SKETCHUP & VRAY

Recuperar mapas de texturas

Recuperar mapas de texturas pode ser a salvação para aquele material que está todo configurado e de uma hora para outra perdeu o caminho da imagem que foi utilizada como mapa. Aprenda agora!

Se tem uma coisa que deixa qualquer um puto inconformado é uma textura que estava funcionando perfeitamente até outro dia do nada aparecer sem o seu respectivo mapa. Mas fique tranquilo, temos algumas alternativas para resolver este problema e para facilitar a solução caso ele volte a acontecer.

RECUPERAR MAPAS DE TEXTURAS

Recomendo que antes de continuar leia a publicação que fiz explicando o que são mapas, caso você ainda não tenha nenhum conhecimento sobre este assunto. Basta clicar no link abaixo:

MATERIAL, MAPA E TEXTURA – QUAL A DIFERENÇA?

Dando continuidade, vamos entender a organização de um projeto com materiais que contenha mapas. Em primeiro lugar temos o seu arquivo, que vou chamar de PROJETO.SKP. Dentro do seu arquivo existem materiais que para conseguir o grau de realismo desejado você teve que recorrer a mapas, que nada mais são do que imagens.

recuperar-mapas-texturas

Estes mapas nada mais são do que imagens, que consequentemente são arquivos externos ao seu arquivo PROJETO.SKP. Sendo assim o Sketchup necessita saber exatamente onde estes arquivos estão localizados. Tanto é que se você for até o canal do mapa que você escolheu além das opções de configurações do mapa o primeiro campo disponível é o File.

recuperar-mapas-texturas

O campo file exibe o caminho na qual o mapa está localizado. Porém este “caminho” corresponde a localização do mapa no seu computador, logo, quando você salva apenas o arquivo PROJETO.SKP em um, por exemplo, pendrive, quando você abrir o seu projeto em outro computador o caminho que ficou registrado para o mapa foi o do computador anterior.

Sendo assim se ele usar o mesmo caminho ele não conseguirá localizar o mapa, possivelmente gerando problemas no material criado.

Mas como eu vou saber que o caminho do mapa foi perdido?

Simples, é só visualizar no campo File se um ícone de alerta esta sendo exibido no final do texto que indica o caminho do mapa.

recuperar-mapas-texturas

Se o simbolo está sendo exibido isso já indica problemas. Um outro aspecto a se levar em consideração é principalmente quanto ao mapa Diffuse, pois o mesmo aparece tanto no Sketchup como no Vray, sendo assim temos dois “programas” utilizando o mesmo arquivo de mapa, então os dois devem encontrá-lo no mesmo lugar.

A grosso modo temos três possibilidades sendo:

  • O mapa está em um caminho acessível para o vray.
  • O mapa está acessível, porém incorporado a um arquivo de cache temporário.
  • O mapa está inacessível.

Se o mapa está em um caminho acessível isso não é um problema. Agora se o mapa está em um arquivo de cache temporário podemos ter futuros problemas e se está inacessível já temos um problema!

Observe que se você clicar sobre o caminho que exibe o alerta, será exibida a mensagem “O diretório não existe”.

recuperar-mapas-texturas

Mas a imagem está aparecendo!

Então, é porque ela está no Cache temporário, que é uma pasta que fica no caminho:

C:\Users\”Seu nome”\AppData\Roaming\Chaos Group\V-Ray 3.4 for SketchUp\cache\textures\

Porém já tive casos de vir até esta pasta e a mesma não existir ou estar vazia. Logo podemos recorrer a outra forma para recuperar esta imagem. Vá até o Sketchup e localize a imagem na Bandeja padrão dentro do campo Materiais.

recuperar-mapas-texturas

Após localizar a textura, mude para a aba Editar.

recuperar-mapas-texturas

Agora localize o campo Textura e observe que ao lado do nome do arquivo da imagem temos dois botões. O Segundo botão é o Editar imagem de Textura no editor externo.

recuperar-mapas-texturas

Clicando sobre ele a imagem será exibida em um visualizador de imagens do seu computador, permitindo que você consiga salvar esta imagem externamente.

recuperar-mapas-texturas

Agora é só salvar a imagem em um local adequado, e depois você deve ir até o Vray, entrar novamente no mapa. Localize o campo File e clique no botão Open file.

recuperar-mapas-texturas

Ao clicar no botão Open file será exibido o navegador, então basta localizar o arquivo de imagem que você acabou de salvar e clicar em Abrir.

recuperar-mapas-texturas

Observe que ao finalizar o símbolo de alerta sumiu, o que indica que o problema foi resolvido.

recuperar-mapas-texturas

Legal, mas como faço para evitar este problema?

Em resumo, organização. Você deve organizar corretamente a pasta do seu projeto. Não existe uma forma “mais correta” mas vou dar um exemplo de como eu organizo minha pasta para o projeto de um cliente. Claro que pode variar de cliente para cliente.

recuperar-mapas-texturas

Obviamente tenho o arquivo do projeto. Além disso tenho outras pastas sendo:

  • Renders – Renderizações para entregar ao cliente.
  • Planta – Arquivos DWG ou outro formato que importo para o Sketchup.
  • Pesquisa – sempre faço uma pesquisa para entender as necessidades do cliente e buscar ideias.
  • Modelos – modelos que estão sendo utilizados no projeto.
  • Materiais – Aqui guardo todas as imagens que utilizo no projeto, então se der algum “erro de caminho” elas estão “no jeito” para usar.
  • Iluminação – eu gosto de trabalhar com luzes IES, o que me pede arquivos externos.
  • Arquivos recebidos – todo material que o cliente me enviar.

Claro que de acordo com a necessidade eu vou criando mais ou menos pastas, mas isso me evita uma série de problemas, como perder o caminho de um material ou efetivamente a imagem sumir no Sketchup/Vray.

E você? Como organiza o seu projeto?

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *