Guia básico – Guarda-corpo

BALAUSTRES EM ESCADAS

Podemos controlar a distribuição dos balaústres nos degraus de uma escada. Para isso temos o campo Utilizar balaústres por degraus nas escadas. Isso faz com que a configuração de espaçamento dos balaústres seja ignorada nos lances de escadas, com isso você pode configurar para que em cada degrau sejam colocados balaústres, a quantidade e a família de balaústre.

guia-básico-guarda-corpo

Com um simples ajuste a escada já fica completamente diferente.

guia-básico-guarda-corpo

BALAÚSTRES – PÓLOS

Os balaústres chamados de Pólos tem basicamente os mesmos recursos de configuração do que o campo Padrão Principal.

guia-básico-guarda-corpo

Observe que aqui não temos a opção de acrescentar mais balaústres, podemos apenas personalizar as opções disponíveis que são: Poste inicial, Poste do canto e Poste final.

guia-básico-guarda-corpo

O único ajuste adicional que temos é a opção Postes de canto em, que permite que você controle quando o balaústre de canto deve ser inserido.

guia-básico-guarda-corpo

Essa configuração sobrepõe a configuração do Padrão principal, ou seja, se você escolher um modelo de balaústre aqui é ele que será inserido nas quinas e não o modelo escolhido em Padrão Principal.

guia-básico-guarda-corpo

DICAS

Apesar desta enxurrada de informações ainda tenho algumas dicas que você pode usar no seu dia a dia, vamos ver algumas possibilidades bem interessantes a seguir, como por exemplo visualizar a edição do guarda-corpo.

VISUALIZAR EDIÇÃO

O processo de criação do guarda-corpo envolve o modo de desenho por croqui, sendo que quando você resolve editar o guarda-corpo ele volta a ser uma simples linha e você só consegue visualizar o resultado ao final da edição. Mas ativando a opção visualizar é possível redesenhar o guarda-corpo e ver como ele vai ficar antes de concluir a edição.

guia-básico-guarda-corpo

ALTERAR SEGMENTOS

É comum um guarda-corpo ser composto por diversos segmentos, porém os segmentos podem ser alterados de forma individual, dando uma maior liberdade de personalização. Selecione o guarda-corpo desejado e na aba Modificar clique em Editar caminho.

guia-básico-guarda-corpo

Agora selecione o segmento desejado e observe os campos na faixa de opções.

guia-básico-guarda-corpo

No campo Inclinação, temos as opções:

  • Por hospedeiro: obedece a inclinação do hospedeiro (escada ou rampa, por exemplo).
  • Plano: permanece com o guarda corpo reto, porém respeitando o hospedeiro.
  • Inclinado: Mantem uma linha inclinada mesmo com uma variação de planos.
guia-básico-guarda-corpo

Também é possível fazer ajustes na altura do guarda-corpo, basta ir ao campo Correção da altura de mudar de por tipo para Personalizado. Em seguida basta inserir o valor desejado, lembrando que o valor inserido no campo será adicionado ao valor de altura existente.

guia-básico-guarda-corpo

GUARDA-CORPO EM PAREDES

Nem sempre o nosso guarda-corpo esta colocado no chão, em alguns casos é comum ele estar sobre uma pequena mureta ou algo do tipo. Você pode, por exemplo, alterar o perfil de uma parede e hospedar o guarda corpo nela. O interessante é que se você editar o perfil o guarda-corpo é atualizado automaticamente.

guia-básico-guarda-corpo

BRISES E TOLDOS

A ferramenta guarda-corpo é tão versátil que podemos fazer outras aplicações, como por exemplo, criar brises e toldos.

guia-básico-guarda-corpo

Não tem nenhum truque na verdade, basta você configurar a altura e o deslocamento das barras horizontais e criar um balaústre personalizado. Vou deixar este processo para uma outra publicação, mas sinceramente é bem simples.

CONCLUSÃO

Apesar da publicação ter ficado enorme ela esta mais para uma apresentação da ferramenta guarda-corpo. As possibilidades são imensas, então vai depender da sua necessidade (e criatividade).

Claro que descobrindo outros truques ou dicas eu vou atualizando a publicação. Tem alguma dica ou truque que só você conhece? Compartilhe com a gente! Mande nos comentários!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Também estou no Instagram!

2 comentários em “Guia básico – Guarda-corpo”

  1. Obrigado André! Suas explicações são as mais didáticas, facilitando nosso entendimento nessa ferramenta tão poderosa. A Autodesk bem que poderia lhe contratar para escrever os manuais de utilização dos softwares dela. Abraço.

    Responder

Deixe um comentário