SKETCHUP & VRAY

Usando proxy no sketchup

Usando proxy no Sketchup você consegue deixar seu arquivo muito mais leve para a renderização,fazendo o seu computador dar aquela suspirada de alívio na hora de trabalhar com arquivos mais pesados! Aprenda agora!

Com certeza seu computador já deu aquela “travadinha” que te dá até um frio na espinha!

usando-proxy-no-sketchup

O processo é super simples, mas você precisa levar algumas coisas em consideração e tomar alguns cuidados para que o resultado seja realmente proveitoso.

USANDO PROXY NO SKETCHUP

Primeiro vamos entender o que é esse tal de Proxy que um monte de gente fala a respeito. Toda geometria que criamos no Sketchup é recheada de faces, logo quanto mais complexa a geometria mais faces são necessárias para que o modelo fique preciso e realista em sua cena.

Itens como tecidos ou vegetação precisam de um número absurdo de faces fazendo com que o arquivo fique com um tamanho imenso e obviamente muito pesado para trabalhar.

Mas meu projeto precisa desses modelos o que eu faço?

Na verdade como não temos como evitar o uso de geometrias complexas podemos recorrer a ferramenta Proxy que “remove” a geometria pesada do seu modelo e “recoloca” a geometria somente na hora da renderização.

Eita, que coisa complicada…

Na verdade é tão simples que chega a dar raiva! Como exemplo vou criar um novo arquivo e importar um modelos de vaso que peguei na 3D Warehouse.

usando-proxy-no-sketchup

Os três vasos são um único modelo de 48,5 MB. Sim, tudo isso. É comum um projeto ficar pesando por causa de pequenos elementos, porém muito detalhados, então é preciso sempre observar o tamanho dos arquivos dos modelos do seu projeto.

usando-proxy-no-sketchup

Ao salvar este arquivo, o tamanho total ficou com 48,6 MB. Ou seja, o peso quase que total do arquivo se da em função do vaso que foi inserido.

usando-proxy-no-sketchup

Com a ferramenta Proxy podemos reduzir significativamente o tamanho desse arquivo, porém você não está “livre” do modelo pesado. O que acontece é que este modelo é removido do seu projeto e você precisa armazená-lo em uma pasta de fácil acesso (de preferência a mesma pasta onde você salvou o projeto).

O que o Vray vai fazer é colocar uma geometria simplificada no lugar do modelo e somente quando você for renderizar é que o modelo “oficial” será exibido, permitindo que seu arquivo fique livre desse peso. No processo de renderização o Vray vai até a pasta onde o Proxy do modelo está e coleta os dados necessários para a renderização.

A primeira coisa que recomendo é que o modelo seja um Componente. Caso ele for um modelo transforme em componente.

Não sabe a diferença entre Grupo e componente? Confira a publicação que fiz explicando a diferença!

GRUPO OU COMPONENTE? TEM DIFERENÇA?

O processo é simples, primeiro selecione o modelo “pesado”, localize o painel V-ray Objects e clique na opção Export Proxy.

usando-proxy-no-sketchup

Imediatamente será exibido o navegador, onde você precisa escolher o local onde irá salvar o Proxy do modelo selecionado. Observe que por padrão o nome do arquivo será Untitled.mesh. Coloque um nome simples para identificar o modelo. No meu caso vou chamar de Vaso-bambu.mesh. Observe que estou salvando na mesma pasta onde salvei o projeto atual.

usando-proxy-no-sketchup

Pode clicar em Salvar. Pode ser que leve alguns segundos para carregar. Assim que finalizar o processo será exibida a mensagem> Do you want replace the selection with de proxy? Você deseja substituir o objeto pelo Proxy?” Pode clicar em Sim.

usando-proxy-no-sketchup

Não se assuste, no lugar do vaso estará um proxy, que nada mais é do que a representação simplificada (até demais) do objeto que você converteu em Proxy.

usando-proxy-no-sketchup

Nossa, mas não da nem pra lembrar o que estava ali!

Realmente, na versão 3.4 temos esse problema. Na versão 3.6 do vray foram realizadas melhorias nesse sentido. Se quiser conferir as novidades da versão 3.6 do vray basta clciar no link abaixo:

V-RAY 3.6 PARA SKETCHUP

Se você for na pasta do seu projeto irá observar que temos o arquivo de extensão .mesh que é o formato do arquivo criado pela ferramenta Proxy. O tamanho do arquivo Vaso-bambu.mesh ficou com apenas 8,46 MB.

usando-proxy-no-sketchup

Legal, então meu projeto já está mais leve?

Essa é a etapa que você deve tomar cuidado. Quando você cria um proxy o modelo que estava inserido na cena será removido e substituído pelo proxy. Até aí ok, porem todo modelo que é inserido em um projeto fica armazenado na memória, ou seja, aquele vaso de 48,5 MB ainda está dentro do seu arquivo.

Mas o que eu faço pra remover ele?

Em outra publicação, explique o processo de limpar o arquivo, se vocÊ não leu está disponível no link abaixo:

LIMPANDO SEU ARQUIVO NO SKETCHUP

Porém evite usar este processo, porque ele remove absolutamente todos os elementos que não estão sendo utilizados no seu projeto, inclusive as texturas do modelo que foi transformado em proxy.

Mas como eu removo o modelo então?

Vá ate a bandeja padrão e localize o campo Componentes. Utilize o botão de rolagem e localize o componente que você converteu em proxy, no meu caso é o Vaso-bambu. Ao localize clique com o botão direito e selecione a opção Excluir.

usando-proxy-no-sketchup

Após limpar o arquivo salve e confira o tamanho final do arquivo.

usando-proxy-no-sketchup

Mas hein? Reduziu tudo isso??

Sim, a redução é absurda. No meu arquivo o tamanho foi reduzido para 567 KB, ou seja, menos de 1 MB. É como se o vaso não existisse dentro do arquivo. E na verdade é isso mesmo que aconteceu, o vaso não está mais lá.

Mas e quando eu for renderizar?

Será exibido normalmente. faça um teste.

usando-proxy-no-sketchup

Agora você poderá renderizar aquele projeto pesado que você colocou na gaveta (ou no Pendrive…).

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

2 Comentários

  1. 23 de julho de 2018 at 14:25 — Responder

    Meu SketchUp não tem vários recursos e um deles é o V-ray. Preciso de mais recursos. Sou bom em projetos 3D e isso está me limitando.

    • 29 de julho de 2018 at 11:27 — Responder

      Olá Isaac,

      O Vray não é uma ferramenta que vem com o sketchup, ele é um plugin e deve ser instalado a parte. Assim como diversos outros plugins muito bons! Fiz uma publicação explicando o processo, dê uma olhada.

      https://qualificad.com.br/instalar-plugins/

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *