Imagem serrilhada no Sketchup apesar de parecer um problema sério, na maioria dos casos é apenas uma configuração incorreta. Vamos aprender a identificar e resolver o problema agora!
Você olha para a sua tela e os objetos estão estranhos, meio “pixelados” ou como alguns costumam falar:
A imagem está meio serrilhada!
Isso acontece porque em softwares que trabalhem com 3D (o Sketchup é um deles), o consumo dos recursos do seu computador são abundantes, o que exige uma CPU rápida e grandes quantidades de memória RAM, além do que sua placa de vídeo e drivers de vídeo devem ser compatíveis com o OpenGL.
Mas o que é esse OpenGL?
O QUE É OPENGL?
Trata-se de um padrão da indústria para o desenho de geometrias 3D, que dependem fortemente da CPU para executar os cálculos de renderização. Infelizmente, apenas alguns drivers 3D das placas de vídeo disponíveis no mercado são 100% compatíveis com o OpenGL, além de serem projetados para jogos e não foram testados em outros programas 3D.
Isso pode geram um problema de compatibilidade, fazendo com que o fabricante da placa de vídeo tenha que desenvolver correções, então aí é que entram as atualizações dos drivers.
Mas eu nem sei qual é a minha placa de vídeo!
PLACA DE VÍDEO
Calma, você pode conferir isso diretamente no Sketchup, indo até a aba Janela e clicando em Preferências.
Na janela Preferências do Sketchup, clique no campo OpenGL.
Observe que no campo recursos temos o botão Placa gráfica e detalhes.
Clicando neste botão, será exibido o modelo da sua placa de vídeo.
Agora você pode ir até o site do fabricante e baixar os drivers mais recentes. Fique tranquilo, geralmente no site do fabricante tem um botão Download onde você encontra facilmente o Driver.
Mas eu não sei instalar esse treco!
Calma, geralmente são arquivos executáveis, ou seja, você clica duas vezes no arquivo baixado e ele já instala ou faz uma ou duas perguntas simples, você consegue!
CONFIGURAÇÃO OPENGL
E essa configuração de OpenGL?
Caso a atualização do driver de vídeo não resolva, você pode conferir o valor da Suavização de multiamostra. quanto mais baixo o valor, mais serrilhada a imagem fica. Geralmente o valor padrão fica em volta de 4x.
Mas eu posso aumentar?
Sim pode, porém pode ser que seu computador ou não suporte ou lhe de algum aviso do tipo: Talvez o seu sistema fique significativamente lento ao usar os valores de suavização.
Aqui não há muito o que explicar, quanto mais alto, mais vai exigir da máquina, logo, você deve encontrar um valor que você julgue adequado. No meu computador, eu mantenho os 4x, afinal o que importa é a imagem renderizada que eu vou enviar ao meu cliente.
Abaixo, um comparativo com alguns níveis de OpenGL.
Com essas medidas você deve conseguir eliminar ou minimamente reduzir o serrilhado na sua tela.
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