Remover linhas sobrepostas ou duplicadas pode ser a solução para quando seu projeto esta uma completa zona! Mas é preciso alguns cuidados para não perder objetos importantes. Aprenda agora!
Profissionais experientes sabem que existe uma regra não escrita muito importante no AutoCAD. Nunca, mas NUNCA deixe seu desenho com linhas sobrepostas.
Nossa, mas porque isso?
Além da questão da organização, provavelmente você terá problemas de impressão. No AutoCAD para configurarmos o peso gráfico do projeto podemos utilizar um processo baseado em cores, onde cada cor representa uma determinada espessura.
Agora imagine um detalhe que precisa ficar com uma linha fina e você por acidente deixou uma linha por baixo na qual foi configurada para ser impressa em uma espessura grossa. Pronto! Dor de cabeça instantânea!
Se a linha fosse da mesma cor não teríamos este problema, mas ainda assim seria uma linha desnecessária. Multiplique e distribua essas linhas “escondidas” pelo seu projeto todo e você descobrirá porque um projeto pequeno e simples está tão pesado!
Para isso o AutoCAD disponibiliza a ferramenta Overkill que apaga linhas sobrepostas ou duplicadas. Mas é preciso tomar cuidado com o uso dessa ferramenta para não apagar objetos que são importantes para você.
COMANDO OVERKILL
Para acessar o comando vá até a aba Home, painel Modify e no submenu você terá acesso ao comando Overkill (ou digite overkill e pressione enter).
Após ativar o comando basta selecionar o projeto todo ou a área desejada e pressionar enter.
Ao pressionar enter você será direcionado a janela Delete Duplicate Objects (Deletar objetos duplicados). Aqui é possível estabelecer alguns critérios antes da “limpeza”.
No primeiro campo de Object Comparison Settings, temos o campo Tolerance, onde estabelece o critério da tolerância de sobreposição. Em alguns casos pode acontecer da linha não estar exatamente sobreposta, mas muito próxima.
Desta forma, para saber quando ignorar ou considerar esta linha no processo de limpeza é possível determinar uma tolerância que nada mais é do que uma margem de precisão. Observe que o valor é bem pequeno, desta forma os objetos devem estar sobrepostos de forma praticamente exata!
Na sequência temos o campo Ingnore Object Properties (Ignorar propriedades dos objetos) onde você pode escolher quais os tipos de objetos quer que sejam ignorados, sendo assim eles não serão excluídos.
Na última parte temos o campo Options (Opções) onde temos algumas alternativas de configuração, vamos entende-las.
Optimize segments within polylines (Otimizar segmentos dentro das polylines): uma polilinha basicamente é composta por segmentos de linhas unidos por grips (quadradinhos azuis) e caso o comando Overkill encontre grips desnecessários eles serão apagados.
Ainda temos dois sub-campos disponíveis, sendo:
- Ignore Polyline Segment Width (Ignorar largura do segmento da polilinha): ignora a espessura e otimiza seus segmentos.
- Do Not Break Polylines (Não quebrar polilines): Polylines permanecem inalteradas.
Na sequência temos alguns campos que por padrão já vem habilitados:
- Combine Collinear Objects That Partially Overlap (Combinada objetos colineares que se sobrepõem parcialmente): objetos sobrepostos são combinados em um único objeto.
- Combine Collinear Objects When Aligned End to End (Combinada objetos colineares com grips alinhados): Objetos que tem endpoints sobrepostos são combinados em um único objeto.
- Maintain Associative Objects (Manter objetos associativos): Objetos associativos não são apagados.
Certo, o que eu configuro aqui então?
Eu particularmente não faço nenhuma alteração. Se você clicar em Ok o comando roda e faz a limpeza do arquivo, exibindo na linha de comando quantos objetos foram apagados. Não se assuste se passar de mil, alias isso é bem comum.
Porém, isso vai variar muito da sua necessidade, eu particularmente não costumo fazer alterações, mas para isso eu tomo alguns cuidados que podem ser adotados independente da sua necessidade.
CUIDADOS COM O COMANDO OVERKILL
Acredito que o primeiro seja não use o overkill no projeto inteiro de uma vez só, faça por etapas.
O comando é bem prático, porém você não tem um controle preciso do que vai ou não vai ser apagado. Imagine uma situação com três linhas uma em cima da outra (vermelho, verde e amarelo).
Quais serão apagadas e qual que irá ficar no projeto? Acho que isso resume bem o problema. Mas se você se concentrar em pequenas áreas, fica mais fácil identificar se o comando apagou objetos importantes e desfazer o comando antes que seja tarde.
Outro cuidado. Salve seu arquivo antes de usar o overkill. As vezes seu projeto está tão carregado de linhas sobrepostas que o comando não da conta da “Faxina” e da erro. Queremos limpar o arquivo e não entrar em modo de autodestruição. rs!
E uma última dica é salvar uma cópia do arquivo como segurança. Caso perceba posteriormente que perdeu algo importante é só resgatar no arquivo antigo.
Espero que estas dicas ajudem a você fazer aquela “faxina” no seu arquivo e deixá-lo mais leve. Para completar a faxina veja outra publicação que pode lhe ajudar:
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo, tem enquete rolando! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
ola, eu tenho o cad 2018 eu seleciono a planta para tirar linhas duplas e não funciona, o que pode ser?
Olá Airton,
As vezes o comando não consegue remover todas as linhas, mas em geral remove bastante coisa. No seu caso não está removendo nenhuma? Você recebe alguma mensagem de erro?
Grato!
Eu uso o ZWCad em português, qual seria o atalho em português?
Olá Adriel,
Agora você me pegou. Nunca usei o ZWCAD apesar dele ser identico ao AutoCAD. Tente o seguinte, antes do comando, coloque “underline” e o nome do comando em inglês mesmo. Por exemplo, para linha coloque _line. No AutoCAD em português funciona.
Um abraço!
Adriel, eu costumava usar o ZWCad 2010, e ele possui um comando similar chamado DELDUPL (Delete Duplicates). Não funciona tão bem quanto o Overkill, mas ele consegue eliminar segmentos de linhas colineares, transformando-as numa linha só.
Luis André,
Muito útil seu post, mas eu ainda não entendo o pq dessas linhas sobrepostas. O que leva a aparecer tanta linha “nada a ver” em um desenho???
Olá Douglas,
Isso é realmente um problema. No meu caso eu percebi que boa parte dos casos era pura desatenção mesmo, então tive que tomar mais cuidado com o meu processo de desenho. Em um caso ou outro aparece uma linha sobreposta que não me recordo de ter criado, então eu uso a ferramenta overkill para me certificar que não tem mais nenhuma.
Um abraço!
Boa tarde Luís.
Eu tenho um projeto que veio de um cliente e ele está completamente sobreposto 3 vezes, porém ao usar o overkill ele encontra 705 duplicatas mas não deleta nenhum e também não aparece nenhum erro.
Olá Alysson,
Isso realmente é um problema. Tente ir desligando os layers e usando o overkill em menos objetos.
Um abraço!