Gradiente ou imagem no background é uma ótimo recurso que permitindo um contraste e dando mais vida ao seu projeto! Aprenda agora!
O Revit nos oferece diversos recursos paramétricos que facilitam muito a nossa vida mas também temos ferramentas para “embelezar” o nosso projeto. Sem dúvidas trabalhar com um por do sol ou uma bela paisagem nos cortes e elevações sem perder a qualidade técnica é um recurso que não devemos abrir mão!
Para isso o Revit permite que o Plano de fundo da imagem seja configurado com alguns padrões de cores ou mesmo uma bela imagem, dando muito mais vida aos detalhes do seu projeto. Vamos entender como ativar este recurso.
CONFIGURAR PLANO DE FUNDO
Para alterar o plano de fundo, escolha a vista desejada e na Barra de controle (menu inferior) clique no ícone de Estilo Visual e clique no botão Opção de Exibição de gráficos.
Na janela de Opções de Exibições de Gráficos localize a opção Plano de Fundo. Observe que a opção de planode fundo esta marcando nenhum.
Clicando na caixa Plano de fundo temos algumas opções que podem ser configuradas sendo céu, gradiente e imagem. Vamos entender como cada um funciona.
PLANO DE FUNDO – CÉU
Ao ativar o plano de fundo será possível configurar apenas a cor do solo, que já vem com um tom RGB de cinza.
Já que a cor do céu será ajustada de acordo com o horário do dia, que é a parte mais interessante, pois você terá efeitos diferentes de acordo com o horário configurado.
No exemplo deixei o percurso do sol ativado, mas no seu projeto o enquadramento pode ser bem menor, mantendo o foco na edificação, compare a diferença entre com e sem Plano de fundo.
Muito mais vida não é? Continua com as informações técnicas necessárias porém favorece uma apresentação para o seu cliente. Vamos as demais opções.
PLANO DE FUNDO – GRADIENTE
Ao ativar o Plano de Fundo Gradiente você terá três campos possíveis de configurar sendo: Cor do céu, cor do horizonte e cor do solo.
A combinação padrão já permite um visual bem interessante, dando um aspecto de um dia claro com poucas nuvens.
Porém é possível fazer combinações bem interessantes. Mas para você não ficar na tentativa e erro vou colocar algumas para você testar no seu projeto. Clique para ampliar caso não consiga visualizar os valores.
Aí vai da sua criatividade. Para chegar nestes valores eu busquei imagens de nascer e por do sol, joguei no photoshop e fui pegando amostra de cores (mais rápido do que ir chutando! rs!). Repare que de um resultado para outro muda bastante o efeito.
Pense que você pode pegar cores contrastantes com as que você utilizou na paleta de cores do seu projeto. Bom, vamos a última opção.
PLANO DE FUNDO – IMAGEM
Em primeiro momento parece ser uma ideia genial colocar uma imagem de plano de fundo porém é recomendado tomar alguns cuidados, principalmente pelo fato do seu plano de fundo ser uma foto e o seu projeto ser uma representação, podendo gerar um ar artificial demais.
Além do fato que não será qualquer imagem que proporcionará bons resultados. Dados todos os alertas, vamos ao procedimento!
Em Plano e fundo escolha a opção imagem. Será exibido que não há nenhuma selecionada, para escolher clique em Personalizar imagem.
No campo Imagem de plano de fundo basta clicar no botão Imagem para inserir a imagem desejada.
Após selecionar a imagem desejada é recomendado conferir como ela será exibida no seu projeto, pois dependendo ela pode ficar “fora de contexto” como fora de centro ou seu projeto está com uma vista ortogonal e a imagem em perspectiva.
Caso precise fazer alguns ajustes basta voltar ao campo Plano de Fundo e clicar em Personalizar imagem.
Observe que temos alguns campos onde podem ser alterados de acordo com a necessidade e o formato de imagem inserido.
No campo Escala é possível:
- Tamanho Original – respeita as dimensões originais da imagem.
- Esticar – Estica a imagem preenchendo todo espaço disponível. Pode gerar distorção dependendo da imagem.
- Largura – Encosta a imagem nas extremidades no sentido da largura.
- Altura – Encosta a imagem nas extremidades no sentido da altura.
Já o campo deslocamento permite aquele ajuste “dois pra cá, dois pra lá” reposicionando a imagem para resolver problemas de enquadramento.
Isso resume este simples recurso que com certeza irá ampliar seu leque de possibilidades de composição dos seus layouts.
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
O grande problema de colocar plano de fundo é na hora de gerar impressão em PDF, o revit só imprime em raster e nunca consegui imprimir em vetor. Você tem alguma saída?
Olá François,
Acredito que não tenha, principalmente porque a imagem utilizada no fundo nem sempre é vetorial o que impede este processo.
Um abraço!
Bom dia, quando gero o pdf salva sem a imagem do fundo, consegue me ajudar?
Olá Deinna,
A sua imagem de fundo é o gradiente ou outra imagem?
Um abraço!