SKETCHUP & VRAY

Vegetação super leve no Sketchup!

Vegetação  super leve no Sketchup vai permitir que seu projeto ganhe mais vida sem sobrecarregar o seu arquivo. Aprenda agora!

Um dos elementos mais pesados no Sketchup sem dúvida é a vegetação. Isso acontece devido a quantidade de faces necessárias para se criar um arbusto ou mesmo uma árvore, já que cada folha precisa de um ou mais polígonos.

Mas podemos evitar isso de uma maneira extremamente simples, sem sobrecarregar o seu arquivo. Basta saber trabalhar com mapas de opacidade. Vamos entender como eles funcionam.

MAPA DE OPACIDADE

Quando criamos um material no V-ray, podemos recorrer ao canal de opacidade que tem como função controlar o nível de opacidade do respectivo material. O “truque” aqui é trabalhar com um mapa, onde ao invés do canal aplicar a transparência no objeto inteiro, irá aplicar a opacidade apenas no lugar que determinarmos.

vegetação-e-humanização

Basicamente precisamos de duas imagens. A primeira imagem será o mapa aplicado ao canal Diffuse, onde temos a imagem que nos interessa que apareça. A segunda imagem será um mapa aplicado ao canal Opacity, que irá controlar qual parte do mapa que está no canal diffuse ficará opaca (translarente) e qual deverá permanecer sem opacidade (transparência).

Mas como essa imagem sabe o que é ou não transparente?

Simples. Ela trabalha com preto e branco, onde tudo que é branco não tem transparência e tudo o que for preto será 100% transparente. Sendo assim precisamos de duas imagens como as abaixo:

vegetação-e-humanização

Vamos aprender a fazer esta árvore para entender o processo.

VEGETAÇÃO

O processo é relativamente simples, precisamos apenas de uma superfície plana, um retângulo mesmo, para aplicarmos uma textura. Para isso vamos criar inicialmente um quadrado de 3 x 3 metros. Não esqueça de posicioná-lo em pé.

vegetação-e-humanização

Por enquanto não vamos agrupá-lo. Agora vamos a parte mais importante, o material. No V-ray crie um novo material, vamos chamá-lo de árvore.

vegetação-e-humanização

Agora vamos aos mapas. No canal Diffuse você deve inserir o mapa, para isso clique no ícone Map.

vegetação-e-humanização

Ao clicar no ícone temos acesso a janela de mapas. Aqui você deverá clicar na opção Bitmap.

vegetação-e-humanização

Ao clicar em Bitmap será possível localizar a imagem desejada. Lembre-se que no canal Diffuse você deve usar o mapa com a “foto” da árvore.

vegetação-e-humanização

Para retornar a janela anterior na parte inferior desta janela clique em Back.

vegetação-e-humanização

Observe que no material de preview já conseguimos visualizar nossa árvore.

vegetação-e-humanização

Feche a janela e aplique o material. Observe que será necessário redimensionar a imagem, para que ela fique com a dimensão adequada.

vegetação-e-humanização

O redimensionamento da imagem deve ser feito diretamente no Sketchup. Vá até a Bandeja padrão, localize a aba Materiais. Localize o material e clique na aba Editar.

vegetação-e-humanização

Na aba Editar localize o campo Textura. Observe que temos um campo destinado ao tamanho da imagem. Por padrão, o tamanho da imagem utilizada como textura sempre fica com 0,25 x 0,25 m. No caso da imagem que estou utilizando, o tamanho total é 3,00. Lembrando que o tamanho do retângulo que foi criado tem que ser proporcional ao tamanho da imagem que você vai aplicar.

vegetação-e-humanização

Após corrigir a imagem, confira o resultado. É comum o posicionamento da imagem ficar deslocado, conforme imagem abaixo.

vegetação-e-humanização

A correção é simples, basta clicar na face com o botão direito e selecionar a opção Textura e em seguida clique em Posição.

vegetação-e-humanização

Observe que temos a imagem centralizada e ao redor a repetição desta mesma imagem. Além disso temos alguns alfinetes. Estes alfinetes permitem uma série de configurações que explicarei em uma publicação futura, porém para esta vamos nos concentrar no alfinete vermelho. Ele permite movimentar a imagem em relação a face na qual esta aplicada.

vegetação-e-humanização

Para reposicionar, clique e mantenha o botão do mouse pressionado sobre o alfinete vermelho e movimente para a posição correta. Para finalizar, basta clicar fora da face.

vegetação-e-humanização

Pronto! Agora faça uma renderização de teste.

vegetação-e-humanização

Observe que o fundo branco apareceu na renderização, sendo que queremos apenas que a imagem da árvore apareça. Por isso, precisamos de uma imagem no canal Opacity, para que o fundo branco seja removido. Mas não pode ser uma imagem qualquer. Para criar esta imagem precisamos entender como o canal Opacity funciona.

OPACITY

Observando o significado do próprio nome, entendemos opacidade como: translucido, permite a passagem de luz de maneira difusa. Resumindo, neste canal controlamos como a luz atravessa o objeto. Mas temos um problema, onde o valor original é 1 que podemos considerar que corresponde a 0% de opacidade, sendo assim a luz não consegue atravessar o objeto.

vegetação-e-humanização

Conforme reduzimos este valor a luz vai atravessando o objeto, até chegarmos ao valor de 0,00 onde a luz atravessa totalmente.

vegetação-e-humanização

O problema é que este efeito de opacidade é aplicado ao material inteiro, por isso precisamos de um mapa. O mapa irá se encarregar de controlar o que deverá ficar transparente e o que permanece como está. em Opacity o mapa é lido da seguinte maneira. Tudo que é branco permanece como está. tudo o que é preto fica 100% transparente. Os tons de cinza entre o zero e o 99% correspondem ao grau de opacidade (mais ou menos transparente).

O que precisamos aqui é de uma imagem igual a da árvore, porém a “árvore” deve estar totalmente branca e o fundo da imagem totalmente preto. Isso pode ser obtido facilmente em um editor de imagens como o photoshop.

vegetação-e-humanização

Com a imagem devidamente configurada vá até o canal Opacity e clique no ícone do mapa.

vegetação-e-humanização

Na janela seguinte clique na opção Bitmap e localize a imagem em “preto & branco” da árvore.

vegetação-e-humanização

Ao finalizar clique em Back.

vegetação-e-humanização

Observe que o material de preview já está diferente, onde não temos mais o “fundo branco” da árvore.

vegetação-e-humanização

Pode fechar a janela e renderizar novamente. Agora temos o resultado desejado. Observe que a sombra da árvore está perfeita!

vegetação-e-humanização

Poxa muito legal, mas é um plano achatado! Vou ter que ficar girando ele em relação a cena que eu criar.

Calma, isso também tem solução. O truque é transformar nossa árvore em componente, porém no processo você deve se lembrar de marcar a opção Sempre de frente para a câmera.

vegetação-e-humanização

Pronto! Agora você tem uma árvore super leve e realista para o seu projeto e absurdamente mais leve! Já fiz alguns render com essa mesma árvore e fica difícil saber o que é um plano e o que é uma vegetação modelada.

vegetação-e-humanização

Para quem quiser abaixo deixo o link com as imagens para fazer a árvore.

QualifiCAD – Árvore

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *