SKETCHUP & VRAY

Renderizar ambientes pequenos – Sketchup

Renderizar ambientes pequenos costuma ser um problema sério, principalmente quando temos espelhos! Aprenda como resolver esse problema agora!

Hoje em dia, com os “luxuosos” apartamentos de menos de 50 m², está cada vez mais comum lidarmos com projetos de pequenos ambientes. A vantagem é que precisamos ser muito criativos e acabamos desenvolvendo projetos bem interessantes. Agora a desvantagem é quando precisamos renderizar.

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Uma opção seria remover uma das paredes para fazer a renderização, porém, se o ambiente tiver um espelho, como um banheiro, esse “truque” não vai funcionar, já que pelo espelho será possível perceber que a parede não está ali.

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Apesar de parecer um problema gigante, a solução é bem simples. Vamos entender o processo.

RENDERIZAR AMBIENTES PEQUENOS

A primeira coisa que devemos fazer é “organizar” a parede que está atrapalhando. Apesar de existirem algumas soluções eu costumo fazer um processo de “desmontagem”, onde apenas uma das faces permanece e o restante da parede fica agrupado e salvo em uma camada, permitindo que o mesmos seja desligado.

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A face da parede é um grupo e o restante da parede outro grupo. O cuidado é que o “restante da parede”, deve ficar em uma camada específica, no caso vou criar uma nova camada chamada “Parede invisível“.

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Para colocar a parede na camada “Parede invisível”, basta selecionar a parede e no painel Camadas, clicar na camada com o nome Parede invisível.

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Agora quando quisermos renderizar a sala, podemos ocultar a parede invisível. Para isso basta ir até a Bandeja padrão, no painel Camadas e desmarcar o campo Visível.

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Com isso podemos agora trabalhar na Face da parede, que ficará na parte interna em relação ao ambiente. O que precisamos fazer aqui é criar uma material especial para ela.

Na verdade precisamos de dois materiais, o primeiro que terá o revestimento interno ao ambiente (que provavelmente você já tem ele pronto), e o material que vamos chamar de “Face Invisível”. No V-ray, na aba materials, clique em Add material e crie um material Generic.

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Não esqueça de renomear o material, no exemplo vou chamar de “Face invisível”.

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A única configuração que vamos fazer neste material é no campo Opacity, onde colocaremos o valor de 0 (zero).

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Pronto, agora vamos criar um novo material, porém, desta vez vamos utilizar o Two-sided.

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Renomeie para “Parede transparente”.

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Agora observe as propriedades do material são bem simples. Na verdade este material apenas faz a combinação de dois materiais, onde um é aplicado na face externa (o revestimento da parede do banheiro), e o outro na face externa (Parede transparente). Basta clicar nos campos Front e Back e selecionar os materiais desejados.

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Ao finalizar, não esqueça de aplicar o material, tomando o cuidado de deixar a face externa virada para dentro do ambiente, para não termos problemas do resultado ficar invertido.

Não sabe diferenciar face interna de externa? Veja essa publicação onde explico com detalhes.

APRENDA A DIFERENÇA DE FACE INTERNA E FACE EXTERNA – SKETCHUP

Após aplicar o material, posicione as paredes no local correto.

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A próxima etapa é desativar a camada correspondente a parede invisível, para que apareça apenas a “parede transparente”.

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Em seguida é só renderizar!

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No exemplo a câmera foi posicionada fora do ambiente e mesmo que exista uma parede na renderização é possível ver o ambiente interno, sem interferência da iluminação externa e no reflexo do espelho vemos a parede naturalmente. Inseri uma câmera do Sketchup para que você tenha uma ideia do posicionamento.

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Pronto! Chega de passar sufoco em ambientes pequenos! Agora você não tem mais que se preocupar com a limitação do tamanho do ambiente em que você vai fazer sua cena.

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Autor

Luis André

Luis André

O Luis André é o fundador do site QualifiCAD.
Mestre em Arquitetura, designer de produto, professor de pós graduação e cursos técnicos, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica.

* Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
* Arquiteto Urbanista
* Desenhista Industrial (Projeto do Produto)
* Professor de Computação Gráfica, Design de interiores e pós graduação BIM.

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13 Comentários

  1. Avatar
    Carlos Angelo
    20 de setembro de 2017 at 11:26 — Responder

    E se nessa parede tiver uma janela?

    • Avatar
      22 de setembro de 2017 at 08:20 — Responder

      Olá Carlos,

      Aí vai depender do tamanho da janela e do enquadramento. Pq se ela estiver bem no meio vc vai precisar editar toda a janela, o que pode dar bastante trabalho.

      Um abraço!

  2. Avatar
    20 de setembro de 2017 at 13:53 — Responder

    e no Revit?

    • Avatar
      22 de setembro de 2017 at 08:24 — Responder

      Olá Carla,

      O Revit é um problema sério, pq a câmera é muito limitada e a aplicação de materiais da bastante trabalho. Mas vou pesquisar e se encontrar alguma solução compartilho aqui.

      Um abraço!

  3. Avatar
    Esdras
    20 de setembro de 2017 at 17:44 — Responder

    Como se faz se a porta estiver nesta parede invisível, e nela tem um porta toalhas esse tipo de coisas??

    • Avatar
      22 de setembro de 2017 at 08:22 — Responder

      Olá Esdras,

      Particularmente eu removeria o porta toalhas para renderizar deste ângulo. Sobre a porta, daria trabalho, mas da para fazer o mesmo processo da parede.

      Um abraço!

  4. Avatar
    Bruno
    21 de setembro de 2017 at 18:51 — Responder

    Foi de grande ajuda, me salvou.
    Só faltou um detalhe que vocês esqueceram de mencionar pra dar certo, numa das últimas imagens tem que colocar a “TRANSLUCENCY” em 0.

    Mesmo assim, obrigado

  5. Avatar
    Suzana
    10 de fevereiro de 2018 at 01:12 — Responder

    Nossa! Muito obrigada! Rodei a net toda procurando como que se fazia isso no Vray 3.4 e não achei nada. Ajudou demais!

  6. […] RENDERIZAR AMBIENTES PEQUENOS […]

  7. Avatar
    Priscila
    8 de fevereiro de 2019 at 18:46 — Responder

    Olá! Eu sempre uso blocos de revestimentos e costumo colocar a espessura do rejunte, desta forma fica mais real.
    No caso de sua imagem de referência, não tinha nem a separação do revestimento nem o rejunte. Neste caso, como eu faria para que aparecesse as placas do revestimento?
    Fico no aguardo!
    Muito obrigada!

    • Avatar
      18 de fevereiro de 2019 at 10:40 — Responder

      Ola Priscila,

      Poderia me dar mais detalhes da sua dúvida? Acho que ela não tem muito a ver com o processo de renderização de ambientes pequenos.

      Um abraço!

  8. Avatar
    Tuanny
    30 de maio de 2019 at 21:36 — Responder

    Não deu certo. Fica aparecendo somente uns simbolos do Vray, mas a parede não fica transparente =/

    • Avatar
      1 de junho de 2019 at 12:20 — Responder

      Olá Tuanny,

      Você controlou a opacidade? Os simbolos aparecem na tela do Sketchup mas na renderização fica transparente.

      Um abraço!

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