Planta de situação geolocalizada

Planta de situação geolocalizada é um recurso que está presente nestas últimas versões do AutoCAD e mesmo sendo incrível poucas pessoas usam. Aprenda agora!

Incorporar uma imagem geolocalizada em seu projeto além de dar um ar bem profissional pode lhe oferecer uma boa referência da localização e do entorno na qual seu projeto esta inserido.

Nas últimas versões do AutoCAD é possível inserir diretamente no seu projeto informações de localização geográfica, utilizando de forma online os mapas do Bing Maps.

planta-de-situação-via-satélite

Ah, mas eu queria o google maps!

Inicialmente o sistema era o Google, porém atualmente o sistema é o Bing. Sinceramente, a precisão de ambos é incrível, garanto que você notará pouquíssima diferença.

Para poder utilizar este recurso é necessário criar uma conta no A360 (Autodesk 360), já que o serviço é online. Se você utiliza uma versão estudante do AutoCAD, já deve ter uma conta.

Posso usar o recurso mesmo sendo estudante?

Claro que pode! Se não tiver uma conta, não se preocupe, é muito simples de criá-la.

CRIANDO UMA CONTA A360

No AutoCAD, no menu superior a direita, existem um campo para fazer login. Clique ali e escolha a opção Sign in to Autodesk Account.

planta-de-situação-via-satélite

Clicando no botão, logo será carregada uma janela na qual você deverá colocar seu login e senha. Caso não tenha cadastro, basta clicar na opção Signing up e fazer seu cadastro.

planta-de-situação-via-satélite

Após fazer o login irá aparecer o seu nome no campo e um balão de boas vindas.

planta-de-situação-via-satélite

Agora podemos inserir o mapa online no nosso espaço de trabalho.

INSERINDO O MAPA

A primeira coisa que deve ser feita é conferir a sua configuração de unidades. Quando criamos um novo arquivo no AutoCAD, o mesmo vem configurado como milímetros. Se o seu projeto é em metros, centímetros ou qualquer outra unidade, você deve fazer a correção.

Para isso vá ao menu de Aplicação (“A” vermelho), clique em Drawing Utilities e em Units.

planta-de-situação-via-satélite

Na janela Units coloque a unidade na qual seu projeto está sendo desenvolvido.

planta-de-situação-via-satélite

Essa correção da unidade é para que a proporção do tamanho do mapa fique adequada ao tamanho do seu projeto.

Agora vamos ao mapa. Vá até a janela Insert e localize o botão Set Location e escolha a opção From Map.

planta-de-situação-via-satélite

Agora estamos na janela Geographic Location, onde você deve inserir o endereço do seu projeto no campo Address na parte superior. (Igual no google maps).

planta-de-situação-via-satélite

Como exemplo, vou colocar a localização da Catedral de Brasília (Brasilia – Emi). Na sequência pressione Enter. A janela irá dar zoom no mapa e solicitar que você confirme o endereço mostrado na imagem clicando na opção Drop Marker Here.

Caso o endereço que você forneceu não tenha informações suficientes, pode ser que apareça mais de uma opção. Basta ir selecionando e quando encontrar a que se enquadra no endereço solicitado selecione Drop Marker Here.

planta-de-situação-via-satélite

Ao clicar, será inserido um “alfinete” na localização do endereço e o botão Next ficará disponível para ser clicado.

planta-de-situação-via-satélite

A próxima etapa é a que costuma gerar um pouco de confusão, Set Coordinate System. Aqui devemos indicar a nossa Geographic Coordinate System, que nada mais é do que nossa localização no planeta. Para o Brasil, basta escolher a opção UTM84-23S.

planta-de-situação-via-satélite

Clicando em Next, a janela será fechada e na linha de comando teremos a mensagem: Select a Point for the Location. Esta etapa também pede cuidado, já que o local que escolhermos será exatamente o endereço que indicamos. A partir deste ponto o mapa será criado ao redor.

planta-de-situação-via-satélite

Ao clicar você notará que será feita uma nova pergunta: Specify North Direction Angle. Como o primeiro clique se refere ao ponto exato do endereço informado, agora você precisa indicar o Norte em relação ao seu endereço.

Fique tranquilo, se não tiver uma referência, isso pode ser corrigido posteriormente.

planta-de-situação-via-satélite

Após clicar o mapa vai sendo distribuído ao redor. Dependendo do seu computador e da sua conexão pode levar alguns instantes.

Agora que o mapa esta inserido, se você reduzir o zoom ao máximo irá perceber que não foi inserido um mapa completo e sim uma fatia do mapa. Essa fatia corresponde ao UTM84-23S.

planta-de-situação-via-satélite

Certo, agora temos um mapa gigantesco no model, como eu recorto ele para criar minha planta de situação?

Simples, observe que temos uma nova aba disponível Geolocation. Nesta aba você pode gerenciar o que acontece com o mapa que você inseriu.

planta-de-situação-via-satélite

De maneira bem rápida vou apresentar as opções disponíveis:

  • Edit Location: Você pode reinserir o endereço caso tenha encontrado algum problema.
  • Reorient Marker: Aqui você pode reposicionar o “alfinete” e corrigir a orientação do Norte.
  • Remove Location: Remove o mapa do seu projeto.
  • Locate Me: Se o seu computador tiver um sistema de GPS, é possível indicar onde você esta no mapa.
  • Mark Position: Marcações que você pode fazer no mapa, porém depende de um sistema de GPS.
  • Online Map: Você pode escolher os modos de visualização do mapa (Aerial, Road Hybrid e Off).
  • Capture Area: Você pode selecionar uma área de forma que ela fica vinculada ao seu arquivo.

Este mapa não aparece na sua folha caso você tente imprimir, por isso é necessário a criação de uma área de captura, que nada mais é que um recorte da área que lhe interessa no mapa. Para isso localize a opção Capture Area.

planta-de-situação-via-satélite

Clicando no botão basta fazer uma seleção correspondente a área que deseja que seja capturada, é como a ferramenta retângulo.

Observe que a área selecionada agora tem uma demarcação de copyright e se você selecionar a imagem temos um novo menu, Map Image, onde você pode refinar a qualidade da imagem de captura, inclusive fazendo alguns ajustes.

planta-de-situação-via-satélite

Feita a captura, você pode inclusive remover o mapa que a imagem irá permanecer onde está. Agora basta você criar uma viewport no seu projeto de forma que sua planta de situação apareça com toda qualidade que você precisa.

planta-de-situação-via-satélite

Obviamente esta não é a única aplicação para esta ferramenta, mas não deixa de ser  além de interessante ter uma precisão incrível. Agora vai de você imaginar as possibilidades de sua aplicação.

Gostaram? Compartilhem o site com seus amigos e curtam nossa página! Facebook!

Dúvidas? Comentem!

12 comentários em “Planta de situação geolocalizada”

    • Olá Laércio,

      Caso já tenha inserido o mapa, basta ir até a aba Geolocation e clicar no botão Reorient Marker. Serão 2 cliques. O primeiro se refere a exata localização do endereço e o segundo clique corresponde a sua dúvida, indicar o norte verdadeiro.

      Dúvidas fique a vontade para perguntar.

      Um abraço!

      Responder
  1. Boa Tarde Luis,

    Gostaria de saber a partir de qual versão do Autocad a ferramenta Capture Area está disponível e se tem alguma atualização que possa trazer essa função para a versão 2014.

    Obrigado.

    Responder
  2. Bom dia! Sou advogada e atuo muito com pessoas carentes. Estou com uma causa de usucapião extrajudicial e a União solicitou a juntada de uma PLANTA DE LOCALIZAÇÃO E/OU SITUAÇÃO GEORREFERENCIADA em
    coordenadas UTM, datum SAD 69 (acompanhada de memorial descritivo
    indicando vértices, distância e azimutes) com suas características,
    confrontações e medidas, quadra, norte magnéticos, área total e escala
    gráfica..

    Essa planta é a mesma que vcs ensinam nesse blog? será que consigo fazer sem ter experiência nessa área?
    Desde já agradeço a atenção.
    Luana

    Responder
    • Olá Luana,

      O recomendado nestes casos é procurar um profissional, pois qualquer falha pode gerar uma revisão e essas revisões junto a prefeitura costumam levar mais de 6 meses, o que pode atrasar muito o seu processo.

      Um abraço!

      Responder

Deixe um comentário