Guia básico – escada montada é o lugar onde você vai finalmente entender como configurar e personalizar uma escada para o seu projeto. Aprenda agora!
Apesar do nome “básico”, a publicação aborda todos os campos de uma escada montada, então a publicação ficou grande. Você pode ir lendo e praticando aos poucos ou ir direto ao item da escada que precisa configurar, está tudo organizado por seções.
Lembrando que nesta publicação vamos nos concentrar nos componentes da escada. Já fiz uma publicação explicando como configurar conforme a norma ABNT e a regulamentação dos bombeiros. Caso não tenha visto ainda, clique no link abaixo:
ESCADAS X FÓRMULA DE BLONDEL X ABNT
ESCADA MONTADA
Antes de apresentar cada campo, para facilitar o entendimento, fiz uma separação por cores, permitindo assim associar o item que está sendo explicado e o painel correspondente a edição dentro das Propriedades de Tipo.
A necessidade de criar uma cor para cada item é justamente porque uma escada no Revit não é uma única família e sim uma combinação de famílias que resultam na escada.
Isso acaba ficando meio confuso para quem está aprendendo a personalizar uma escada, já que quando selecionamos uma escada do projeto e clicamos em Editar Tipo, não temos acesso a todas as famílias que compõem a escada.
Mas como eu selecione essas famílias?
A forma mais simples é selecionar a escada e na aba Modificar|Escadas clicar em Editar escadas.
Agora você está no modo Modificar|Criar escadas, então aqui você consegue selecionar as famílias que compõem a escada. Para isso basta clicar sobre a família desejada. Se tiver dificuldades em selecionar um determinado elemento da escada pare o mouse sobre ele e use a tecla TAB até o componente desejado se acender.
Agora vamos explorar cada um destes componentes e suas possibilidades de personalização e configuração. Basta ir acessando as páginas abaixo.
TIPOS DE BANZO
Quando configuramos uma escada podemos escolher algumas possibilidades de configuração do banzo sendo: Nenhum, fechado, aberto e uma configuração extra que é um banzo central.
Ei peraí! Por que o banzo aberto não ficou verde?
Bem observado! O banzo aberto na verdade é um banzo central “duplo”, então ambos compartilham as mesmas propriedades. Vamos entender cada um deles e que tipo de alterações são possíveis.
Para escolher qual o tipo de banzo desejado selecione a escada e clique em Editar Tipo no painel de Propriedades.
Na janela Propriedades de Tipo observe que estamos na Família Família de sistema: Escada, então aqui temos as propriedades gerais da escada como um todo e o campo Suportes é destinado a configuração do Banzo.
Nos campos Suporte Direito e Suporte Esquerdo você pode escolher entre as opções: Nenhum, Banzo (Fechado) e Banzo (aberto). O Banzo central vem desligado por padrão, se quiser ativá-lo você deve marcar a opção Suporte mediano.
Um detalhe importante é o posicionamento do banzo. No banzo aberto o seu alinhamento se dá pelas laterais, o que afeta a largura total da escada, já no banzo fechado, não temos este problema.
Mas para entender melhor suas diferenças, vamos explorar o que pode ser feito em cada um deles.
BANZO FECHADO
Em um banzo fechado, podemos fazer as seguintes modificações: alterar o tipo de perfil, as dimensões do perfil, o material e o tipo de corte.
Para editar o perfil da Escada, precisamos selecionar a escada e na aba Modificar|Escadas clicar em Editar escadas.
Agora você está no modo Modificar|Criar escadas, então aqui você consegue selecionar as famílias que compõem a escada. Selecione qualquer banzo e em seguida clique em Editar tipo.
Você também pode acessar o painel de edição do banzo selecionando a escada, clicando em Editar Tipo e depois vá até o campo Suportes e clique em Tipo de Suporte Direito/Esquerdo. Clicando dentro do campo, irá aparecer um ícone quadrado com “3 pontinhos”.
Clique nele para que outra janela seja exibida, a de Família de sistema: Banzo.
Observe que a janela Editar Tipo está mostrando novas opções de edição.
Agora tempo o campo Materiais e acabamentos, onde você pode escolher em Material o tipo que deseja aplicar ao Banzo.
Logo abaixo, no campos Cotas, temos na primeira linha a opção Perfil de Corte, onde você pode escolher um novo perfil entre os que já estão carregados no seu projeto.
Não gostou das opções de perfil disponíveis? Acesse essa publicação que fiz ensinando a fazer perfis personalizados, basta clicar no link abaixo:
CRIAR PERFIL DE VARREDURA PERSONALIZADO
O campo Inverter perfil de corte é mais utilizando quando precisamos corrigir o sentido em que o perfil foi carregado. É comum você carregar um perfil e ele vir virado para o lado errado.
Nos demais campos, você pode controlar as dimensões de profundidade do banzo em relação ao alinhamento da parte inferior da escada.
Aqui os campos devem ser editados em conjunto, já que a transição do banzo do lance para o banzo do patamar gera uma diagonal de concordância, podendo não gerar o resultado desejado.
Os campos Profundidade total e Largura são parâmetros relativos ao tipo de perfil, no caso o padrão (perfil retangular) onde é possível alterar a altura e largura do perfil.
Caso escolha outro perfil estes campos estarão bloqueados.
Outro ajuste possível são as chegas e saídas dos banzos. Para isso selecione o banzo desejado e no painel Propriedades localize o campo Restrições.
Os campos Corte final inferior e Corte final superior permitem três configurações de corte do banzo: Perpendicular, vertical e horizontal.
Já o campo Recortar Suporte na parte superior oferece as opções: Não recortar, Coincidir nível e coincidir suporte do segmento de conexão.
Neste campo você consegue controlar a chegada do banzo em relação ao pavimento superior, controlando o acabamento de recorte.
Agora vamos entender o que pode ser configurado no banzo aberto.
BANZO ABERTO / BANZO CENTRAL
Em um banzo aberto/central, podemos fazer as seguintes modificações: dimensões, material e posicionamento.
Para visualizarmos suas configurações, selecione o banzo aberto e clique em Editar tipo.
Agora tempo o campo Materiais e acabamentos, onde você pode escolher em Material o tipo que deseja aplicar ao Banzo.
Diferente o banzo fechado, não podemos alterar o tipo de perfil, onde trabalhamos com um perfil de padrão retangular. Porém, podemos alterar as suas dimensões no campo Cotas.
Aqui você pode controlar profundidade do banzo em relação ao alinhamento da parte inferior da escada.
O campo Profundidade total apesar de disponível não faz alterações no perfil do Banzo. Somente o campo largura altera sua dimensão, respeitando a largura total e aumentando a largura em direção ao centro da escada.
Também é possível controlar o deslocamento do banzo, caso não queira que ele fique encostado nas extremidades. Para isso selecione a escada e clique em Editar Tipo.
No campo Suportes observe que o valor Deslocamento lateral Direto/Esquerdo estão zerados, então basta inserir o valor desejado de deslocamento.
Mas e se eu quiser um banzo bem no meio da escada?
É o que vamos aprender a fazer agora!
BANZO CARRO (CENTRAL)
Recomendo que antes de ativar a opção do suporte central, configure os suportes Direito e Esquerdo como nenhum. Já para inserir um (ou mais) suportes no centro da escada, você deve selecionar a escada, clicar em Editar Tipo e no campo Suportes ativar a opção Suporte Mediano.
Para editar as propriedades do Banzo carro você pode Selecionar a Escada, clicar em Editar Tipo e no campo Suportes clicar em Tipo de Suporte mediano.
Outra opção é selecionar o Banzo e clicar em Editar Tipo, o que vai direto para a janela de Propriedades de Tipo do Banzo.
Aqui cabe uma observação, pois a janela que estamos acessando é a mesma para o Banzo aberto, então alterações realizadas aqui também afetarão o banzo aberto esquerdo e direito.
Outro detalhe importante é que o Banzo central não é inserido em baixo do patamar da escada.
Mas e aí o que eu faço?
Podemos “enganar” o Revit, para isso desligue a opção de Suporte Mediano e ative apenas um dos banzos (Esquerdo ou direito) como banzo aberto. Em seguida configure um valor de Deslocamento lateral correspondente a metade da largura da escada (você precisará fazer um conta se quiser que o banzo fique perfeitamente centralizado).
Desta forma você consegue um resultado um pouco melhor.
Agora vamos para um dos itens mais importantes, os Pisos.
PISOS
Em um piso, podemos fazer as seguintes modificações: Editar o perfil, as suas dimensões, o material e o bocel.
O piso faz parte do lance da escada, então precisamos selecioná-lo, para isso selecione a escada e clique em Editar escada.
Dentro do modo Modificar|Criar escadas, selecione qualquer lance e em seguida clique em Editar tipo.
Você também pode acessar esta janela selecionando a escada, clicando em Editar tipo e depois basta ir ao campo Construção. Na opção Tipo de trecho. Clicando dentro do campo, irá aparecer um ícone quadrado com “3 pontinhos”.
Basta clicar nestes 3 pontinhos para exibir a janela de Propriedades de tipo do piso.
Ei! Por que você pintou o patamar de vermelho dessa vez?
O patamar, por padrão vem configurado para obedecer as mesmas características do piso. Depois vou explicar como personalizar o patamar individualmente, por enquanto vamos nos concentrar no piso.
Logo no começo, temos o campo Materiais e acabamentos, onde você pode escolher em Material o tipo que deseja aplicar ao Piso.
Logo abaixo, temos o campo Pisos, onde a opção Piso permite que sua escada tenha (ou não) pisos.
Também é possível controlar a espessura do piso, lembrando que por padrão ele tem um perfil retangular, mas caso precise que o piso tenha um formato diferente, você pode escolher um novo formato no campo Perfil de Piso.
Lembrando que você pode criar um perfil personalizado, caso os perfis existentes não atendam suas necessidades.
Em seguida os três últimos campos controlam o Bocel.
Mas o que é um bocel?
Bocel é um prolongamento do degrau além da face do espelho, lembrando que ao fazer o cálculo do piso (Fórmula de Blondel), ele não é considerado.
Por padrão uma escada vem sem bocel, ou seja, seu valor está como zero. Porém ao consultarmos a NBR 9077 – Saídas de emergência em edifícios, temos a informação que a escada deve ter no mínimo 1,5cm de bocel ou a quina do degrau deve ter um balanço mínimo de 1,5cm.
No campo Comprimento do bocel, podemos controlar o comprimento desejado. Já no campo Perfil do Bocel, é possível selecionar um perfil a sua escolha (ou você pode criar um personalizado).
Com isso podemos atender a norma dos bombeiros de forma eficiente.
O perfil do bocel que foi selecionado é ativado somente na frente do piso, se quiser é possível configurar para que o perfil se aplique em mais faces do piso, para isso vá ao campo Aplicar perfil do bocel. Observe que existem algumas disponíveis.
Com isso, você consegue determinar como o bocel é exibido.
Mas e o patamar?
Calma, eu não esqueci dele. Vamos entender como e o que pode ser personalizado.
PATAMAR
Assim como um piso, no patamar podemos fazer as seguintes modificações: Editar o perfil, as suas dimensões, o material e o bocel.
Acredito que você tenha observado que as alterações realizadas nos pisos são replicadas no patamar. Isso acontece porque por padrão, o patamar é configurado para reproduzir as configurações aplicadas aos pisos. Mas é possível desabilitar esta opção e fazer configurações específicas para ele.
Um patamar vem por padrão com as configurações iguais as dos pisos, então precisamos desabilitar esta opção para efetuar configurações personalizadas. Para isso selecione a escada e clique em Editar escada.
Dentro do modo Modificar|Criar escadas, selecione o patamar e clique em Editar Tipo.
Observe que aqui apenas um campo nos interessa. Dentro de pisos desmarque a opção Igual ao do Trecho. Observe que o painel muda e habilita mais opções para edição, neste caso exclusivas do patamar.
Agora temos as opções disponíveis para a edição do patamar.
No campo Materiais e acabamentos você pode editar o Material do piso.
No Campo Pisos temos a opção Igual ao do trecho que faz com que o patamar passe a utilizar novamente as configurações do piso.
Já a opção Piso permite ativar ou desativar o patamar.
Os campos a seguir são idênticos aos do piso, permitindo editar a espessura, comprimento do bocel, selecionar um perfil e definir sua aplicação.
Lembrando que todos estes recursos são para quando você precisar de um patamar diferente dos degraus da escada, quando não precisar, deixe o campo igual ao do trecho ativado.
Agora vamos para outro item importantíssimo, os espelhos.
ESPELHO
Em um espelho, podemos fazer as seguintes modificações: perfil, dimensões, material e conexão.
O espelho faz parte do lance da escada, então precisamos selecioná-lo, para isso selecione a escada e clique em Editar escada.
Dentro do modo Modificar|Criar escadas, selecione qualquer lance e em seguida clique em Editar tipo.
Agora temos as opções disponíveis para a edição do espelho.
No campo Materiais e acabamentos você pode alterar o material dos espelhos.
No campo espelhos temos as principais configurações, sendo a primeira que permite configurar se sua escada terá espelhos ou não.
O campo Inclinado define a inclinação do espelho, porém só é possível editar a inclinação em escadas de lance monolítico.
No campo Espessura você controla a espessura do espelho, contanto que o perfil definido seja o padrão.
Também é possível editar o perfil do espelho, lembrando que você também pode criar perfis personalizados.
No último campo temos a Conexão espelho para piso, que como o nome diz, controla a conexão entre o espelho e o piso.
Além destes campos, temos outros ajustes que podem ser feitos, sendo relacionado a escada começar ou finalizar com espelhos. Para acessar este campo, você deve selecionar a escada e clicar em Editar escada.
Em seguida você deve apenas selecionar o lance desejado e ir até a janela de Propriedades. Aqui você encontrará o campo Construção.
No campo Construção você pode controlar se o lance escolhido começa ou não com um espelho. Mas tome cuidado! Se escolher para que a escada não comece com um espelho, isso afeta na altura total da escada.
Por fim, temos o campo finalizar com espelho, onde você pode desativar o último espelho, o que geralmente é necessário em virtude do pavimento que se deseja alcançar já ser o acabamento, tornando o espelho desnecessário.
CONCLUSÃO
Pronto! é só tudo isso! Agora você vai conseguir fazer todas configurações necessárias em uma escada, conseguindo atender a todas as necessidades do seu projeto!
É uma publicação imensa, mas acredito que a maioria vai usar como material de consulta, então fique a vontade para sugestões!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!
Fala Luis, Show de bola o tutorial…..
Amigo, como faço para imprimir todas as folhas de uma vez? Ótimo trabalho!
Olá João,
Você fala de Revit ou AutoCAD?
Um abraço!
Oi Luis, como faço para usar perfil tubular retangular como banzo, no meu só aceita as viga VU e GFP
Olá Felipe,
Mas você chegou a criar um novo perfil?
Um abraço!
Amigo, Boa tarde!
É possível armar uma escada com viga central no Revit?
No caso dessa escada com viga central em “L” como fazer para a viga acompanhar o patamar?
Obrigado.
Olá Rodrigo,
Até dá mas geralmente o resultado não fica muito bom. Você ir em suportes e ativar o suporte mediano. Nessa mesma publicação eu explico isso, esta na página 5.
Um abraço!
Como eu faço para alterar a altura desse suporte central?
Existe o campo “Tipo de suporte direito” onde está selecionado Carro 50mm de largura.
Mas em relação a altura deste, eu tenho como alterar?
Olá Paulo,
O suporte central é bem chatinho de configurar e dá poucas opções de ajuste. Em alguns casos vale mais apena pegar um suporte lateral e posicioná-lo no centro usando deslocamento. Assim você pode usar as opções de edição do suporte lateral em um suporte central.
Espero que isso ajude.
Um abraço!