Nota-chave no Revit são anotações que utilizam um banco de dados personalizado para identificar os elementos do seu projeto, otimizando muito a etapa de detalhamento. Aprenda agora!
A etapa de detalhamento do projeto exige além de muita atenção uma grande organização das informações que serão inseridas no projeto, desta forma, o emprego de notas-chave pode ser a melhor solução.
O que é uma nota-chave no Revit?
Uma nota-chave é uma anotação que identifica os elementos do seu projeto com base em uma “tabela personalizada” (banco de dados), utilizando um código alfanumérico.
Essa “tabela” na verdade consiste em um sistema de especificação padrão dos elementos na indústria da construção. No Revit temos uma tabela que referência 16 divisões estabelecidas pelo sistema de formato Master do Construction Specification Institute (CSI) de 1995.
Você pode atribuir notas-chave para todos os elementos do seu projeto, inclusive componentes de detalhe e materiais. A identificação dos elementos é feita usando-se um padrão alfanumérico, que direciona o leitor para seções específicas da “tabela”.
O que teríamos de equivalente aqui no Brasil seria a tabela do SINAPI (Sistema Nacional de Preços e Índices para a Construção Civil), que nada mais é do que é um banco de dados com preços de serviços e insumos utilizados na indústria da construção, mantido pela Caixa Econômica Federal.
A partir das notas-chave do projeto podemos criar uma Legenda de nota-chave, que exibe o código da nota-chave e um texto descritivo.
Tipos de nota chave
Para acessar a ferramenta Nota-chave no Revit vá até a aba Anotar e no painel Identificador clique na seta abaixo de Nota-chave.
Ao clicar em Nota-chave observe que o menu se expande exibindo três diferentes tipos de nota-chave, além da opção de configurações.
Vamos conhecer cada uma destas opções disponíveis.
Nota-chave do elemento
Todos os elementos do Revit possuem dentro das Propriedades de tipo um campo de Nota-chave, este campo corresponde a Nota-chave do elemento.
O primeiro ponto a se observar aqui é que uma Nota-chave é uma Propriedade de tipo, ou seja, todas os elementos do mesmo tipo presentes no seu projeto receberão a mesma nota-chave.
Se pegarmos uma janela como exemplo, todas as janelas de mesmo tipo presentes no seu projeto, ao inserir uma nota-chave em qualquer uma delas, será exibida exatamente a mesma informação.
O campo Nota-chave disponível dentro da janela Propriedades de tipo pode ser preenchido manualmente com qualquer informação ou valor, mas se você clicar dentro do campo, será exibido um botão “três pontinhos” que permite acessar a tabela de Nota chave do Projeto.
Na janela Nota-chave temos acesso a “tabela” padrão do Revit (Construction Specification Institute (CSI), que é subdivida em 16 categorias.
Temos basicamente duas colunas, sendo uma para o valor e outra para o texto. ao lado de cada linha temos um sinal de “+”, que indica que podemos expandir a nota, exibindo as subdivisões da categoria. Quanto mais subdivisões, mais específica a nota.
Atribuído o valor da Nota-chave podemos adicionar a Nota-chave do elemento ao objeto.
Nota-chave do material
Outra importante informação que pode ser organizada em Notas-chave são os materiais dos elementos do seu projeto. Lembrando que a nota-chave do material não é a mesma coisa que a nota-chave do elemento.
Com assim?
Para um melhor entendimento, vou utilizar uma parede como exemplo. Ao entrarmos na janela Editar tipo, temos a informação da parede como um todo, ou seja, o campo Nota-chave corresponde a parede como um todo.
Porém uma parede é composta por uma série de camadas, onde cada uma possui um diferente tipo de material.
Cada um destes diferentes materiais possui seu campo de Nota-chave. Para acessar este campo você precisa ir até o campo do material e clicar nos “três pontinhos” para acessar o Navegador de materiais.
Dentro do Navegador de materiais, vá até a aba Identidade e no campo Informações de anotação do Revit você tem acesso ao campo Nota-chave do material.
Clicando nos “três pontinhos” você tem acesso a mesma janela de Nota-chave que vimos anteriormente, aqui basta selecionar a nota-chave correta.
Atribuída a nota-chave ao material podemos finalizar clicando no Ok em todas as
janelas. Em seguida basta atribuir a Nota-chave ao material.
Um detalhe importante é que no exemplo da parede eu atribui uma nota-chave apenas ao revestimento de tijolo, de forma que se você quiser colocar uma nota-chave nos outros materiais será necessário repetir este processo para cada um deles.
Observe que caso o material não tenha uma nota-chave para ser carregada, ao clicar em um material que não possui uma nota-chave previamente carregada, o Revit vai abrir a janela de Nota-chave para você selecionar um.
Mas eu sou obrigado a escolher um?
Na verdade deveria, mas se você clicar em cancelar o Revit vai inserir uma nota vazia, que quando selecionada exibe um interrogação.
Se quiser preencher a nota-chave não precisa entrar no material, selecione a nota-chave em branco e na janela Propriedades vá até o campo Valor da nota, nele você pode acessar a janela de Nota-chave e escolher a opção mais adequada.
Nota-chave do usuário
A nota-chave do usuário já é um tipo de nota específica da vista, não sendo pré-definida como as outras opções de nota-chave.
Mesmo que o elemento ou o material já tenha uma nota-chave atribuída o Revit irá ignorar essa informação e abrir a janela de Nota-chave, de forma que você pode escolher um novo parâmetro de nota-chave ou preencher esta informação na janela de Propriedades.
Configurações de nota-chave
Agora que conhecemos as opções de notas-chave do Revit podemos ir para a última opção que é a Configuração de nota-chave.
Clicando em configurações de nota-chave temos acesso a janela Configurações de nota-chave, onde no primeiro campo temos acesso a caminho do arquivo que “preenche” a tabela com as informações de todas nota-chave do projeto.
Se você clicar no botão Procurar o Revit vai te direcionar para a pasta onde esse arquivo está salvo. Lá você vai observar que existem outros arquivos.
Os arquivos Revitkeynote_Metric.txt e Revitkeynote_PTB.txt são idêntico. Se você clicar com o botão direito sobre um deles e selecionar a opção Abrir é possível visualizar o bloco de notas com a lista completa de parâmetros de Nota-chave.
Você pode carregar ou criar um arquivo personalizado de parâmetros de nota-chave (que será explicado em outra publicação), permitindo a customização das informações de nota-chave do seu projeto.
Voltando para a janela de Configuração de nota-chave temos outros dois campos: Caminho do arquivo, que permite configurar como o Revit “lê” o caminho para localizar o arquivo e Método de numeração, que pode ser por nota-chave ou por folha.
Conclusão
Nota-chave é um recurso que oferece um controle muito refinado das anotações de detalhamento do projeto, permitindo não só uma melhor organização como um controle refinado das informações.
Tem alguma dúvida sobre nota-chave ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!