Renderizar ambientes pequenos costuma ser um problema sério, principalmente quando temos espelhos! Aprenda como resolver esse problema agora!
Hoje em dia, com os “luxuosos” apartamentos de menos de 50 m², está cada vez mais comum lidarmos com projetos de pequenos ambientes. A vantagem é que precisamos ser muito criativos e acabamos desenvolvendo projetos bem interessantes. Agora a desvantagem é quando precisamos renderizar.

Uma opção seria remover uma das paredes para fazer a renderização, porém, se o ambiente tiver um espelho, como um banheiro, esse “truque” não vai funcionar, já que pelo espelho será possível perceber que a parede não está ali.

Apesar de parecer um problema gigante, a solução é bem simples. Vamos entender o processo.
RENDERIZAR AMBIENTES PEQUENOS
A primeira coisa que devemos fazer é “organizar” a parede que está atrapalhando. Apesar de existirem algumas soluções eu costumo fazer um processo de “desmontagem”, onde apenas uma das faces permanece e o restante da parede fica agrupado e salvo em uma camada, permitindo que o mesmos seja desligado.

A face da parede é um grupo e o restante da parede outro grupo. O cuidado é que o “restante da parede”, deve ficar em uma camada específica, no caso vou criar uma nova camada chamada “Parede invisível“.

Para colocar a parede na camada “Parede invisível”, basta selecionar a parede e no painel Camadas, clicar na camada com o nome Parede invisível.

Agora quando quisermos renderizar a sala, podemos ocultar a parede invisível. Para isso basta ir até a Bandeja padrão, no painel Camadas e desmarcar o campo Visível.

Com isso podemos agora trabalhar na Face da parede, que ficará na parte interna em relação ao ambiente. O que precisamos fazer aqui é criar uma material especial para ela.
Na verdade precisamos de dois materiais, o primeiro que terá o revestimento interno ao ambiente (que provavelmente você já tem ele pronto), e o material que vamos chamar de “Face Invisível”. No V-ray, na aba materials, clique em Add material e crie um material Generic.

Não esqueça de renomear o material, no exemplo vou chamar de “Face invisível”.

A única configuração que vamos fazer neste material é no campo Opacity, onde colocaremos o valor de 0 (zero).

Pronto, agora vamos criar um novo material, porém, desta vez vamos utilizar o Two-sided.

Renomeie para “Parede transparente”.

Agora observe as propriedades do material são bem simples. Na verdade este material apenas faz a combinação de dois materiais, onde um é aplicado na face externa (o revestimento da parede do banheiro), e o outro na face externa (Parede transparente). Basta clicar nos campos Front e Back e selecionar os materiais desejados.

Ao finalizar, não esqueça de aplicar o material, tomando o cuidado de deixar a face externa virada para dentro do ambiente, para não termos problemas do resultado ficar invertido.
Não sabe diferenciar face interna de externa? Veja essa publicação onde explico com detalhes.
APRENDA A DIFERENÇA DE FACE INTERNA E FACE EXTERNA – SKETCHUP
Após aplicar o material, posicione as paredes no local correto.

A próxima etapa é desativar a camada correspondente a parede invisível, para que apareça apenas a “parede transparente”.

Em seguida é só renderizar!

No exemplo a câmera foi posicionada fora do ambiente e mesmo que exista uma parede na renderização é possível ver o ambiente interno, sem interferência da iluminação externa e no reflexo do espelho vemos a parede naturalmente. Inseri uma câmera do Sketchup para que você tenha uma ideia do posicionamento.

Pronto! Chega de passar sufoco em ambientes pequenos! Agora você não tem mais que se preocupar com a limitação do tamanho do ambiente em que você vai fazer sua cena.
Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!
Dúvidas? Comentem!
E se nessa parede tiver uma janela?
Olá Carlos,
Aí vai depender do tamanho da janela e do enquadramento. Pq se ela estiver bem no meio vc vai precisar editar toda a janela, o que pode dar bastante trabalho.
Um abraço!
e no Revit?
Olá Carla,
O Revit é um problema sério, pq a câmera é muito limitada e a aplicação de materiais da bastante trabalho. Mas vou pesquisar e se encontrar alguma solução compartilho aqui.
Um abraço!
Como se faz se a porta estiver nesta parede invisível, e nela tem um porta toalhas esse tipo de coisas??
Olá Esdras,
Particularmente eu removeria o porta toalhas para renderizar deste ângulo. Sobre a porta, daria trabalho, mas da para fazer o mesmo processo da parede.
Um abraço!
Foi de grande ajuda, me salvou.
Só faltou um detalhe que vocês esqueceram de mencionar pra dar certo, numa das últimas imagens tem que colocar a “TRANSLUCENCY” em 0.
Mesmo assim, obrigado
Nossa! Muito obrigada! Rodei a net toda procurando como que se fazia isso no Vray 3.4 e não achei nada. Ajudou demais!
Olá! Eu sempre uso blocos de revestimentos e costumo colocar a espessura do rejunte, desta forma fica mais real.
No caso de sua imagem de referência, não tinha nem a separação do revestimento nem o rejunte. Neste caso, como eu faria para que aparecesse as placas do revestimento?
Fico no aguardo!
Muito obrigada!
Ola Priscila,
Poderia me dar mais detalhes da sua dúvida? Acho que ela não tem muito a ver com o processo de renderização de ambientes pequenos.
Um abraço!
Não deu certo. Fica aparecendo somente uns simbolos do Vray, mas a parede não fica transparente =/
Olá Tuanny,
Você controlou a opacidade? Os simbolos aparecem na tela do Sketchup mas na renderização fica transparente.
Um abraço!
Ola trabalho com vray 2.0 onde encontro esses comandos nao achei
Olá Sabrina,
Acredito que este recurso infelizmente não esteja disponível para esta versão.
Um abraço!
A partir de :
“Agora observe as propriedades do material são bem simples.(…)”
Não entendi mais como faz.
O q seria o “Parede do banheiro”? É a “Face parede” que salvei numa layer separada lá no início?
Não funcionou.
Tem erro de palavra nessa frase, duas vezes “externa”, seria um interno e o outro externo?Ou é assim mesmo:
“onde um é aplicado na face “”externa”” (o revestimento da parede do banheiro), e o outro na face “”externa”” (Parede transparente)
Olá Alice,
Qual a sua versão do vray? Pergunto isso pois o vray teve uma atualização onde podemos usar a ferramenta corte para fazer uma renderização em corte, que acaba sendo mais simples do que este processo que apresentei (na época, era a única alternativa).
Um abraço!