Visualizador de materiais no Revit

O visualizador de materiais do Revit oferece uma prévia de como o material que você está configurando será exibido no modo realista e na renderização, mas o que nem todos sabem é que existem alguns ajustes que permitem turbinar a exibição dos materiais! Aprenda agora!

O Revit nos oferece um amplo leque de possibilidades quando o assunto são materiais, onde podemos recorrer a uma ampla biblioteca de materiais prontos ou podemos criar de forma personalizada nossos próprios materiais.

visualizador-de-materiais

Para que não seja necessário testar cada um dos materiais, no Navegador de recursos, temos uma janela de preview, onde podemos conferir a aparência do material antes mesmo de aplicá-lo aos elementos do nosso projeto.

visualizador-de-materiais

Porém, cada material possui características muito específicas e precisa, além da correta configuração, ser exibido da maneira o mais próxima possível como sua aparência final, então é fundamental que você ajustes corretamente a sua exibição.

Para isso podemos fazer alguns ajustes e configurações para um melhor desempenho, vamos conferir.

Visualizador de materiais do Revit

O visualizador de materiais do Revit esta dentro da janela Navegador de materiais, que pode ser acessada pela aba Gerenciar, painel Configurações e clicando no botão Materiais.

visualizador-de-materiais

Na janela Navegador de materiais, na aba Aparência, ao selecionar qualquer material o mesmo é exibido a direita, logo acima do campo Informações.

visualizador-de-materiais

Em um primeiro momento, o ícone é exibido em seu menor tamanho, mas se você posicionar o cursor do mouse logo abaixo da imagem será exibido um ícone com uma seta para cima/para baixo que permite esticar a exibição sendo possível ampliar a imagem.

visualizador-de-materiais

Agora que ampliamos a visualização temos uma melhor percepção e riqueza de detalhes do material selecionado.

visualizador-de-materiais

Além do tamanho temos algumas opções de configuração, localizados no ícone no canto inferior direito. Clicando sobre ele temos algumas opções.

visualizador-de-materiais

Vamos entender o que cada opção permite controlar.

Cena

visualizador-de-materiais

O campo cena permite escolher a forma geométrica onde o material que você selecionou será aplicada, onde temos uma ampla lista de possibilidades.

De acordo com o tipo de material, uma determinada forma geométrica pode exibir com maior clareza alguns aspectos específicos como transparência, reflexo, texturas, entre outras características.

visualizador-de-materiais

Dependendo do tipo de material é interessante testar o mesmo material com duas ou mais formas, você vai perceber até mesmo a percepção da cor do objeto se altera de acordo com o tipo de forma.

Outra dica é que não existe uma “regra”, onde determinada forma geométrica é exclusiva de um tipo de material. Teste em todas as formas se necessário, mas não fique com dúvidas quanto ao resultado que seu material irá proporcionar.

Ambiente

visualizador-de-materiais

A luminosidade é outro fator chave para o correto entendimento de como o material irá se comportar no seu projeto, desta forma o Revit oferece algumas opções de ambientes com diferentes tipos de luminosidade para testar no seu material.

Basicamente temos quatro opções, sendo que a opção padrão é a grade de luz, que simula uma iluminação vindo de cima, similar a um estúdio. Também temos os ambientes Praça, campo de neve e luz quente.

visualizador-de-materiais

Observe o impacto que a luminosidade tem no material. No exemplo acima foi utilizado o mesmo tom de cinza e em cada ambiente tivemos resultados completamente diferentes.

Desta forma é importante analisar que tipo de luminosidade o ambiente onde o material aplicado terá para que seja possível fazer um teste de forma adequada.

Configurações de renderização

visualizador-de-materiais

O Revit possui diferentes configurações relacionadas a renderização, mas podemos resumir em dois padrões de qualidade:

  • Simplificado: materiais e sombras aproximados;
  • Avançado: materiais e sombras precisos.

Se quiser saber mais sobre as configurações de renderização do Revit basta acessar o link abaixo, onde fiz uma publicação completa sobre o tema:

RENDERIZAÇÃO NO REVIT

Então, quando falamos de Qualidade Rascunho o Revit faz uma renderização mais rápida (Simplificado), de forma que podemos ter uma ideia geral do material. Porém isso impacta na qualidade, onde materiais mais complexos podem não ser corretamente representados.

Já a Qualidade de produção temos uma renderização com maior precisão, porém mais demorada. Que é mais recomendada para materiais que tenham detalhes mais complexos.

Por exemplo, ao criar um material que contenha ajustes como anisotropia e rugosidade, no modo Qualidade rascunho não conseguimos visualizar estes ajustes, mas já no modo Qualidade de produção sim.

visualizador-de-materiais

Importante! A qualidade produção não afeta o resultado no seu projeto é apenas uma forma de exibição de como o material será exibido quando for renderizado em uma qualidade alta.

Conclusão

O visualizador de materiais apesar de muito simples oferece alguns ajustes que podem fazer a diferença na etapa de configuração dos materiais do seu projeto, poupando um tempo preciso!

Tem alguma dúvida no processo trabalho com visualizador de materiais ou alguma outra sugestão? Compartilhe sua dúvida, ela pode virar uma publicação exclusiva!

Gostou? Assine nossa Newsletter e seja avisado por e-mail quando saírem novas publicações!

Curtam nossa página! Facebook! E não esqueça de fazer uma avaliação da página!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD

Dúvidas? Comentem!

Deixe um comentário