vou me concentrar na coluna Cortar, campo Padrões, para realizar as alterações que preciso, no caso deixar a parede na cor amarelo com hachuras vermelhas. Clique no botão Sobrepor para abrir a janela Gráficos de padrões de preenchimento.
Vou preencher os campos com o padrão de hachura e cores que preciso que as paredes sejam exibidas.
Finalizadas as alterações, clique em Ok. Observe que agora o campo que antes exibida Sobrepor agora exibe uma amostra das configurações que foram realizadas.
Pode clicar em Ok para fechar a janela e conferir o resultado.
A grande vantagem que temos a partir de agora é que caso qualquer outra parede tenha o texto “Hidráulica” preenchido no campo Comentários, imediatamente ela será exibida com o padrão configurado em filtros.
E caso o texto seja removido do campo comentários, o Filtro é imediatamente removido, ou seja, um recurso muito mais prático do que ficar alterando o padrão de exibição manualmente.
Agora que você compreendeu o básico, vamos criar outros tipos de filtros gráficos.
Como criar filtros gráficos no Revit – Nível de piso
Uma situação muito comum em qualquer projeto é a necessidade de trabalhar com diferentes níveis de piso em um mesmo projeto.
Observe que os ambientes correspondentes a cozinha e banheiro temos um nível de piso inferior a 0,00. Ao inserir uma anotação isso fica claro, mas podemos criar um filtro com um padrão de cores, que vai permitir a rápida identificação destes pisos.
Para isso vamos até a janela Visibilidade/Sobreposição de gráficos (Atalho VG) e clique na aba Filtros. Em seguida clique em Editar/Novo.
Na janela Filtros, clique em Novo, para abrir a janela Nome do filtro. Vou chamar o meu de Níveis de piso.
Clique em Ok e vamos configurar o nosso novo filtro. No campo Categorias vou selecionar Pisos.
Por fim, vamos ao campo Regras de Filtro. Selecione a opção Altura do deslocamento do nível. No campo Operador, vou trabalhar com a opção “é menor do que” e no campo Valor vou colocar 0,00.
Com isso o Filtro vai entender que qualquer Piso que tenha um deslocamento de nível inferior a 0,00 deverá ser selecionado. Criado o nosso filtro podemos dar Ok para voltar a janela Visibilidade / sobreposição de gráficos e configurar como esses pisos serão exibidos graficamente.
Tome cuidado para fazer as alterações gráficas no campo correto. Observe que o piso é uma superfície, então devemos alterar a coluna Projeção / Superfície no campo Padrões. Clique em Sobrepor e faca as alterações gráficas desejadas.
Finalizando as alterações basta clicar em ok nas janelas e conferir o Resultado.
Note que apenas os pisos com altura de deslocamento inferior a 0,00 foram afetados.
Dica!
Um outro campo muito interessante dentro da aba filtros é o “Ativar filtro”. Com ele, ao invés de apagar todas as configurações para visualizar a vista sem o filtro, você pode apenas desabilitar o filtro.
CONCLUSÃO
O processo de criação e configuração de filtros não é tão complicado como parece, mas requer atenção e, na maioria dos casos, uma característica que permita diferenciar o elemento que precisa ser filtrado dos demais elementos.
Então o segredo está em identificar esta característica ou mesmo criar uma característica, seja com um comentário, diferente valor de medida, ou até mesmo um parâmetro totalmente personalizado.
Tem alguma dúvida no processo trabalho com Filtros gráficos ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!