SKETCHUP & VRAY

Recuperar mapas de texturas

Recuperar mapas de texturas pode ser a salvação para aquele material que está todo configurado e de uma hora para outra perdeu o caminho da imagem que foi utilizada como mapa. Aprenda agora!

Se tem uma coisa que deixa qualquer um puto inconformado é uma textura que estava funcionando perfeitamente até outro dia do nada aparecer sem o seu respectivo mapa. Mas fique tranquilo, temos algumas alternativas para resolver este problema e para facilitar a solução caso ele volte a acontecer.

RECUPERAR MAPAS DE TEXTURAS

Recomendo que antes de continuar leia a publicação que fiz explicando o que são mapas, caso você ainda não tenha nenhum conhecimento sobre este assunto. Basta clicar no link abaixo:

MATERIAL, MAPA E TEXTURA – QUAL A DIFERENÇA?

Dando continuidade, vamos entender a organização de um projeto com materiais que contenha mapas. Em primeiro lugar temos o seu arquivo, que vou chamar de PROJETO.SKP. Dentro do seu arquivo existem materiais que para conseguir o grau de realismo desejado você teve que recorrer a mapas, que nada mais são do que imagens.

recuperar-mapas-texturas

Estes mapas nada mais são do que imagens, que consequentemente são arquivos externos ao seu arquivo PROJETO.SKP. Sendo assim o Sketchup necessita saber exatamente onde estes arquivos estão localizados. Tanto é que se você for até o canal do mapa que você escolheu além das opções de configurações do mapa o primeiro campo disponível é o File.

recuperar-mapas-texturas

O campo file exibe o caminho na qual o mapa está localizado. Porém este “caminho” corresponde a localização do mapa no seu computador, logo, quando você salva apenas o arquivo PROJETO.SKP em um, por exemplo, pendrive, quando você abrir o seu projeto em outro computador o caminho que ficou registrado para o mapa foi o do computador anterior.

Sendo assim se ele usar o mesmo caminho ele não conseguirá localizar o mapa, possivelmente gerando problemas no material criado.

Mas como eu vou saber que o caminho do mapa foi perdido?

Simples, é só visualizar no campo File se um ícone de alerta esta sendo exibido no final do texto que indica o caminho do mapa.

recuperar-mapas-texturas

Se o simbolo está sendo exibido isso já indica problemas. Um outro aspecto a se levar em consideração é principalmente quanto ao mapa Diffuse, pois o mesmo aparece tanto no Sketchup como no Vray, sendo assim temos dois “programas” utilizando o mesmo arquivo de mapa, então os dois devem encontrá-lo no mesmo lugar.

A grosso modo temos três possibilidades sendo:

  • O mapa está em um caminho acessível para o vray.
  • O mapa está acessível, porém incorporado a um arquivo de cache temporário.
  • O mapa está inacessível.

Se o mapa está em um caminho acessível isso não é um problema. Agora se o mapa está em um arquivo de cache temporário podemos ter futuros problemas e se está inacessível já temos um problema!

Observe que se você clicar sobre o caminho que exibe o alerta, será exibida a mensagem “O diretório não existe”.

recuperar-mapas-texturas

Mas a imagem está aparecendo!

Então, é porque ela está no Cache temporário, que é uma pasta que fica no caminho:

C:\Users\”Seu nome”\AppData\Roaming\Chaos Group\V-Ray 3.4 for SketchUp\cache\textures\

Porém já tive casos de vir até esta pasta e a mesma não existir ou estar vazia. Logo podemos recorrer a outra forma para recuperar esta imagem. Vá até o Sketchup e localize a imagem na Bandeja padrão dentro do campo Materiais.

recuperar-mapas-texturas

Após localizar a textura, mude para a aba Editar.

recuperar-mapas-texturas

Agora localize o campo Textura e observe que ao lado do nome do arquivo da imagem temos dois botões. O Segundo botão é o Editar imagem de Textura no editor externo.

recuperar-mapas-texturas

Clicando sobre ele a imagem será exibida em um visualizador de imagens do seu computador, permitindo que você consiga salvar esta imagem externamente.

recuperar-mapas-texturas

Agora é só salvar a imagem em um local adequado, e depois você deve ir até o Vray, entrar novamente no mapa. Localize o campo File e clique no botão Open file.

recuperar-mapas-texturas

Ao clicar no botão Open file será exibido o navegador, então basta localizar o arquivo de imagem que você acabou de salvar e clicar em Abrir.

recuperar-mapas-texturas

Observe que ao finalizar o símbolo de alerta sumiu, o que indica que o problema foi resolvido.

recuperar-mapas-texturas

Legal, mas como faço para evitar este problema?

Em resumo, organização. Você deve organizar corretamente a pasta do seu projeto. Não existe uma forma “mais correta” mas vou dar um exemplo de como eu organizo minha pasta para o projeto de um cliente. Claro que pode variar de cliente para cliente.

recuperar-mapas-texturas

Obviamente tenho o arquivo do projeto. Além disso tenho outras pastas sendo:

  • Renders – Renderizações para entregar ao cliente.
  • Planta – Arquivos DWG ou outro formato que importo para o Sketchup.
  • Pesquisa – sempre faço uma pesquisa para entender as necessidades do cliente e buscar ideias.
  • Modelos – modelos que estão sendo utilizados no projeto.
  • Materiais – Aqui guardo todas as imagens que utilizo no projeto, então se der algum “erro de caminho” elas estão “no jeito” para usar.
  • Iluminação – eu gosto de trabalhar com luzes IES, o que me pede arquivos externos.
  • Arquivos recebidos – todo material que o cliente me enviar.

Claro que de acordo com a necessidade eu vou criando mais ou menos pastas, mas isso me evita uma série de problemas, como perder o caminho de um material ou efetivamente a imagem sumir no Sketchup/Vray.

E você? Como organiza o seu projeto?

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

O Luis André é o fundador do site QualifiCAD.
Mestre em Arquitetura, designer de produto, professor de pós graduação e cursos técnicos, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica.

* Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
* Arquiteto Urbanista
* Desenhista Industrial (Projeto do Produto)
* Professor de Computação Gráfica, Design de interiores e pós graduação BIM.

Fique a vontade para me adicionar as suas redes sociais! Obrigado por sua visita!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *