SKETCHUP & VRAY

VRAY – TESTE A VELOCIDADE DO SEU PC

Vray – Teste a velocidade do seu PC e descubra se ele realmente aguenta o “tranco” pra renderizar aquele projeto! Basta usar a ferramenta de Benchmark da ChaosGroup! Descubra agora!

O Benchmark test (teste de referência) funciona como uma análise de desempenho que utilizamos para medir o desempenho do se computador. O termo “referência” deixa bem claro que esse teste não vai exibir um resultado como “ótimo, bom ou ruim”. O objetivo aqui é medir o tempo médio que sua máquina leva para renderizar uma “cena fictícia” através de um programa desenvolvido pela própria ChaosGroup.

Para os desavisados a ChaosGroup é a empresa que desenvolve o V-ray.

teste-de-velocidade

Legal, mas como faço isso?

É só baixar um arquivo executável no site da própria ChaosGroup. Vamos entender como fazer.

VRAY BENCHMARK

Parra fazer download do arquivo basta acessar o site da ChaosGroup. Abaixo o link direto.

VRAY BENCHMARK

No site você irá se deparar com a pagina de apresentação e no meio do texto é possível visualizar o texto download. Basta clicar para ir até a página de download.

teste-de-velocidade

Na página seguinte você já encontra a aplicação selecionada, então é só baixar clicando em Download for windows.

teste-de-velocidade

Escolha uma pasta de sua preferência e salve o arquivo. Em seguida é só clicar duas vezes sobre o ícone do arquivo.

teste-de-velocidade

Não precisa instalar, ele é executável. Na janela que abrir é só clicar em executar.

teste-de-velocidade

Na próxima janela basta aceitar os termos clicando em I Agree (Eu aceito).

teste-de-velocidade

Agora é só aguardar o programa carregar.

teste-de-velocidade

Após o carregamento já podemos começar a utilizar. Observe que a interface é ultra simplificada, onde praticamente não há nada o que se configurar.

teste-de-velocidade

O próprio software se encarrega de identificar a configuração da sua máquina. Na lateral esquerda temos dois campos onde vão ser ativados de acordo com o tipo de configuração que você possuir. A minha máquina é simples então o campo CPU já está selecionado. Para máquinas mais “parrudas” temos o campo GPU CUDA que teremos uma publicação explicando em detalhes.

teste-de-velocidade

Um pouco abaixo temos duas abas onde na aba System é exibida a configuração do seu computador e na aba Message Log notificações relevantes como o motivo da opção GPU CUDA estar desligada.

teste-de-velocidade

E indo para o que interessa (ou a única coisa que podemos fazer) o botão Start. Na lateral direita temos uma cena que será renderizada e o tempo necessário para a sua renderização será calculado de acordo com a capacidade da sua máquina. Clique em Start para iniciar.

teste-de-velocidade

Observe que conforme a imagem vai sendo renderizada o contador de tempo vai girando e ao finalizar você terá o tempo médio que seu computador precisa para renderizar a cena de exemplo.

Ao final temos o tempo total para a renderização. Na minha modesta máquina foi de 01:03 (um minuto e três segundos). Outra coisa que podemos observar é o balão com uma mensagem dizendo: Conte-nos mais sobre o seu equipamento! e um campo para preencher com maiores informações como acessórios ou outros detalhes do seu computador.

Outra coisa bacana é o “Ranking” de desempenho que pode ser visto no site da ChaosGroup. Para visualizar basta clicar em View Statistics.

teste-de-velocidade

Observe que no site você tem os resultados organizados por CPU e GPU.

teste-de-velocidade

E aí como foi o resultado da sua máquina? Para os que participam de nossa página no Facebook! vou pedir para compartilharem o resultado nos comentários, não esquecendo de colocar uma breve descrição da sua máquina. Isso vai ajudar a esclarecer as dúvidas de muitos sobre qual máquina montar e que resultado é possível obter.

Gostaram? Curtam nossa página! Facebook!

Participem do nosso grupo! Grupo QualifiCAD!

Dúvidas? Comentem!

Autor

Luis André

Luis André

Fundador do QualifiCAD, arquiteto, designer de produto, mestre em arquitetura, apaixonado por tecnologia, softwares de arquitetura e maquetes eletrônica. É leitor de quadrinhos e ilustrador nas horas vagas, mas ocupa quase todo tempo produzindo conteúdo para o site. Mas ama fazer isso!

5 Comentários

  1. Kelsen
    3 de agosto de 2017 at 09:53 — Responder

    Olá Luiz, td bem?
    Não tem como seu tempo ter sido de 01:03, pois a imagem do seu teste aparece parcialmente renderizada e a barra de progressão da CPU não está nem na metade.
    Abs.

    • 6 de agosto de 2017 at 10:57 — Responder

      Olá Kelsen,

      A imagem é apenas uma amostra, sendo que o meu tempo foi de 03:26. Ali a ideia era mostrar a janela durante a renderização.

      Um abraço!

  2. Kelsen
    7 de agosto de 2017 at 15:19 — Responder

    Olá Luiz!!
    Entendi, obrigado pela explicação.
    Abraços.

  3. Carlos
    8 de novembro de 2018 at 14:58 — Responder

    Pra mim deu 7 minutos, mesmo meu pc tendo placa dedicada… Será que ele automaticamente escolhe a placa ou preciso fazer mudanças manuais? Este tempo é um mau sinal?

    • 8 de novembro de 2018 at 22:12 — Responder

      Olá Carlos,

      Quando você fez o teste você tinha algum outro aplicativo rodando? Uma sugestão é que você DESLIGAR O PC para zerar qualquer informação do PC, ligar novamente e aguardar alguns minutos para ter certeza ue todos os processos já foram inicializados.

      Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *