Renderizar ambientes pequenos – Sketchup

Renderizar ambientes pequenos costuma ser um problema sério, principalmente quando temos espelhos! Aprenda como resolver esse problema agora!

Hoje em dia, com os “luxuosos” apartamentos de menos de 50 m², está cada vez mais comum lidarmos com projetos de pequenos ambientes. A vantagem é que precisamos ser muito criativos e acabamos desenvolvendo projetos bem interessantes. Agora a desvantagem é quando precisamos renderizar.

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Uma opção seria remover uma das paredes para fazer a renderização, porém, se o ambiente tiver um espelho, como um banheiro, esse “truque” não vai funcionar, já que pelo espelho será possível perceber que a parede não está ali.

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Apesar de parecer um problema gigante, a solução é bem simples. Vamos entender o processo.

RENDERIZAR AMBIENTES PEQUENOS

A primeira coisa que devemos fazer é “organizar” a parede que está atrapalhando. Apesar de existirem algumas soluções eu costumo fazer um processo de “desmontagem”, onde apenas uma das faces permanece e o restante da parede fica agrupado e salvo em uma camada, permitindo que o mesmos seja desligado.

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A face da parede é um grupo e o restante da parede outro grupo. O cuidado é que o “restante da parede”, deve ficar em uma camada específica, no caso vou criar uma nova camada chamada “Parede invisível“.

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Para colocar a parede na camada “Parede invisível”, basta selecionar a parede e no painel Camadas, clicar na camada com o nome Parede invisível.

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Agora quando quisermos renderizar a sala, podemos ocultar a parede invisível. Para isso basta ir até a Bandeja padrão, no painel Camadas e desmarcar o campo Visível.

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Com isso podemos agora trabalhar na Face da parede, que ficará na parte interna em relação ao ambiente. O que precisamos fazer aqui é criar uma material especial para ela.

Na verdade precisamos de dois materiais, o primeiro que terá o revestimento interno ao ambiente (que provavelmente você já tem ele pronto), e o material que vamos chamar de “Face Invisível”. No V-ray, na aba materials, clique em Add material e crie um material Generic.

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Não esqueça de renomear o material, no exemplo vou chamar de “Face invisível”.

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A única configuração que vamos fazer neste material é no campo Opacity, onde colocaremos o valor de 0 (zero).

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Pronto, agora vamos criar um novo material, porém, desta vez vamos utilizar o Two-sided.

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Renomeie para “Parede transparente”.

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Agora observe as propriedades do material são bem simples. Na verdade este material apenas faz a combinação de dois materiais, onde um é aplicado na face externa (o revestimento da parede do banheiro), e o outro na face externa (Parede transparente). Basta clicar nos campos Front e Back e selecionar os materiais desejados.

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Ao finalizar, não esqueça de aplicar o material, tomando o cuidado de deixar a face externa virada para dentro do ambiente, para não termos problemas do resultado ficar invertido.

Não sabe diferenciar face interna de externa? Veja essa publicação onde explico com detalhes.

APRENDA A DIFERENÇA DE FACE INTERNA E FACE EXTERNA – SKETCHUP

Após aplicar o material, posicione as paredes no local correto.

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A próxima etapa é desativar a camada correspondente a parede invisível, para que apareça apenas a “parede transparente”.

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Em seguida é só renderizar!

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No exemplo a câmera foi posicionada fora do ambiente e mesmo que exista uma parede na renderização é possível ver o ambiente interno, sem interferência da iluminação externa e no reflexo do espelho vemos a parede naturalmente. Inseri uma câmera do Sketchup para que você tenha uma ideia do posicionamento.

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Pronto! Chega de passar sufoco em ambientes pequenos! Agora você não tem mais que se preocupar com a limitação do tamanho do ambiente em que você vai fazer sua cena.

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15 comentários em “Renderizar ambientes pequenos – Sketchup”

  1. Foi de grande ajuda, me salvou.
    Só faltou um detalhe que vocês esqueceram de mencionar pra dar certo, numa das últimas imagens tem que colocar a “TRANSLUCENCY” em 0.

    Mesmo assim, obrigado

    Responder
  2. Olá! Eu sempre uso blocos de revestimentos e costumo colocar a espessura do rejunte, desta forma fica mais real.
    No caso de sua imagem de referência, não tinha nem a separação do revestimento nem o rejunte. Neste caso, como eu faria para que aparecesse as placas do revestimento?
    Fico no aguardo!
    Muito obrigada!

    Responder

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