Navegador de projeto personalizado – Revit

O Navegador de projeto do Revit permite visualizar e gerenciar todas as vistas do seu projeto, oferecendo inclusive a possibilidade personalizar a organização das vistas, otimizando muito o seu tempo! Aprenda agora!

Quando desenvolvemos um projeto no Revit estamos 100% do tempo trabalhando em um modelo 3D, que é organizado em vistas, que nada mais são do que diferentes visualizações do seu projeto, tanto em 3D como em 2D.

Todas estas vistas podem ser acessadas dentro do Navegador de projetos, onde a configuração padrão que o Revit oferece é muito simples e bem prática de entender, porém pode não ser tão eficiente em projetos mais robustos e complexos.

Mas antes de falarmos em personalização vamos entender como o Navegador de projeto funciona.

Como funciona o Navegador de projeto no Revit?

O objetivo do Navegador de projeto do Revit é organizar todas as vistas do seu modelo 3D para que você possa acessar qualquer informação de forma simples e rápida.

navegador-de-projeto

Mas para entender melhor o Navegador de projeto vamos analisar as vistas presentes dentro de um projeto, no meu caso vou usar o projeto modelo do Revit, o RAC_basic_sample_project.

Vamos analisar apenas as vistas do projeto, fora do navegador de projetos.

navegador-de-projeto

Cada vista apresenta uma diferente informação do mesmo projeto, porém sem obedecer um padrão de organização fica demorado ou mesmo difícil localizar uma vista específica do projeto, imagine então em projetos com centenas de vistas!

A proposta do Navegador de projeto é exibir, de forma organizada, todas essas vistas, utilizando uma estrutura hierárquica de árvore.

navegador-de-projeto

Observe que temos no topo temos Vistas (All), que representa o topo de hierarquia. Dentro de Vistas temos Plantas de piso, vistas 3D e Elevações, que são o segundo nível da hierarquia e por fim as vistas, onde cada uma está devidamente classificada e agrupada.

navegador-de-projeto

Para facilitar a visualização o Revit agrupa vistas que tem o mesmo tipo de classificação, que podem ser compactadas permitindo uma melhor visualização ou priorizando o grupo de vistas que está sendo utilizado naquele momento. Para expandir, basta clicar no símbolo de “+”.

navegador-de-projeto

Você também pode fazer busca por vistas, desde que você saiba o nome da vista que esta procurando. Para isso basta clicar com o botão direito em qualquer local do Navegador de projetos e escolher a opção Pesquisar.

navegador-de-projeto

Ao clicar em Pesquisar será exibida a janela Pesquisar no Navegador de projeto. Basta digitar o nome da vista e clicar em Próximo.

navegador-de-projeto

Caso exista mais de uma vista com o mesmo nome, você deve ir clicando em próximo até localizar a vista desejada.

navegador-de-projeto

Certo, mas de onde vem essas vistas?

Isso depende do Template que você esta utilizando. Algumas delas já vem no Template e outras são criadas no decorrer do desenvolvimento do projeto. Na aba Vista, temos o painel Criar, onde temos as principais ferramentas de criação de novas Vistas, sem esquecer os sub-menus.

navegador-de-projeto

Aqui já da para se ter uma ideia da variedade de vistas que o Navegador de projetos comporta, mas pergunta que não quer calar. Qual o critério para a organização dessas vistas?

Na verdade existem alguns critérios para esta organização, onde para acessá-los você deve ir até o Navegador de Projeto, no campo Vistas (All) clicar com o botão direito e selecionar a opção Organização do Navegador.

navegador-de-projeto

Observe que será exibida a janela Organização do Navegador, onde podemos estabelecer diferentes critérios para a organização das VistasFolhas e Tabelas do seu Projeto.

navegador-de-projeto

A configuração padrão é Todas (All) Observe que o campo Editar esta bloqueado, logo não podemos EditarRenomear ou Excluir. Mas temos outras opções disponíveis.

Aqui é importante deixar claro que nenhuma vista será adicionada ou perdida, o que o Revit faz é permitir a reorganização das vistas existentes no seu projeto. Tanto é que ao criar uma nova vista, a mesma irá obedecer as regras aqui estabelecidas.

Vamos fazer alguns testes para entender o que é possível fazer aqui. Observe que a configuração padrão do Revit organiza as vistas por Tipo, mas temos uma opção chamada Tipo/Disciplina (Type/Discipline) selecione esta opção e clique em Aplicar.

navegador-de-projeto

Em um primeiro momento parece que não tivemos alteração, mas ao olhar com atenção a organização das vistas no Navegador de Projetos mudou. Agora temos uma sub-categoria que separa as vistas conforme a sua Disciplina.

navegador-de-projeto

O que percebemos aqui é que o Revit permite que algumas informações das Vistas possam ser utilizadas como critério na organização das vistas.

Mas de onde ele tirou essa Disciplina?

Simples, basta ir até a vista desejada e na janela Propriedades temos um campo chamado Disciplina. Foi com base neste campo que o Navegador de projetos definiu a qual disciplina a vista pertence.

navegador-de-projeto

Agora observe o que acontece quando eu altero a Disciplina de uma vista. Ela é imediatamente organizada na nova disciplina dentro do Navegador de Projeto.

navegador-de-projeto

Ao alterar a disciplina do Level 2 de Arquitetura para Estrutural um novo campo chamado Estrutural foi adicionado para armazenar a vista Level 2. Percebemos então que não é tão complicado organizar as vistas do nosso projeto.

navegador-de-projeto

Voltando para a janela Organização do Navegador, percebemos que temos outros campos disponíveis, que são os Disciplina (Discipline), Não inserido em folhas (Not on Sheets) e Fase (Phase). Cada um oferece um diferente critério de organização.

navegador-de-projeto

Mas e se eu quiser organizar o meu Navegador de projetos de uma forma diferente?

É aí que entra a parte de customização e personalização do Navegador de projeto.

Como personalizar o Navegador de Projeto?

Para personalizar a organização do Navegador de projeto vou acessar novamente clicar com o botão direito sobre o campo Vistas e selecionar a opção Organização do Navegador.

navegador-de-projeto

Na janela Organização do Navegador vou selecionar a opção Tipo/Disciplina (Type Discipline) e clicar em Editar.

navegador-de-projeto

Será exibida a janela Propriedades de organização do Navegador. Aqui temos duas abas, a Filtrar Agrupar e classificar. Vamos começar pela aba Agrupar e classificar.

navegador-de-projeto

A aba Agrupar e classificar é o local onde estabelecemos as regras de organização do Navegador, de forma que temos várias “linhas” de forma que a regra do topo tem maior peso e as demais menor peso.

Você não precisa utilizar todos os campos. No caso que usamos como exemplo, percebemos que a primeira regra determina que as vistas devem ser organizadas por Família e tipo e em seguida devem ser organizadas por disciplina.

navegador-de-projeto

Essas duas regras foram suficientes. Mas perceba que abaixo de cada regra podemos ainda definir se serão usados todos os caracteres ou um determinado número de caracteres a esquerda.

navegador-de-projeto

Se você clicar no campo Agrupar será possível visualizar todas as opções disponíveis que podem ser utilizadas como regra.

navegador-de-projeto

Já na aba Filtrar, como o próprio nome diz, podemos criar Filtros que afetam as regras de organização.

navegador-de-projeto

No campo Filtrar por podemos definir o quer será afetado pelo filtro.

navegador-de-projeto

A partir do momento em que escolhemos uma opção de filtro, logo abaixo podemos definir qual será o critério do filtro.

navegador-de-projeto

Pegando um Filtro de Disciplina como exemplo. Poderíamos determinar um filtro como Igual a e selecionar Arquitetura. O resultado seria que apenas as vistas de arquitetura seriam exibidas no Navegador.

navegador-de-projeto

Mas qual a vantagem disso?

Imagine um projeto imenso, com várias disciplinas, porém no momento você está cuidando apenas da disciplina de arquitetura. Seria muito mais confortável se apenas vistas da disciplina de Arquitetura fossem exibidas no Navegador de projeto, não é mesmo?

Ou seja, os filtros são para facilitar o seu trabalho, não são obrigatórios. São apenas mais uma camada de configuração possível para a organização do seu Navegador.

Mas para um melhor entendimento, vamos criar um esquema personalizado e testar todas estas opções.

Criando um esquema de organização do Navegador de projeto

Na janela Organização do Navegador clique na opção Novo.

navegador-de-projeto

Na janela Criar nova organização do navegador escolha um nome de sua preferência.

navegador-de-projeto

Ao clicar em OK será exibida a janela de Propriedades de organização do Navegador. Por enquanto clique em Ok.

navegador-de-projeto

Em Organização do navegador selecione o estilo que você criou e clique em Ok.

navegador-de-projeto

Agora observe o seu Navegador de projeto. É assim que ele fica quando não temos nenhum critério de organização ou filtro.

navegador-de-projeto

Agora vamos voltar a janela Organização do Navegador, selecionar o esquema de organização que você criou e clicar em Editar.

navegador-de-projeto

Na aba Agrupar e classificar podemos escolher o esquema que melhor se aplica para o seu projeto, por exemplo vou definir como Disciplina e logo abaixo por Nível associado.

navegador-de-projeto

No Navegador de projetos já podemos observar as mudanças realizadas.

navegador-de-projeto

Observe que primeiro temos Arquitetura (Disciplina) e em seguida Level 1 (Nível Associado), ou seja, está exatamente como configuramos.

Mas e esses interrogações?

As interrogações representam um pequeno “conflito”, pois como a segunda regra do nosso esquema de organização é para identificar o nível associado, alguns elementos do projeto não estão exatamente em um nível.

navegador-de-projeto

Observe que cortes, elevações, renderizações e qualquer outra vista que não esteja associada a um nível é imediatamente agrupada nesta categoria de interrogações, que seria o equivalente a um “genérico”.

Vou alterar as regras para Disciplina e tipo.

navegador-de-projeto

Agora temos um resultado mais interessante dentro do Navegador de projeto.

navegador-de-projeto

Observe que todas as vistas desenvolvidas no projeto ainda estão presentes no Navegador de projeto, a única alteração que temos é a sua organização.

Caso precise ocultar as vistas podemos recorrer a aba de filtros, desta forma percebemos como a configuração de regras do Navegador de projeto é simples e rápida de ser alterada e personalizada.

CONCLUSÃO

A personalização do Navegador de projeto permite uma melhor organização das vistas e informações do seu projeto de diversas maneiras, sendo possível adaptar a exibição do Navegador de projeto às necessidades do seu projeto.

Tem alguma dúvida no processo de personalização do Navegador de projetos ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário