Salvar exibição dos layers vai te ajudar a lembrar qual camada você congelou, qual você bloqueou ou fez qualquer outra alteração, dando velocidade ao seu processo de trabalho. Aprenda agora!
Dependendo da etapa em que seu projeto se encontra, você precisa que algumas camadas sejam desligadas, outras já são bloqueadas e por aí vai. O problema é que você precisa ficar lembrando quais as camadas você desligou/bloqueou/ocultou toda vez que acessa o Layer Properties.
Em qualquer projeto é bem comum a quantidade de camadas ultrapasse uma centena. E memorizar essa configuração de quem estava ligado ou desligado é quase impossível. Porém o próprio AutoCAD pode fazer isso para você. Vamos aprender a resolver este problema.
SALVAR EXIBIÇÃO DOS LAYERS
O processo é bem simples. Asim que você organizar quem está ligado, desligado, bloqueado ou bloqueado para impressão, vá até a aba Home, localize o painel Layers e clique na palavra Layers para acessar o sub-menu.
No menu inferior, observe que agora temos o campo Unsaved Layer State, que é justamente o que estamos procurando. Clique para acessar e clique no botão New Layer State.
Na janela New layer state to save (Novo estado de camadas para salvar) escolha um nome e se achar necessário, deixe uma descrição para facilitar a identificação. Depois pode clicar em ok.
Observe que o campo Unsaved layer state agora está com o nome que você escolheu para o estado de camadas salvo.
Para testar o recurso, você deve reativar todas as camadas do seu projeto. Para agilizar o processo, utilize os botões Turn All layers on, Thaw all Layers e Unlock, ou faça isso diretamente no painel Layer Properties.
Observe que imediatamente o campo volta a exibir a mensagem Unsaved Layer state (nenhum estado de camadas ativo). Clique neste campo e perceba que a configuração que você salvou já está disponível.
Basta clicar para que as configurações ali salvas sejam ativadas.
Você pode criar quantos estados de camada quiser e para gerenciá-los basta clicar no Unsaved Layer State e clicar em Manage Layer States.
Na janela Layer States Manager você pode conferir todos os estados de camada criados, fazer edições, e mais alguns ajustes.
Na caixa principal você pode visualizar os estados de camada. Já na coluna a direita temos as opções que interessam. Vamos ver o que cada uma faz:
- New – Cria novos estados de camada.
- Update – Permite atualizar estados de camada existentes, caso você tenha feito alguma modificação que deseja que seja atualizada.
- Rename – alterar o nome de estados de camada existentes.
- Delete – remove estados de camada.
Logo abaixo dois campos interessantes, Import e Export. Os nomes já dizem tudo, você pode importe e exporte estados de camada para usar em outros arquivos.
Aqui cabe uma observação importante. Este recurso não faz interpretação do que importante ou não para você. Ele se baseia única e exclusivamente nos nomes, logo, se você tem um padrão de organização para os nomes das camadas, pode usar um estado de camada em outro arquivo sem problema algum.
Neste caso o arquivo será salvo com a extensão .las.
No canto inferior direito há um botão que permite que você consiga expandir o painel para acessar mais opções de configuração.
Este campo é mais chatinho de entender. Seria mais ou menos o seguinte, nesta coluna estão todas as possibilidades de alteração de um estado de camada (sim, da pra fazer muita coisa). Caso selecione um dos estados de camada que você criou, desmarque algum desses campos e clique em Restore, a alteração que você desmarcou será aplicada ao estado de camada selecionado.
Não entendi nada!
Vou dar um exemplo. Fiz uma configuração onde no estado de camada, as cotas permaneçam congeladas. Desmarquei a opção Frozen/Thawned (Congelado/Descongelado) e cliquei em restaurar. Ao ativar novamente aquele estado de camada, a camada das cotas não estavam mais congeladas, ou seja, elas foram restauradas para o padrão de exibição.
Eu particularmente não costumo recorrer a estas opções, porém de acordo com a complexidade do seu projeto pode ser que você precise fazer alguns ajustes aqui.
Mas no geral a possibilidade de salvar a exibição das camadas para usá-la posteriormente já é um baita de um trunfo, que permite uma boa agilidade no seu projeto.
Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!
Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!
Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD
Dúvidas? Comentem!