SKETCHUP & VRAY

Textura não aparece no Sketchup

A textura não aparece no Sketchup mas aparece normalmente no render? Calma, a solução é mais simples do que você imagina.

Em alguns materiais criados no Vray 3.4 é comum que a aparência da textura não apareça no sketchup, onde o mapa do material é substituído por um ícone do Vray.

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E isso não acontece só na bandeja de materiais, mas também na sua cena.

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O mais estranho é que na renderização o material aparece normalmente, como se nada tivesse acontecido.

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Porém o fato de não aparecer na cena acaba atrapalhando bastante, principalmente porque material vem com cores totalmente aleatórias, sem nenhuma relação com a textura que você escolheu.

Isso acontece porque o Sketchup não consegue localizar a imagem que você usou como mapa, então ele coloca uma imagem genérica no lugar. Só que temos duas situações em que isso acontece: materiais criados com bitmap (mapa de imagem) e materiais criados com mapas procedurais.

Vou mostrar quando é possível resolver e como fazer isso.

CORRIGIR MATERIAIS SEM IMAGEM DO MAPA NA TEXTURA

Para corrigir materiais que não aparecem a imagem do mapa de sua textura,  localize o material criado dentro do Sketchup. Para isso vá até a Bandeja padrão e dentro da bandeja Materiais localize o material desejado.

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Selecione o material e clique na aba Editar. Dentro da aba Editar localize o campo textura e observe que a imagem que você usou como material no Vray não aparece no campo de textura e sim uma imagem chamada V-ray Texture Helper.png.

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No campo onde está localizado a textura V-ray Texture Helper.png e clique no botão Procurar arquivo de imagem de material.

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Será exibida o navegador, então é só localizar a imagem utilizada no V-ray como mapa aqui também.

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Basta escolher a imagem desejada e pronto! Problema resolvido!

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CORRIGIR MATERIAIS SEM IMAGEM DO MAPA (PROCEDURAL)

Mapa Procedural é um mapa criado usando cálculos matemáticos (um algorítimo) ao invés dos dados que uma imagem (jpg, png, bitmap, etc) pode nos fornecer, sendo extremamente leves e possibilitando a geração de padrões aleatórios.

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Estes mapas são muito práticos, mas como não precisam de uma imagem o Sketchup fica sem alternativa, então ele insere um mapa de imagem chamado Vray Texture Helper.png.

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Aqui não temos muitas alternativas. vou dar um exemplo, eu quero criar um mapa procedural de um piso cerâmico com rejunte. Neste caso uso o mapa de Grid.

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Após configurar o mapa eu tenho o seguinte resultado. Na cena meu material fica um uma textura e cor sem relação nenhuma com a imagem renderizada.

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Isso acontece justamente porque o Sketchup não encontra uma imagem aplicada ao mapa, então ele coloca essa imagem provisória. Aqui não tenho uma solução efetiva, o máximo que você pode fazer é deletar a imagem dentro do mapa, isso vai fazer com que o sketchup deixe de utilizar a imagem e passe a usar a cor escolhida no diffuse.

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Ei mas a imagem continua colorida!

Sim, porém pelo menos não temos um mapa com o logo do Vray. Isso não é efetivamente uma solução, principalmente porque a função dessa imagem é justamente auxiliar você na hora de fazer o mapeamento da imagem. No meu caso como fiz um revestimento cerâmico, preciso de algo que me dê uma referência na hora corrigir a paginação do material.

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Sem a textura provisória do V-ray eu não posso aplicar a ferramenta de posicionar textura, o que me impede de corrigir este erro de paginação do piso.

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Por isso que o Vray joga esta textura provisória. Caso a cor seja o principal problema você pode alterá-la na bandeja de materiais do Sketchup. Alterações realizadas na cor diffuse do Vray não afetam esta textura.

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Agora você não precisa se preocupar quando isso acontecer no seu arquivo. E caso aconteça quando não deve (em texturas normais, por exemplo) a solução é bem simples.

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Autor

Luis André

Luis André

O Luis André é o fundador do site QualifiCAD.
Mestre em Arquitetura, designer de produto, professor de pós graduação e cursos técnicos, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica.

* Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
* Arquiteto Urbanista
* Desenhista Industrial (Projeto do Produto)
* Professor de Computação Gráfica, Design de interiores e pós graduação BIM.

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6 Comentários

  1. Avatar
    João Batista de lima
    17 de janeiro de 2018 at 18:42 — Responder

    Eu faço os desenhos com texturas e ficam bem na tela do computador porém quando imprime só aparece as linhas, vc pode me ajudar? Obrigado

    • Avatar
      22 de janeiro de 2018 at 23:57 — Responder

      Olá joão,

      Já verificou se não tem faces sobrepostas no material que apresentou o problema? E quanto a questão de imprimir. Você está imprimindo uma renderização ou uma imagem do próprio sketchup?

      Um abraço!

  2. Avatar
    Rafael
    28 de julho de 2018 at 01:16 — Responder

    Ola, parabéns pelo site!
    Estou com um problema, clico com o botão direito no plano da textura, mas a opção “textura” nunca aparece! Não sei o que estou fazendo de errado. Todo lugar que eu vejo é só clicar com o botão direito, mas pra mim nao aparece a opção “textura”.

    • Avatar
      29 de julho de 2018 at 11:18 — Responder

      Olá Rafael,

      Este é um problema meio chato que futuramente irei fazer uma publicação. Na verdade isso ocorre quando aplicamos o material ao grupo e não “face-por-face”. Tente reaplicar o material somente na face que deseja editar e depois clique com o botão direito. Desta forma a opção Textura aparece.

      Um abraço!

  3. Avatar
    Alice
    14 de maio de 2019 at 12:00 — Responder

    Boa tarde,
    No meu sketch 2017 V-ray 3.4 quando eu clico na textura não aparece a opção textura. Só consigo tornar ela única.
    Como corrigir esse erro?

    • Avatar
      19 de maio de 2019 at 15:42 — Responder

      Olá Alice,

      Quando acontece isso comigo eu desagrupo o objeto, edito a textura e agrupo novamente.

      Um abraço!

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